CAPACITAÇÃO MISSIONÁRIA




O PREPARO LINGÜÍSTUCO


Quando pensamos em missões, imaginamos uma pessoa que vai para algum lugar e lá começa a falar do amor de Jesus a algumas pessoas e logo alguém se converte ao Evangelho e é formada uma igreja, se constrói um templo e pronto. Não imaginamos muitas vezes a complexidade do que a obra missionária implica.

Atualmente existem cerca de 12 mil povos e em 3.500 destes há pouca chance de se ouvir o Evangelho. Por que?

Quando olhamos para um país, imaginamos que lá existe apenas um povo, que fala uma mesma língua, que tem o mesmo costume e cultura. Isto é engano. Na maioria dos países existem vários povos com língua, costumes e culturas, ás vezes tão diferentes que não há comunicação entre esses povos morando numa mesma nação.

Quando um missionário se sente chamado para um país, ele precisa saber com que povo vai trabalhar. Por exemplo, um missionário que tem chamada para o Paquistão precisa saber com qual dos povos vai trabalhar, pois veja quantos povos diferentes vivem dentro do Paquistão: os Bhil, no sul, e os Sindhi, os Baluchi, os Brashui, os Punjabi, os Pushtun (etnia maioritária do Afeganistão, país vizinho), os Kashmiris, e os povos Shina, Balti e Chitrali, no norte.

E cada um desses povos fala sua própria língua, tem seus próprios costumes, roupas e comidas típicas. Daí esbarramos num problema maior ainda que faz parte do preparo missionário, pois muitas dessas minorias étnicas não tem sequer a sua própria língua escrita ou se tem ainda não há tradução da Bíblia no seu idioma.

Este é um ministério no qual o candidato ao campo missionário deve pensar em doar grande parte de sua vida para o povo ao qual ele foi chamado.

O trabalho de lingüística é um trabalho minucioso para o qual há a necessidade do candidato se preparar muito, fazendo cursos especializados nesta área.

Para se ter uma idéia, segundo fonte da SEPAL 60 % das línguas faladas no mundo não tem sequer uma porção da Bíblia traduzida. Isto é um desafio muito grande! Somente no Brasil, das 258 tribos indígenas apenas 34 possuem o Novo Testamento na sua língua, outras estão em fase de tradução ou são alvo para iniciar a tradução em pouco tempo.

Se você se sente chamado a dar sua vida para missões, se dedicando especificamente a um povo, traduzindo a Bíblia, histórias Bíblicas, filmes e outros materiais para este povo como deve se preparar?

Algumas associações missionárias dão este tipo de preparo ao candidato, preparando missionários transculturais dando ênfase na tradução da Bíblia para as línguas ágrafas (sem escrita), valendo-se de ciências como a Lingüística, Antropologia e outras.

Um curso de preparo básico, visa capacitar o aluno a aprender uma nova língua para a qual não existe ainda escrita e a identificar-se com uma nova cultura, a fim de comunicar, muitas vezes pela primeira vez nestas línguas e culturas, o Evangelho de Jesus Cristo.

O curso também deve oferecer uma visão da análise fonológica e gramatical de línguas ainda não analisadas, sendo instrumentos na elaboração da escrita e tradução da Bíblia. O candidato deve estudar: Fonética, Aprendizagem de Línguas, Introdução à Lingüística, Educação Bilíngüe, Estudos Missionários, Antropologia, Fonologia, Gramática, Tradução, Missiologia, etc.

A pessoa que tem este chamado deve lembrar que vai sempre depender da ajuda do Espírito Santo para realizar esta grande obra; o estudo é muito importante, mas a dependência de Deus deve ser maior; que deve realizar seu trabalho lembrando-se que talvez não consiga terminá-lo, portanto deve deixá-lo bem esclarecido para que outros possam terminar o que estiver faltando, e que esteja trabalhando juntamente com o povo ao qual estará traduzindo, para que, conhecendo seus costumes, culturas, as formas de expressões possa aproximar mais as verdades bíblicas a realidade que vivem.

É importante ainda procurar saber se não existe outro missionário trabalhando na pesquisa e tradução da língua do mesmo povo, para não se duplicar esforços.

Que Deus lhe abençoe ricamente, realizando na sua vida a obra missionária e saiba que você estará dando para o campo missionário uma vida inteira e que muitas gerações possam ser alcançadas através de seu trabalho.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL