COMO COMUNICAR O EVANGELHO DE MODO EFICAZ




ANTROPOLOGIA DA COMUNICAÇÃO


Não basta cumprir o IDE de Jesus. É necessário viabilizar a compreensão da mensagem do Evangelho. Neste caso a Antropologia instrumentaliza você para comunicar o Evangelho.

Nós podemos e devemos comunicar o Evangelho de forma que ele seja inteligível, compreensível e praticável por aqueles que o ouve.

Há um processo mental de comunicação e compreensão humana e este processo mental se dá apartir do que se pode chamar de CÓDIGO TRANSMISSOR e CÓDIGO RECEPTOR.

Eu estou falando, eu estou transmitindo e vocês estão recebendo. Eu estou usando um Código Transmissor. Eu estou usando a língua portuguesa, estou usando gestos, ilustrações para seguir uma linha de pensamento.

Vocês por outro lado possuem Códigos receptores. Se os seus códigos receptores forem próximos dos meus, nós teremos uma boa comunicação, mas talvez algum pressuposto acadêmico que você tenha seja diferente do meu, talvez você tenha um nível acadêmico diferente, talvez você não entenda bem a língua portuguesa que estamos usando. Ou você não esteja a par de alguns critérios que vamos pontuar.

Ou seja, se os Códigos receptores forem distantes do meu Código transmissor, não teremos uma boa comunicação.

A idéia da Antropologia da comunicação é esta. Quanto mais similares forem os Códigos Transmissores e Receptores, melhor será a comunicação. Quanto mais distantes forem os Códigos Transmissores e Receptores pior será a comunicação.

Alguns missionários com muito zelo teológico, muito senso de justiça, pegam textos bíblicos e com a preocupação de não mexerem em nada pra não errar ao contextualizar, transmitem o evangelho de forma literal, do ponto de vista antropológico.

Eles em seu coração têm o sentimento de justiça e não se preocupam em contextualizar para não correrem o risco de errar. Porém isto acaba gerando um NOMINALISMO e um SINCRETISMO muito grande porque ninguém compreende o evangelho a partir do Código Transmissor.

A mensagem é compreendida a partir do Código Receptor. Se a pessoa está distante do Código Transmissor ele compreende mal o Evangelho ou não o compreenderá.

O NOMINALISMO é resultado da má transmissão do evangelho. Eles copiam a nossa forma de culto, de adoração, mas não compreende quem é Jesus, quem é ou como é o Evangelho.

O NOMINALISMO é o resultado da não compreensão do evangelho.

Quando a compreensão é parcial, dar-se-á o SINCRETISMO.  Sincretismo é quando a compreensão é parcial, eles tomam aquilo que compreende, permanece naquilo que é compreensível de acordo com sua religiosidade misturam os conceitos e praticam o sincretismo religioso.

NOMINALISMO e SINCRETISMO são os dois principais erros de uma comunicação mal feita do evangelho.

O SINCRETISMO é um pouco pior. A maioria dos missiologos hoje não está conseguindo resolver o problema do sincretismo na África. Muitos já estão resolvidos a deixar passar esta geração e começar a evangelizar de novo.

A coisa é tão séria e tem causado problemas tão grandes que não comunicar o evangelho seria melhor.


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL