CHAMADO DE DEUS PARA MISSÕES




DEUS CHAMA FAMÍLIAS PARA MISSÕES

Gn.12,1-5:“Ora, o Senhor disse a Abrão: sai da tua terra e da tua parentela e da casa de teu pai, e vai para a TERRA QUE EU TE MOSTRAREI…”

Relembrando um pouco sobre a vida de Abraão, vemos que ele vivia na terra de Ur da Caldéia. Esta era uma cidade que vivia distante do Senhor, uma cidade adúltera e um povo que  andava  nas trevas. Deus queria se manifestar às nações e buscava um homem, nesta busca Deus chama uma família.

Nesta época Abrão era um homem de idade avançada, provavelmente ele não se sentia capacitado. Convém lembrar-mos que é este tipo de pessoas que Deus precisa, porque quando Ele chama, Ele mesmo capacita para realizar a tarefa.

Abrão atende ao chamado e confiando no Senhor e na promessa de se transformar em pai de uma grande nação, deixa tudo, mesmo sem saber onde iria e leva  consigo seu sobrinho Ló e seus servos.

Um dia o Senhor também nos chamou, minha filha, isto aconteceu no ano de 1998 quando assistiam uma palestra ministrada por uma missionária da Indonésia que lhe apresentava a situação pela qual se passava o povo da Ilha de Timor Leste.

Eu não sei relatar o que ela sentiu quando recebeu este chamado. Mas sei o que eu senti quando recebi dela o telefonema informando acerca deste chamado que tinha acabado de receber.

Naquela época eu  sabia  e acompanhava tudo o que estava acontecendo naquele país. Sabia  que era um lugar muito distante do Brasil e muito pobre e que estava saindo de uma guerra após vinte e sete anos de ocupação territorial por parte da Indonésia.

Após a guerra de independência o país ficou cheio de calamidades. Durante a guerra, o país inimigo havia imposto a política da “terra arrazada”, tudo estava destruído, literalmente queimado, metade da população havia sido eliminada.

Nesta época minha filha já casada com uma filha de três anos de idade, estava em Belo Horizonte, se preparando para ir para a África. Todavia, como sempre o homem faz planos, mas Deus é quem orienta os seus passos, neste caso não foi diferente.

Quando eu em certo dia liguei para meu genro procurando saber notícias deles, recebi a notícia de que minha filha queria falar comigo. Ela nesse momento partilhou comigo o sentimento que havia ocupado o coração deles após ouvirem a palestra sobre o Timor Leste.

Esta notícia ao contrário do que deveria acontecer me deixando alegre,  um sentimento de tristeza atingiu o meu coração de tal modo que caí em prantos desesperado, pois sabia o que eles haveriam de encontrar no Campo para onde eles estavam dispostos a ir, atendendo ao  chamado missionário.

Imediatamente, tomei a decisão de fazer o dossiê relatando os últimos acontecimentos e a realidade de um país pós guerra. Havia em mim uma preocupação maior porque pensava na minha neta tão nova e que sem dúvida seria exposta a perigos que para mim eram humanamente inaceitáveis.  Juntei vários documentos, notícias impressas e fotos, despachei pelo Correio e no dia seguinte liguei  para  eles e perguntei se ela queria ir mesmo para aquele país.

Para a minha surpresa, ela respondeu que,  já sabia de tudo que estava acontecendo mas que:  "nunca havia se sentido tão convicta do chamado de Deus em sua vida". 

 Fiquei um pouco triste e falei com Deus assim: “Senhor, que tolo sou eu. Afinal eu que estava tão envolvido com missões, mobilizando a Igreja e os crentes a se envolverem com a obra missionária. Eu que orava tanto em favor dos povos não alcançados, quando o Senhor chama minha alguem da minha família, eu reajo desta maneira. Com isto eu aprendi que quando Deus nos chama não importa as circunstâncias, Ele mesmo se encarrega de  colocar em nosso coração uma paz tão grande que nenhuma barreira, nenhum obstáculo é grande demais para obedecermos.

Eu disse: "Senhor, se realmente tu chamaste meus filhos eu sei que o Senhor é poderoso e capaz de suprir todas as dificuldades até que se cumpra o seu chamado na vida dos meus deles”.

Deus proveu todas as coisas para que no mês de fevereiro do ano de 1999 eles deixassem o  Brasil rumo à Indonésia para posteriormente chegarem  à Ilha do Timor Leste.

Para nós tem sido um privilégio vermos que nossos filhos teem servido ao Senhor e realizado a sua obra. Temos hoje duas netas Sarah Carolina 22 anos, que ajuda a Igreja em Portugal e faz faculdade naquele país europeu e que a semelhança dos pais tem o coração cheio do espírito missionário a outra é Isabela Carina de  de 18 ano, que em breve estará indo também para faculdade em Portugal mas enquanto espera desenvolve um grande trabalho junnto dos pais no Timor Leste.

Recentemente fomos presenteados com um filho Gabriel, que foi geral do coração da minha filha. Ele é natural do Timor Leste, hoje filho e neto do nosso coração.

Recentemente meus filhos completaram vinte ano que estão neste Campo. Deus têm nos ensinado uma grande lição em todo este tempo. Esperamos que  Deus  fale ao seu coração e que você também se disponha a trabalhar em  favor  daqueles que nunca ouviram o Evangelh.!

Nunca havia dado este testemunho, mas ao fazê-lo desejamos de coração que você ore para que o Senhor continue usando nossos filhos e também para que fale com você e te mostre Sua vontade e o que Ele quer que você faça para Ele aqui nesta terra.

Se assim fizermos poderemos ver o cumprimento da palavra de Isaias que diz:"A Terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar!" (Is.11,9b).

Deus nos chamou como família, falou com minha filha de maneira especial, durante esse processo de preparação para partirem fomos alvos de várias críticas, embora algumas vezes veladas e até fomos zombados por pessoas que pensavam que era loucura deixar o Brasil, deixar empregos onde eles estavam com estabilidade garantida para algo que parecia uma aventura. Hoje vemos que valeu deixar tudo e obedecer ao Senhor.  

Mas voltando a pensar em Abraão, vemos que ele deixou  tudo e seguiu rumo a um lugar que nem sabia onde seria. Estou tomando como exemplo a vida de Abraão, porque  ele foi um exemplo de fé e obediência e isto fala profundamente conosco.

Quando meus filhos chegaram ao Timor Leste, creio que  tiveram uma experiência semelhante a de Abraão, pois tiveram que enfrentar uma cultura, língua, costumes completamente diferente dos nossos, sendo estrangeiros em uma terra estranha com esposo e filha pequenas, onde havia muitas enfermidades, muita opressão, o que muitas vezes nos deixou sentindo muito preocupados, só havia um detalhe,  Abraão não tinha filhos.

Ao fazer este relato não quero de maneira alguma  comparar meus filhos com Abraão, mas os indentifico com a maneira como ele teve que dar um passo de fé obedecendo a Deus.  E o melhor de tudo é que o Deus que envia, sustenta, ajuda e dá força para vencer.

Falando ainda sobre o chamado de Deus para família, quero mencionar também a familia de Noé; Deus o chama para uma grande obra, “loucura para os homens”, construir uma arca em terra seca, pois a destruição viria sobre a terra.

Novamente vemos que quando um homem obedece e envolve a família, Deus abençoa e frutifica. É isto que vemos na vida de Noé. Deus quer chamar famílias inteiras para cumprir a tarefa do ide, VOCÊ ESTÁ DISPOSTO a fazer loucura para Deus?

O mundo está cada vez mais longe de Deus, materialista, pensando nos valores humanos, enquanto Deus procura pessoas simples com o coração aberto para obedecê-lo.

Temos que ter muito cuidado para que o materialismo não tome conta das nossas vidas, família e igrejas, pois vemos que o ser humano em geral está com a visão no MATERIAL, cuidado querido, para que satanás, não te iluda com os bens desta terra, pois aqui tudo um dia vai acabar e enferrujar.

A melhor coisa que podemos fazer é gastar nossa vida para Deus e obedeenido ao Senhor, não trocamos isto por nada. Abra os olhos, pois Deus precisa de sua vida e da sua família para a salvação de muitos que estão em trevas.
Aprendamos com Abraão e com tantos outros na história que deixaram tudo para servir a Deus e obedecê-lo!




Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL