MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO POR MISSÕES




OS PAIS PRECISAM CONSAGRAR SEUS FILHOS 

PARA MISSÕES


Seguindo o exemplo de Ana: “(...) Eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, orando ao Senhor. Por este menino orava eu, e o Senhor atendeu a petição que eu lhe fiz. Por isso eu também o entreguei ao Senhor por todos os dias que viver, ao Senhor está entregue” (1Sm 1.26-28).

Grigory é um dos nossos missionários da terra em Belarus (Bielo-Rússia). Ele é filho de pastor e quem ajudou a criá-lo foi uma cigana que era crente e o membro mais fervoroso da igreja. Na hora da sua morte ergueu as suas mãos para os céus, intercedeu pelos ciganos e pediu para que Deus usasse o Grigory (então com 12 anos de idade) para levar o Evangelho ao seu povo. Depois, deu um suspiro e morreu.

O menino foi crescendo e esquecendo daquela oração. Depois de alguns anos recebeu a chamado do Senhor para ser um missionário, só que estava ministrando a Palavra do Senhor somente aos russos. Numa certa campanha evangelística, uma jovem senhora cigana, chamada Tamara, converteu-se.

Quando Grigory começou a dar-lhe assistência espiritual, descobriu que ela era parente daquela irmã que há 20 anos tinha feita aquela oração. Tamara tem uns 500 parentes espalhados por aquela região, e quando ele começou a visitá-los e ficaram sabendo que ele fora criado por aquela irmã cigana, disseram-lhe o seguinte: “Se você foi criado por uma cigana, e que foi a nossa parente, mesmo sendo branco, você é um dos nossos”. Com isto sentiu a confirmação da sua chamada para evangelizar os ciganos e muitos têm se convertido através do seu ministério.

Se hoje estou vivo e sou um missionário, foi porque a minha mãe me entregou ao Senhor.

Com três meses de vida estava internado em um hospital em Minas Gerais; o meu estado se agravou ao ponto do médico me desenganar e aconselhar a minha mãe que deveria ir para casa e preparar o caixão.

Ela, porém, passou a noite toda em oração, e ajoelhada perante o Senhor, dizia: “Se for para ele se recuperar e ao crescer se desviar dos teus caminhos, vivendo uma vida dissoluta, é melhor que morra agora, pois ficarei conformada. Mas, se for para te servir e ser uma bênção em tuas mãos, então eu o consagro a ti, seja feita a tua vontade”.

Para que jamais eu viesse a esquecer que existo para servi-lo, Deus permitiu que passasse por uma segunda experiência semelhante, desta vez, já com a idade de 14 para 15 anos, quando fui acometido por uma grave pneumonia. Internado em um hospital de Goiânia, fui considerado em estado terminal pelos médicos.

Entretanto, pelas orações da minha família e de toda a Primeira Igreja Batista de Goiânia, Deus restaurou a minha saúde e confirmou a minha chamada para o ministério da palavra.

Com base na Bíblia e na minha própria experiência, incentivo a você, pai, e a você, mãe, que intercedam pelos seus filhos, entregando-os ao Senhor para servi-lo.

O MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO PELOS MISSIONÁRIOS

Você pode lutar com os missionários através das suas orações - “Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus”(Rm 15.30)

Você pode ajudar os missionários com as suas orações - “Ajudando-nos também vós com orações por nós, para que, pela mercê que por muitas pessoas nos foi feita, por muitos também sejam dadas graças a nosso respeito, pelo benefício que nos foi concedido por meio de muitos” (II Cor 1:11).

ALGUNS MOTIVOS DE ORAÇÃO PELOS MISSIONÁRIOS

Por abertura de portas à pregação do Evangelho. “Suplicai ao mesmo tempo, também por nós, para que o Deus nos abra porta à palavra (...)” (Cl 4.3).

Para que haja sabedoria e ousadia na proclamação do Evangelho.

“Para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para com intrepidez, fazer conhecido o ministério do evangelho (...) para que nele eu tenha coragem para falar como devo falar.” (Ef 6:19 e 20)

Por livramento. “Rogo-vos, irmãos , por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus, para que eu seja livre dos rebeldes que estão na Judéia” (Rm 15.30 e 31). “Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários” (1Co 16.9). “Para que sejamos livres de homens perversos e maus; porque a fé não é de todos” (2Ts 3.2).

Por consolo nas provações. “E a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação... ajudando-nos também vós com orações por nós.” (2Co 1.7 e 11).

Pelos projetos missionários. “Pelo que também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco; mas agora, não tenho mais o que me detenha nestas regiões, e tenho já há muitos anos grande desejo de visitar-vos, eu o farei quando for a Espanha; pois espero ver-vos de passagem e por vós ser encaminhado para lá, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia.

Mas agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos (...) tendo, pois, concluído isto, e havendo-lhes consignado este fruto de lá, passando por vós irei a Espanha e bem sei que, quando for visitar-vos, chegarei na plenitude da benção de Cristo.

Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito Santo, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus” (Rm 15.22-25, 28-30).

Veja quão desafiadores eram os projetos que Deus tinha colocado no coração de Paulo! E ele pede, com encarecimento, que os irmãos o apoiem em oração. Do mesmo modo cada igreja precisa adotar em oração os projetos dos seus missionários.

Pela prosperidade da obra. Ore para que o missionário seja bem-sucedido em tudo que fizer, segundo a promessa do Salmo 1.3.

A maioria dos missionários trabalha em terrenos áridos; eles gostariam muito que a obra em seu campo estivesse se propagando assim com acontece na sua igreja aqui do Brasil. Isto é possível através do ministério da oração. “Irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como também o é entre vós” (2Ts 3.1).

Pela família do missionário. Quantas famílias de missionários têm voltado dos campos por causa de problemas familiares. Se a família não estiver bem, o ministério também não estará.

Por isso, a Palavra de Deus recomenda que o obreiro “governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?” (1Tm 3.4 e 5).

Ouvi de um pastor amigo o seguinte testemunho. Para ser coerente com a Palavra de Deus, no início do seu ministério fez ele um voto a Deus, que se um dos seus filhos se afastasse do evangelho, ele abandonaria o ministério. Hoje, os seus filhos já crescidos, causam grande alegria ao seu coração, pois permanecem firmes no caminho do Senhor e muito ativos na vida da igreja. Deus é fiel!

MOTIVOS DE ORAÇÃO PELAS FAMÍLIAS DOS MISSIONÁRIOS 

HARMONIA – Sem sombra de dúvida, a causa de Cristo em muito sofrerá se houver desarmonia nos três níveis familiares: entre os cônjuges, entre os pais e filhos e entre os irmãos.

O ministério será muito mais difícil se não houver aquela união de que fala o apóstolo Paulo: “Para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa” (Fl 2.1-5). Sabendo que Satanás procura desajustar a família dos pastores e missionários para destruir a obra de Deus, intensifiquem as suas orações por eles.

ADAPTAÇÃO AO CAMPO – Se não acontecer uma boa adaptação, talvez a família missionária não conseguirá resistir às pressões e dificuldades do campo e acabará voltando. Que os missionários amem o povo a quem estão servindo e possam declarar como Rute: “O teu povo será o meu povo” (Rt 1.16). 

E Boaz a elogiou dizendo: “Bem me contou tudo quanto tens feito para com a tua sogra depois da morte do teu marido; como deixaste a teu pai e a tua mãe e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que dantes não conhecias. O Senhor recompense o que fizeste, e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor de Israel, sob cujas asas vieste abrigar” (Rt 2.11).

Que estas palavras sejam aplicadas a cada família dos missionários que deixam o seu povo e a sua pátria para servir a Deus em uma terra estranha.

Ao orarmos por esta adaptação no campo, precisamos também pedir ao Senhor que os ajude na abertura e renovação dos seus vistos de permanência no respectivo país, que na maioria das vezes é uma situação muito complicada.

NECESSIDADES MATERIAIS – A maioria das pessoas passa por dificuldades materiais. Os missionários não são diferentes. Sendo que eles estão distante das suas igrejas e dos seus familiares.

Temos que interceder para que vivam dignamente dentro do seu orçamento. Temos que pedir a Deus que afaste toda a ansiedade dos seus corações e supra todas as suas necessidades.

É preciso orar para que as igrejas, sustentem condignamente seus pastores e missionários: “Devem ser considerados de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o grão. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário”(1Tm 5.17 e 18).

SAÚDE – Se nós, na Romênia, onde temos bons médicos, oramos a Deus para não ficarmos doentes, por causa dos altos custos de tratamento, que poderíamos dizer daqueles missionários que trabalham em países onde o sistema de saúde não oferece as mínimas condições? Muitos dos nossos obreiros estão expostos à radioatividade, a malária, a epidemias diversas e a tanta pestilência.

Sabendo que os nossos missionários estão no campo de batalha, e sendo alvos de tantas enfermidades, que podem impor sérias restrições à obra, cabe a você sustentá-los com as suas orações, pois “a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará” (Tg 5.15).

EDUCAÇÃO ESCOLAR DOS FILHOS 

Este foi um problema que tivemos que enfrentar quando chegamos ao campo. Pelo fato de o Governo romeno não oferecer estudo gratuito para estrangeiros, tivemos que matricular nossos filhos numa escola particular fundada por missionários que estavam na mesma situação. Isto, evidentemente, implicou em encargos financeiros para a família.

Outro problema que surge é quando os filhos terminam o segundo grau e precisam deixar a casa dos pais para estudarem fora.

Em breve será a nossa vez de chorar pela partida da nossa filha Claryssa. Ela vai fazer muita falta, mas o que mais nos preocupa é o seu futuro. Estamos orando para que Deus esteja lhe abrindo todas as portas de uma universidade e supra todas as suas necessidades.

São muitos os missionários que se encontram em situações semelhantes com relação aos filhos. Ajude-nos em oração!

O Senhor deseja que cada igreja desenvolva o seu ministério de intercessão pela obra missionária, pois “é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador” (1Tm 2.3).

Que você participe deste ministério Samuel disse: “Longe de mim esteja o pecar contra o Senhor, deixando de orar por vós” (ISm 12.23). Está escrito no livro do profeta Isaías que o Senhor “maravilhou-se de que não houvesse intercessor” (Is 59.16). Será que Ele ainda continuará admirado em nossos dias pela falta de intercessores?

Que o divino intercessor possa despertar o seu povo para o ministério da intercessão. “Jesus tem o seu sacerdócio imutável. Por isso também pode salvar totalmente os que por ele chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7.25).

Pastor:  Gerson Tomaz Pereira


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL