O CHAMADO MISSIONÁRIO - FICAR OU IR




O PREÇO DE IR


Mateus 8:18-22; Lucas 8:19-39

Às vezes no campo missionários sentamos em algum lugar e pensamos em o que nos trouxe até este ponto.

Foi num dia, pensando assim que estava estudando a cura do endemoninhado geraseno, que temos no Evangelho de Mateus, Marcos e Lucas. Durante algum tempo, eu olhei para o contexto da passagem. Ao que precedeu esta história. O que achei interessante foi que Jesus e os seus discípulos tiveram um longo e difícil caminho para poder fazer o que fizeram com este geraseno.

Eu notei algo que nunca tinha percebido antes. Cada um desses três Evangelhos, a cura é precedida pelo milagre de Jesus acalmando uma tempestade. Há duas histórias completamente diferentes que vêm antes disso.

Mas ambos têm um tema comum: O PREÇO DE IR.

Quão longe você irá como discípulo de Jesus, depende de como será sua atitude diante de algumas questões. Quão obediente e dependente de Deus você será. Em parte, dependerá também de como você olha para o preço de ir.

O Marcos e Lucas precedem estas histórias relatando sobre a mãe de Jesus e seus irmãos que vieram procurá-lo e ele respondeu que os que ouvem a palavra de Deus e as colocaram em prática são seus irmãos e mãe. Havia uma distância entre o Jesus e sua família; uma distância causada pela sua fidelidade a sua chamada.

Mateus relaciona outro incidente que ilustra o preço de ir. Mt 8:18-22. Este queria ser seu discípulo... mas Jesus olhou para ele, para o fato que ele tinha seus limites.

Jesus sabia que havia um ponto de desconforto que poderia fazer este homem não ir; não há um quarto aconchegante para Ele e seus discípulos. Outro homem pediu para Jesus deixa-lo primeiro cuidar de uma coisa... uma coisa boa... mas Jesus disse, não. Agora.

Quando a chamada vem de Deus, quando a oportunidade vem, seguir é a melhor coisa, e coisas boas não são bastante boas. Este é o preço de ir.

Nós não somos responsáveis pelo que não somos capazes de fazer. Porém, somos muito responsáveis pelo que Deus nos manda fazer. O Senhor nos dá a opção de dizer, "eu não vou!", mas temos que viver as conseqüências desta escolha.

Nós somos chamados para sermos discípulos de Jesus. Como discípulos, existira sempre um próximo passo que nós teremos que dar.

Podemos ir para a Somália. Podemos ir para o outro lado da rua. Pode ser algo tão simples ou tão difícil. Qualquer que seja o passo há um custo envolvido. Nós não poderemos ser o que nós éramos. Nós não poderemos fazer o que nós fazíamos. Nós não poderemos ter o que nós tínhamos. Mas este não é o ponto. Se nós olharmos para o preço que nós teremos que pagar, se nós dissermos como aquele homem existe limites, nós estaremos colocando limites na abundância da bênção que Deus tem para nós.

Se nós só olhamos para o preço que nós teremos que pagar e dissermos, agora não, como o homem que teve que enterrar um parente, ou “eu farei isto depois”, nós estamos estabelecendo nosso próprio tempo e deixando a ordem Dele para o nosso melhor.

Sim, nós todos somos chamados para ir. Não há nenhuma duvida sobre isso. Mas onde quer que formos chamados para ir, nós precisamos reconhecer que há um preço a ser pago. Há um preço para ir. Quão distante você irá dependerá de como você olha para este preço.

Não na há nenhuma duvida que o perigo é uma possibilidade que enfrentaremos quando nós formos. Existe um risco para quem deseja ir.

Olhe para o que aconteceu quando Jesus e seus discípulos partiram pelo mar. Lc 8:22-25. Eles estavam em perigo. Jesus os repreendeu pela falta de fé, Ele estava dizendo, "Porque vocês estão olhando para a tempestade e para seus próprios recursos vocês estão desesperados. Por que vocês não olham para mim?"

Quando nós entendemos o preço e o até mesmo o perigo, mas muitas vezes não estamos preparados para o desconforto. Quando Deus nos leva a sair de nossa zona de conforto. Freqüentemente nossa atitude será a de recuar. Nestas passagens nós vemos Ele alcançando os de fora. Lc 8:26-37.

A região dos gerasenos era um lugar considerado não limpo para os judeus pois eles estavam criando porcos. Literalmente era um lugar sujo. Mas Jesus levou os seus discípulos lá. Ele os deixou eles saberem havia um preço para pagar, que havia perigos e que o lugar não seria muito confortável. Sim. Existe um valor por irmos.

Uma vida foi mudada. Um homem possesso foi liberto por Jesus. Não era uma multidão, uma cidade ou um povo, era uma pessoa. Este homem liberto estava agora sentando aos pés de Jesus, aprendendo dele. Lc 8:38 e 39.

Jesus não permitiu que ele viesse com ele. Ele lhe disse para ele ir e contar para todo o mundo o que Deus tinha feito para ele, e assim ele foi e fez o que Jesus lhe comissionou.

O tremendo nesta passagem é que este novo convertido não era um fim; mas era sim um começo. O valor estava em uma vida que foi salva para ser testemunha entre seu próprio povo.

Amados nós temos o presente da vida eterna e a oportunidade para compartilhar isto. Nós fomos abençoados com nossos dons e talentos para edificar o corpo de Cristo e fazer discípulos em todas as nações. Nós temos este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não nossa. 2Co 4:7.


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL