COMO VOCÊ PODE ORAR POR MISSIONÁRIOS



ORE COM FÉ

Quando Deus o inspira a orar, Ele quer que você ore de acordo com Seus propósitos. Oração não é persuadir um Deus relutante e sim, cooperar com Ele na Sua estratégia de alcançar os povos. A oração não deve ser pedir e esperar, mas saber e receber. Mc.11:24, diz: Crê que já recebeu.

Ore com a autoridade delegada de Cristo, no Seu Nome conforme as instruções em Jo.14:13,14; 15:16; 16:23-24.

ORE COM COERÊNCIA E PERSEVERANÇA

Não ore em torno de um assunto, mas penetre-o, até chegar a ponto de confiança, libertação e louvor na questão. Peça a Deus para que você esteja sempre sensível ao Espírito Santo, para que entre eficazmente na luta espiritual como e quando for preciso. Lc.11:10 diz: E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?

CONHEÇA OS FATOS

É muito difícil orar eficazmente sem entender a situação do missionário. Prepare-se para gastar tempo e dinheiro em escrever aos missionários para obter informações, a fim de conhecer os problemas enfrentados e as oportunidades oferecidas. Só conheceremos os fatos se estivermos dispostos a irmos atrás deles.

LIMITE-SE NA ORAÇÃO

É impossível apreciar e conhecer a fundo um grande número de situações missionárias. Peça ao Senhor que lhe mostre a pessoa, ou algumas pessoas para as quais você deve assumir esta responsabilidade de orar.

Estabeleça um programa de oração, e mantenha um vínculo pessoal com os missionários que você escolheu.

Hoje com a grande variedade de informações disponíveis, torna-se cada vez mais necessário que busquemos a orientação de Deus. É impossível atingir a todos em oração.

CONHEÇA A MISSÃO

De modo geral, o missionário é enviado através de uma missão. Informe-se sobre os seus objetivos e princípios; e seus campos, a fim de entender melhor a situação do missionário e da missão ao qual ele faz parte.

ENTENDA A VERDADEIRA NATUREZA DA OBRA

Há vários tipos de serviço missionário . O missionário pode ser mestre na Bíblia, evangelista, implantador de igreja, médico, administrador, educador, mecânico, piloto, construtor,  engenheiro...

Mas, paralelo a qualquer trabalho técnico, o missionário é acima de tudo, um soldado no terrível conflito contra as forças satânicas. Conheça a estratégia espiritual para que você possa tomar uma posição de fé para o avanço do Reino.


RECONHEÇA OS FATORES QUE OPÕEM

Muitos fatores podem contribuir para o desânimo do missionário. Registramos alguns deles aqui:

Conviver com uma cultura diferente, trabalhar entre um povo não receptivo ou hostil, sobrecarga devido a falta de pessoal, ministério longe de casa, tensão entre as exigências da obra e as necessidades da família, desconforto físico em condições de vida fora do normal, a solução de problemas e o aconselhamento em outra língua, dificuldades com o governo ou autoridades locais e, para solteiros, o problema da solidão.  .

ORE PARA QUE O MISSIONÁRIO TENHA AUTORIDADE SOBRE SATANÁS

Ore para que o missionário aprenda a resistir a satanás, usando sua autoridade contra ele e recusando tudo que dele precede. O acusador dos irmãos está sempre pronto a sugerir que o obreiro é um fracasso ou está fora da vontade do Senhor. Cristo já deu autoridade aos seus servos para impor a derrota dele. “Eu vos dei autoridade sobre todo poder do inimigo.” Lc.10:19.

Satanás não vai reconhecer esta derrota até que nós o obriguemos a reconhecê-la. (no nome de Jesus).

ORE PELA VITALIDADE ESPIRITUAL DO MISSIONÁRIO

A chave da vitória é o relacionamento pessoal do missionário com o seu Senhor. Uma palavra de ira ou um gesto impaciente significa que seu testemunho enfraqueceu-se ante aqueles que está tentando ganhar. Peça a Deus que ajude os obreiros a serem fieis no estudo bíblico e na oração para que o homem interior renove-se de dia a dia. (2Co.4 :16). O maior perigo para qualquer servo cristão é sequidão espiritual.

ORE PELA VITALIDADE FÍSICA DO MISSIONÁRIO

Uma das maiores armadilhas é excesso de trabalho. O problema na obra missionária é a falta de pessoal. É tão fácil exceder-se no trabalho e assumir muitos compromissos de forma que, não havendo condições de descansar, a saúde e a resistência do obreiro são prejudicadas.

Ore para que o servo do Senhor reconheça os sinais do perigo antes que seja tarde demais.
Ore também por sua proteção contra acidentes e doenças.

ORE PELA VITALIDADE MENTAL DO MISSIONÁRIO

Adaptação constante a nova língua e forma de pensamento em outra cultura pode ser muito cansativa.

A solução de problemas numa cultura alheia traz tensões extras das quais não estamos acostumados em nossa pátria.

A pressão na obra tenta o missionário a abandonar a leitura de livros que despertam e esticam as faculdades mentais.

A ausência de um largo circulo de amigos pode ter os seus efeitos negativos. Depressão pode lhe sobrevir devido a presença das forças das trevas. Ore para que o servo do Senhor ande na luz da presença amorosa de Cristo e saiba como resistir o ministério de depressão de satanás.

ORE PELA FAMÍLIA DO MISSIONÁRIO

Mesmo quando se gozem vitória, muitos pais missionários são limitados e frustrados pêlos contra-ataques de satanás na sua família.

Quantos pais missionários tiveram a experiência de seu filho adoecer quando ele estava viajando num trabalho espiritual. A sua esposa pode sucumbir-se a solidão e depressão.

ORE PELA ATITUDE DO MISSIONÁRIO PARA COM OUTROS MISSIONÁRIOS

Pode ser muito mais difícil amar aquele companheiro que está sempre presente e de quem não há escape do que amar ao nacional. As bênçãos plenas do Senhor se realizam onde há união e amor entre os obreiros.

A unidade de uma equipe missionária é de suprema importância para o bom andamento de um trabalho missionário. É justamente nessa área que o nosso adversário tem atacado. Precisamos tapar as brechas, repreendendo o ciúme, a inveja e os preconceitos, pois tais atitudes podem destruir completamente uma equipe.

ORE PELA ATITUDE DO MISSIONÁRIO PARA COM OS PERDIDOS

Mais uma vez amor natural fracassa no teste, é preciso do amor de Deus. As vezes, o missionário não é bem apreciado pêlos nacionais por ter uma atitude de superioridade e critica. Os nacionais então não são tocados pelo Evangelho.

As vezes por ser considerado estrangeiro, o nacional rejeita a mensagem do evangelho, alegando que é “religião do branco ou do ocidente.” Somente por intermédio da oração, paciência e amor é que missionário consegue ganhar aceitação. (2 Co.5:14) .

ORE PELO RELACIONAMENTO DO MISSIONÁRIO COM OS CRENTES NACIONAIS
Mansidão é a chave. Num dia de nacionalismo crescente e tensão internacional a única esperança para a eficácia do missionário, é um espírito humilde e uma disposição de trabalhar, com e sob a liderança de irmãos nacionais. Atitudes criticas só pioram o relacionamento.

O missionário precisa abandonar as comparações e amar o povo, a cultura e o país. Só assim terá um bom relacionamento com os crentes nacionais. Os crentes nacionais com certeza afastaram daqueles que procedem com criticas e comparações.

ORE POR UMA IGREJA NACIONAL FORTE.

Um dos principais objetivos das Agências Missionárias, é a implantação de igrejas, que depois de amadurecidas e com liderança nacional podem caminhar com suas próprias pernas. Mais tarde serão elas entregues aos próprios nacionais. Numa situação de conflito, é possível que o missionário tenha que sair do pais a qualquer momento, mas se a igreja nacional estabelecida é madura, a obra prosseguirá.

O nacional cheio do Espírito Santo, em muitos casos é mais eficaz no seu testemunho ao seu próprio povo do que o missionário. Ore pelas escolas bíblicas e outros meios de preparar crentes nacionais. ( Mt.28:19,20)

ORE POR MAIS OBREIROS NACIONAIS E ESTRANGEIROS

Somos especificamente comandados em Lc.10:2 a orarmos para que Deus envie obreiros para Sua seara. Ore por jovens nas escolas bíblicas na pátria, para que reconheçam as necessidades

dos campos e abracem o desafio. Ore também por nacionais nas escolas bíblicas nos campos.

Ore por seus professores para que transmitam a visão missionária e evitem o perigo de simplesmente educar academicamente. Ainda a Seara é grande e os obreiros são poucos.

LOUVE A DEUS PELAS RESPOSTAS

Não se esqueça de louvar a Deus quando vierem as respostas. Louve-o também pela fé antes que venham.

Não seja ansioso por coisa alguma, mas pela oração e súplica conta a Deus as suas necessidades e não se esqueça de louvá-lo pelas respostas. (Fl.4:6) .

COMPARTILHE

Compartilhe as suas próprias notícias pessoais com o missionário. Ele vai se alegrar em conhecer suas experiências através da oração. É bem possível que seu nome conste na lista de oração dele.

OFEREÇA AJUDA PRÁTICA
Tiago nos ensina que a realidade da nossa fé se prova pelas obras. Pede ao missionário se há alguma coisa que você possa fazer no sentido prático. 

Aqui estão algumas possíveis atividades: distribuir circular de oração e outra informação relevante, entusiasmar outros acerca do ministério e projetos dele, organizar um grupo de oração, ajudar obter material para a educaçãodos filhos dele, e a sua recreação, remeter-lhe revistas e livros atualizados, oferecer-se para ajudar à Base da Missão dele de todas as maneiras possíveis. 

Conhecendo as principais necessidades do missionário, provavelmente Deus o ilumine no sentido de contribuir de alguma maneira com o seu ministério. É só entrar em contato com a agência missionária do missionário para obter orientação no sentido de ajudar.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL