COSMOVISÃO - UM DESAFIO NO CAMPO MISSIONÁRIO


Talvez o desafio mais difícil de todos na missão global seja o inevitável choque de cosmovisão, que se produz cada vez que os missionários tentam compartilhar o evangelho de Cristo.
O apóstolo Paulo lembrou aos cristãos em Éfeso que “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6:12).
Cada vez que o evangelho de Cristo é apresentado em um mercado asiático, em um deserto africano ou em um café europeu, se produz um choque de visões de mundo.
O missionário, o enviado de uma igreja local como embaixador de Cristo, apresenta a verdade eterna que inevitavelmente entra em choque com os mitos, as mentiras e a cosmovisão predominante daqueles inseridos na cultura de acolhida.
O choque de visão de mundo se manifesta de várias maneiras. Às vezes, os corações e os ouvidos dos ouvintes estão fechados para a verdade. Outras vezes, as pessoas se agitarão e se irritarão pela verdade que o missionário compartilha.
Às vezes, porém, os corações das pessoas se suavizam e o Espírito Santo se move e trabalha de uma maneira única, na medida em que se desenvolve a narração do Evangelho. Em tudo, deve-se recordar que há uma verdadeira batalha espiritual que tem lugar cada vez que se proclama o evangelho.
Ao final, o objetivo deste choque de cosmovisão é uma mudança fundamental no pensamento e na vida.
Reconhecer a crença no evangelho em muitas partes do mundo significa uma rejeição do que se tem crido e praticado durante milhares de anos em alguns contextos.
Abraçar o evangelho costuma ser percebido pela comunidade circundante como uma aceitação de uma religião estrangeira (em geral com uma bagagem histórica) e uma linha de pensamento que não se encaixa ou tem sentido em sua cosmovisão particular.
O choque da visão de mundo apresenta una variedade de desafios e obstáculos significativos para o trabalho missionário.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL