RAZÕES PARA FOCALIZARMOS A JANELA 10/40



É no centro do nosso mundo que vive um grande número de povos não alcançados, num espaço comparado a uma janela retangular, identificado como “Janela 10/40”. 

Esta região do mundo, que antes era conhecida como “Cinturão de resistência”, se estende desde o oeste da África até o leste da Ásia, sendo 10 e 40 graus ao norte do Equador. 

Ao nos aproximarmos do final deste milênio, é imperativo que nossos recursos estejam focalizados sobre os povos que habitam na “Janela 10/40”. 

Se nós estamos seriamente comprometidos em prover uma oportunidade efetiva para que cada pessoa tenha uma experiência com a verdade do Salvador Jesus Cristo, não podemos ignorar as constrangedoras realidades desta região.

RAZÕES PARA FOCALIZARMOS A JANELA 10/40

1. O significado bíblico e histórico dessa área. A Bíblia nos relata como Adão e Eva foram colocados por Deus no coração do que agora é a “Janela 10/40”.

O plano de Deus, expresso em Gênesis 1:26, é que os seres humanos teriam domínio sobre a terra e deveriam povoá-la. E quando Adão e Eva pecaram perante Deus, perderam seu domínio sobre a terra. O comportamento pecaminoso do homem cresceu muito diante de Deus e Ele interveio e julgou a terra com a catástrofe do dilúvio.

Depois, os homens inutilmente vieram a estabelecer seu novo intento para dominar, construindo a Torre de Babel. Essa obra ocorreu no coração da Janela 10/40, e foi feita como uma provocação contra Deus. Novamente, Deus estendeu sua mão como julgamento. O resultado foi a introdução de diferentes línguas, a divisão dos povos da terra, e assim, a formação de nações. 

Cristo nasceu, viveu uma vida perfeita, morreu sacrificialmente na cruz e se ergueu triunfalmente sobre a morte.

A igreja primitiva anunciou isto, mas foi somente após as viagens missionárias de Paulo, que a proclamação ocorreu mais além da “Janela 10/40”.

Sem dúvida, é uma área de significação bíblica e histórica.

2. Na Janela 10/40 vive o maior número de povos não-alcançados.

Dentro da janela está 1/3 da área total da terra, com 2/3 da população mundial, isto é, 3 bilhões de pessoas. Há 62 países na Janela. Dos 50 países menos evangelizados do mundo 37 estão dentro da “Janela 10/40”.

Em nenhum outro lugar é tão gritante a necessidade da verdadeira salvação.

3. A presença das três religiões de grande domínio no mundo.

A maioria dos adeptos do Islamismo, Hinduísmo e Budismo, vive na Janela 10/40. Olhando o mapa da esquerda à direita, o mundo muçulmano pode ser distinguido numa extensão desde o Norte da África até o Oriente Médio, num bloco representando cerca de 700 milhões de pessoas. Nós devemos fazer o máximo que podemos para mostrar aos muçulmanos que o grande profeta descrito no Alcorão não é Maomé, mas sim Jesus Cristo. No meio do mapa, cobrindo o subcontinente da Índia, como uma grande sombra, está a presença do Hinduísmo, também constituindo uma população de mais de 700 milhões de pessoas.

No lado direito do mapa, encontra-se o mundo budista cercando toda a China. Há 1.2 bilhões de chineses que precisam desesperadamente de Jesus Cristo. Eles representam o maior bloco “identificável” na “Janela 10/40”.

4. A predominância de pobreza.

82% dos mais pobres do mundo vivem na Janela 10/40. 2.4 bilhões de paupérrimos (23 países), representando 47% da população mundial, e somente 8% dos missionários trabalham entre eles.

5. O maior grupo de megapovos etnolinguísticos (mais de 1 milhão) vivem na Janela 10/40.

De fato, mais de 90% dos indivíduos desses grupos populacionais vivem na Janela 10/40.

6. As maiores megalópolis não alcançadas do mundo estão na Janela 10/40. Isto quer dizer que em cada uma delas há uma população de mais de 1 milhão de pessoas. De fato, só estes dados nos levam a ver a prioridade de investir recursos para levar o amor e a verdade de Cristo a essas cidades gigantes.

7. As fortalezas de Satanás estão concentradas na Janela 10/40.

Bilhões de pessoas que vivem na “Janela 10/40” não só sofrem com enfermidades, pobreza, calamidades, mas também tem sido impossibilitadas de conhecer o poder transformador do Evangelho, porque “O Deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do Evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” (II Cor. 4:4) Nós não vemos esta situação de uma maneira fatalista, temos fé que isto pode se inverter. 

Se nós cremos nas Escrituras, e obedecemos o mandato de Cristo de levarmos o Evangelho “até aos confins da terra”, com certeza conseguiremos alcançar o centro do mundo, a Janela 10/40. 

Que Deus nos encha de intrepidez, sabedoria e energia para assumirmos a nossa parte nesse grande desafio.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL