CHAMADO MISSIONÁRIO - 2a. PARTE


MISSÕES SE FAZ COM MATURIDADE.
É UM FRUTO, QUANDO MADURO, É VISTO DE LONGE

Esta é, sem dúvida, uma indagação na vida de muitos servos de Deus, os quais de alguma maneira tiveram uma experiência pessoal com Deus.

Noé foi um desses homens (Gn. 6:13-14). Ele recebeu um chamado específico ao ouvir a voz de Deus. "Faze para ti uma arca..." da mesma forma Moisés teve uma incumbência recebida do próprio Deus de livrar o povo de Israel das mãos de Faraó (Ex.3:6-10). E muitos outros santos do novo testamento viveram a experiência de serem escolhido pelo Senhor (Jô 15:16).

MAS A PERGUNTA É: O QUE FAZER DIANTE DA EVIDÊNCIA DO CHAMADO?

Aprendemos com a história de Moisés algumas lições importantes, profundamente aplicáveis à nossa vida: a primeira delas é a sensibilidade que ele tinha. Apesar de viver no palácio de Faraó, Moisés tinha consciência de uma missão que realizaria: livrar o seu povo (Ex. 2:11).

A bíblia diz que ele atentou para a carga de seus irmãos, para o peso da escravidão que estava em seus ombros, sensibilizando-se com a sua dor.

O chamado de Deus gera em nós essa mesma sensibilidade de Moisés.

Quantos dizem ter chamado e nunca entregaram um folheto, fizeram uma visita, nunca contribuíram para a obra missionária e são indiferentes à necessidade do mundo pecador?

A segunda lição deixada por Moisés é a respeito do tempo. Tempo "Há tempo para todo propósito..." (Ec 3.1), até para dizer: "Eis-me aqui, envia-me a mim".

Moisés saiu a seus irmãos com uma boa intenção, mas a ordem de Deus ainda não havia sido dada àquele respeito e suas ações fora do tempo fizeram com ele fugisse para não morrer (Ex 2.15).

Muitos à semelhança de Moisés se perderam no meio do caminho por não terem sabido esperar o momento certo, deixando, assim, um rastro de tristeza e humilhação para a família, Igreja e o Ministério.

Muitos ficam pensando que o tempo está passando e a Igreja não os reconhecem, que o Pastor não os vê.

No entanto, é necessário que essas pessoas entendam que isso é sinal de falta de maturidade, pois um fruto maduro é visto de longe.

JÁ A TERCEIRA LIÇÃO É SOBRE O PREPARO.

Moisés tinha acabado preparo de receber ou doutorado em toda a ciência e arte egípcias (At 7.22). Tudo estava dando certo, mas faltava aprender sobre algo que somente a escola de Deus pode ensinar: A FÉ. DEPENDER DO SENHOR ERA TUDO O QUE ELE PRECISAVA.

E, POR FIM, A ÚLTIMA LIÇÃO A SER APRENDIDA É A RENÚNCIA.

Não há chamado sem renuncia. O próprio Senhor Jesus ensinou essa lição: "Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo".(Lc 14.33).
Moisés teve que renunciar a vida palaciana. A Bíblia diz que ele escolheu ser maltratado com o povo de Deus do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado (Hb 11.24-27).

Ele andava como que vendo o invisível, sabendo que os valores temporais não se comparam com os eternos, à semelhança de Esaú, que por um prato de lentilha rejeitou a bênção da primogenitura.

Muitos foram os homens de Deus que nos deram exemplos de renúncia: Saul deixou os jumentos de seu pai, Eliseu queimou as juntas de bois (sua ferramenta de trabalho), os discípulos abandonaram as redes. E você, está disposto a ouvir e atender o chamado de Deus em sua vida?

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL