A MENSAGEM MISSIONÁRIA


MT 28.16-20

Nunca houve tanta necessidade de se fazer missões com nos dias atuais. Enquanto os desafios crescem num ritmo acelerado, o evangelho caminha a passos curtos:

Se olharmos para os desafios que estão a nossa frente, veremos que ainda há centenas de países que não conhecem a mensagem do evangelho de Cristo, muitos desses países não tem sequer um novo testamento traduzido em sua língua.

A situação de hoje é a mesma dos dias de Jesus:

Jo 4.35, "Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa".

Mt 9.36-38, "E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara".

Nós possuímos a mensagem que pode transformar o mundo, é a Mensagem Missionária. Nesta oportunidade queremos que você conheça "ALGUNS ASPECTOS SOBRE A MENSAGEM MISSIONÁRIA":

I – A MENSAGEM MISSIONÁRIA É ALICERÇADA NO PODER DE JESUS CRISTO

Jesus afirmou:  "É me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, e fazei discípulos de todos os povos...".

O evangelho é precisamente o fato de que aquele que sofreu, foi crucificado, morto e ressuscitado, agora obteve toda autoridade como Dom do Pai. Em Apocalipse lemos no capítulo 5.11-13, "E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares. Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre".

Não podemos ignorar que a mensagem que pregamos tem o selo da autoridade de Cristo. Ele quebrará as cadeias satânicas que envolvem este mundo.

O apóstolo Paulo em Rm 1.16, "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego".

Ainda em sua primeira epístola aos coríntios 1 Co 1.18, "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus". Eu quero te dizer que é com este poder que Cristo venceu a morte, é com este poder que ele garante a nossa ressurreição e a nossa salvação, que é a base da mensagem missionária.

Em At 2.22-24, "Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela".

Lá na segunda epístola aos corintos (2 Co 4.14) lemos: "Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco".

Paulo vai mais além. Sem a ressurreição de Cristo, não haveria mensagem missionária, 1 Co 15.12-14, "Ora, se pregamos que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns de vós que não há ressurreição de mortos? E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé".

A mensagem que temos pode transformar o mundo, se nós a levarmos adiante, pois ela é revestida, acompanhada pelo poder de Cristo, que possui "todo o Poder".

II - A MENSAGEM MISSIONÁRIA É UMA MENSAGEM PARA TODOS OS POVOS

Nós somos resultado desta mensagem: "fazer discípulos de todas as Nações". Este propósito, já estava no coração de Deus quando chamou Abraão, o primeiro missionário, Gn 12.1-3, "Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra".

Esta mensagem parece inicialmente ter o caráter judaico (somente para os judeus). Contudo, com a morte de Jesus, o propósito de Deus em Abraão através da história, é totalmente cumprido.

Os discípulos foram orientados para irem a todas as Nações, At 1.8, "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra".

A evangelização das Nações é uma responsabilidade da Igreja.

III – A MENSAGEM MISSIONÁRIA É UMA MENSAGEM RICA EM SEU CONTEÚDO

As palavras de Jesus contidas em sua ordenança que diz: "ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado", é algo muito profundo.

Nossa responsabilidade é transmitir o que Cristo nos ensinou, o que vimos, e o que recebemos, 1 Jo 1.1-3, "O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida. (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo". 
Temos aqui:

a. "O que vimos, contemplamos".

b. "O que nossas mãos tocaram".

c. "O que ouvimos".

Precisamos transmitir que Cristo veio para trazer a vida, e vida eterna. Ele é a luz que veio ao mundo.

Em 1 Jo 1.5, "E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas".

Em Mt 4.16, "O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou".

Vejam a posição de Pedro e João perante o Sinédrio, At 4.18-20, "E, chamando-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem, no nome de Jesus. Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus; Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido".

E qual era a mensagem deles? Lemos em At 4.12, "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos".

É esta a mensagem que devemos pregar e é esta a mensagem que certamente transformará o mundo.

IV – A MENSAGEM MISSIONÁRIA É UMA MENSAGEM QUE TEM A GARANTIA DA PRESENÇA DE CRISTO NO MEIO DE SEU POVO

Jesus afirmou que: "Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos".

Não temos a presença física de Cristo que subiu ao céu, mas temos sua presença representada pelo Espírito Santo, que nos foi dado: Foi Ele mesmo quem afirmou Jo 16.7, "Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei".

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós". O Consolador viria para ficar para sempre - "eis que eu estou...", Mt 28.20. Viria não somente para habitar com eles, mas habitar neles, - "estará em vós".

Meus queridos irmãos é a presença de Cristo conosco que nos garante o Poder desta mensagem. É esta mensagem que não podemos deixar de anunciar ao mundo. Porque é esta a única mensagem que tem poder para transformar este mundo tão carente de paz, de verdade e de esperança.

Nós temos a mensagem mais importante e poderosa que o mundo precisa. Mas esta mensagem precisa ser levada a todas as nações do mundo. Porque este é o único  meio de alcançarmos o mundo.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL