A IGREJA É A AGÊNCIA EXECUTIVA DA OBRA MISSIONÁRIA


            
    Deus não escolheu nenhuma outra instituição por mais poderosa financeiramente que seja para a execução da obra de missões, Ele selecionou a sua igreja, que Ele próprio estabeleceu na terra com este propósito e tarefa de expandir seu reino às nações ao enviar missionários aos campos que estão brancos para a ceifa.

   Toda igreja deve saber que Deus tanto amou o mundo que deu o seu único filho para salvá-lo, e assim ela deve ter uma visão mundial dando tudo de si para alcançar o maior numero de perdidos com as boas novas de salvação ao enviar o maior numero de missionários aos países que estão clamando por salvação.

   A grande comissão nunca foi cancelada e a igreja de Cristo não pode evitar a ordem penetrante de Jesus que é IDE! Ainda hoje em nossos dias esta ordem soa como se fosse proferida agora, você está escutando-a? Ouça o que o Espírito diz as igrejas! (Ap 2.7,11, 17,29)

    Como agência de missões a igreja deve ser responsável por todos os projetos de missões que forem apresentados pelo Pastor da igreja, e se comprometer com o sustento do missionário que foi enviado ao campo, investindo suas ofertas no reino de Deus sabendo que resultará em grandes benefícios que são almas salvas.

   Como agência a igreja não gasta suas finanças com coisa triviais e passageiras, mas antes ela investe no reino de Deus sustentando os missionários que foram e serão enviados ao campo de missões tanto local como nacional e  transcultural.

    Ela não é uma agencia de turismo como pensam alguns, mas ela faz jus ao seu nome e sua missão, comprometendo-se com seus compromissos e tarefas de ganhar almas enviando missionários ao campo e sustentando-os no campo.

Como agência executiva de missões ela está alicerçada em quatro pilares:

1º) Na doutrina dos Apóstolos

2º) Na comunhão

3º) Nas orações

4º) No partir do pão (At 2.42)

  Os resultados são subseqüentes;

1º Temor em cada alma

2º) Sinais e maravilhas

3º) Koinonia (comunhão) entre os irmãos

4º) Salvação de almas (At 2.43-47)

5º) Vive em constante oração (A t 3.1,2; 4. 29-31; 12. 5-13)

Para a igreja executar sua tarefa missionária como agência, deve ter quatro objetivos:

    1. Proclamar o Evangelho a todos os povos e nações. (Mt 28.19,20; Mc 16.15)

    Não resta duvida que esta seja sua tarefa suprema, levar o evangelho a todos de todas as formas, e assim sendo a igreja deve levar a serio esta tarefa, pois esta tarefa é muito mais que a pregação de um sermão aos domingos dentro de uma igreja local, mas deve ser algo mais profundo.

   Deus deseja dar a todos os homens e a todas as mulheres em todo lugar uma grande noticia; a proclamação do evangelho, e isso só é possível de se realizar através da igreja ao enviar o missionário para que pregue as boas novas de salvação em Cristo Jesus o único salvador da humanidade. 

A lógica é a seguinte; (Rm 10. 15-13)

1. A igreja envia
2. O enviado prega
3. O ouvinte ouve
4. Ao ouvir ele passa a crer
5. Ao crer ele invoca
6. Ao invocar ele é salvo
7. Ao ser salvo vai morar no céu

A igreja foi estabelecida com esta tarefa; (Cl 1.28)

·       Anunciar (v 28)
·       Advertir (v 28)
·       Ensinar (v 28)

2. Fazer discípulos ensinando-os e batizando-os (Mt 28.19,20)

  A tarefa da igreja é muito mais que proclamar o evangelho, ela deve fazer discípulos que observem a palavra de Deus, assim surgirá o crescimento numérico da igreja porque discípulos fazem discípulos. (II Tm 2. 1-3)

    Estes discípulos devem ser transformados em pessoas que tenham compromisso com a tarefa da igreja e assim venham a se dedicar na obra de missões; indo, contribuindo ou orando, pondo em prática aquilo que aprendeu.

3. Enviar missionários aos campos brancos (Jo. 4.35; At 13.1-4)

    Uma igreja que evangeliza e faz discípulos, deve também enviar discípulos a fim de que façam discípulos que ensinem e façam novos discípulos, e assim à obra terá um crescimento visível e notável que redundará em grandes bênçãos para o reino de Deus.

4. Formar novas igrejas (At 14.21-23)

   Semelhante às pessoas que nascem crescem e se reproduzem, assim deve ser as igrejas, toda igreja deve pretender ser mãe de outras igrejas, e planejar sua vida e trabalhar com finalidade estabelecendo alvos e metas.
  
   Atentando para os métodos de Cristo estabelecido para ela quando na terra métodos estes que são apresentados pelo Evangelista Marcos em forma de um esboço da grande comissão. (Mc 16.15)

4.1 A ordem é IR
4.2 O campo é o mundo
4.3 O método é pregar
4.4 A mensagem é o Evangelho
4.5 O alvo é toda criatura.
    
   Assim como em uma família que começa com o casal, e logo em seguida vem os filhos formando assim uma família surgindo assim o crescimento, de igual modo deve ser com a igreja, congregação gerando outras congregações.

    Uma congregação local não é somente um grupo de pessoas reunidas, é muito mais que isso, este grupo deve ser como uma família que se desenvolve e cresce mantendo relacionamentos, assim fazendo certamente é possível gerar uma nova igreja.

A técnica é simples;

·       Evangelizar de casa em casa
·       Abrir pontos de pregação como extensão da congregação local
·       E transformar este ponto de pregação em uma nova congregação local.

    Isso com certeza surtirá um crescimento vertiginoso e visível na área de trabalho da igreja mãe onde ela atua isso serve tanto para o campo local como para as missões transculturais, igrejas gerando novas igrejas, pois o propósito e objetivo do envio do missionário ao campo é estabelecer novas igrejas.

    O crescimento da igreja só acontecerá se ela sair das quatro paredes, e for lá fora buscar aqueles que estão perdidos e sem salvação a espera de alguém que lhes indique o caminho da salvação que é Cristo, e você sabe disso, então vá e fale! E não te cales porque eu sou contigo e ninguém te fará mal
 (At. 18.9,10)

   Se você não pode sair lá fora então envie alguém com suas ofertas para que este tenha tempo disponível para sair em busca dos perdidos lá fora onde eles estão à espera de um mensageiro que lhes fale de Cristo, Jesus nunca disse vinde pecadores a minha igreja e sejam salvo, mas disse a igreja ide e pregai o evangelho.

   Invista seu tempo e suas finanças para promover o reino de Deus na terra enquanto há tempo, pois a vida passa e o tempo se esgota faça sua parte antes que venha o Senhor e nos peça a prestação de contas, ninguém deve se apresentar diante de Deus de mãos vazias.

  Jesus disse; eis que cedo venho, o meu galardão está comigo para dar a cada um de vós conforme a vossa obra (Ap 22.12) e nós sabendo disso devemos ser prudente e não ficarmos na omissão, mas fazer missão, pois missões é a igreja em ação cumprindo assim sua tarefa.

  E você faz parte deste projeto de Deus que é a igreja e como parte não deve ficar na omissão deve antes realizar sua parte; indo orando ou ofertando. Na igreja não há lugar para desocupado cumpre teu ministério realiza a obra de Deus faze a tua parte a tempo e fora de tempo (II Tm 4.1-5)

  As almas clamam por salvação e a salvação delas depende de você lhes falar do evangelho que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, e a fé é pelo ouvir e o ouvir é pala palavra de Deus quando é pregada aos ouvintes. (Rm 10. 8-17)
 
  Então se a fé é pelo ouvir devemos pregar á todos, quer ouçam ou deixem de ouvir, mas o certo é que devemos pregar, ou enviar alguém para que pregue a palavra de Deus, a fim de que todos tenham a oportunidade de ouvir e darem suas respostas e sejam salvos em Cristo Jesus nosso Salvador.

Conclusão.

    Agora que você conhece os desafios da igreja e sabe como realizar a obra de missões, e passou a conhecer qual é a tarefa da igreja, e como executá-la deve se comprometer cada vez mais com esta obra magna da igreja da qual você faz parte, isso você pode fazer da seguinte forma; orando ofertando ou indo, pois em missões só tem duas opções; Ir ou enviar.

    Com qual das duas opções acima citadas você se identifica mais? Analise e se comprometa fazendo sua parte, e juntos realizaremos com sucesso a obra missionária que é tarefa de todo nós que fazemos parte deste projeto de Deus que é a igreja da qual Ele é a cabeça.

   A igreja como um organismo que é deve se desenvolver e crescer, esta é a lógica de todo organismo, cresce e se desenvolve multiplicando-se, cada parte desse organismo deve cumprir sua função para o aumento do corpo, neste caso a igreja de Cristo como organismo vivo que é deve se desenvolver e crescer (I Co 12. 12-25; Ef 4. 12-16).

  E como parte que somos desse organismo vivo e atuante que é a igreja que se desenvolve e cresce devemos fazer o que nos é devido para podermos realizar a nossa suprema tarefa designada a nós, que fazemos parte deste organismo o qual redundará em um crescimento vertiginoso fazendo o seguinte:

·       Treinando o missionário para o campo
·       Enviando o missionário ao campo
·       E sustentando o missionário no campo.


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL