COMO ORAR POR MISSÕES


Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague, e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós” (2Tessalonicenses 3.1)

Frequentemente me deparo com pessoas que gostariam de investir mais em Missões. A maioria destas associa seu investimento apenas com o suporte financeiro por meio de ofertas missionárias. É claro que este tipo de investimento também faz parte da obra de evangelização dos povos. Entretanto, quando estudamos a Palavra de Deus percebemos que além dos recursos financeiros a obra missionária depende primordialmente da oração.
O apóstolo Paulo, escrevendo sua segunda carta à igreja de Tessalônica (2Ts 3.1-2), ensina de maneira sucinta àqueles crentes a orarem por Missões. Esse ensino ainda é atual e relevante à Igreja de Cristo.
Então, como orar por Missões?
1. Ore especificamente pelos missionários
Paulo solicita aos irmãos daquela igreja que orem por ele, Silvano e Timóteo, os remetentes desta carta (2Ts 1.1), conhecidos por aquela igreja e que estavam realizando a obra do Senhor, provavelmente na idólatra cidade de Corinto (At 18.1,5).
Orar por Missões é orar por aqueles que estão realizando esta obra. Orar pela proteção de Deus na vida dos missionários, visto que muitos são os que se levantam para impedir a realização da obra missionária (v.2). Ore, preferencialmente, de maneira específica, ou seja, lembre-se dos missionários por seus nomes pessoais e de toda a sua família. Sei que é uma tarefa árdua lembrar-se de tantos missionários conhecidos, mas não se esqueça de que a oração exige compromisso.
Alguns anos atrás eu notei na mesa de refeição de um casal uma pequena caixa com vários cartões de oração dos vários missionários que eles conheciam. Toda refeição eles retiravam um desses cartões e oravam por aquele missionário ou família. Essa pode ser uma boa ideia.
Se possível, ore também pelos motivos e necessidades atuais com entendimento. É claro que para isso é necessário conhecer quais são esses motivos. Entretanto, está cada vez mais fácil obtermos notícias atuais dos missionários no campo. O alcance da internet, a democratização da telefonia móvel e as distâncias encurtadas pela aviação possibilitam uma comunicação entre missionários e parceiros cada vez melhor e mais rápida.
2. Ore pela propagação da Palavra de Deus
A palavra original traduzida por “propague” pode significar literalmente “tenha livre curso” ou “caminhe rapidamente”. O pedido de Paulo é que aqueles irmãos orassem para que a mensagem de Deus pudesse alcançar sem obstáculos e rapidamente outras pessoas.
Orar por Missões é orar para que a Palavra de Deus chegue a todos os povos. Assim como os mensageiros na antiguidade tinham que correr para entregar uma mensagem sem atrasos, nós temos que orar para que a mensagem de Deus aos povos chegue a tempo de todos escutarem as boas novas.
Devemos orar especialmente pela tradução da Palavra de Deus aos idiomas que ainda não tem essa bênção. Por aqueles que dedicam toda uma vida para realizar as traduções e correções necessárias a fim de que um povo possa ter a oportunidade de ler a Bíblia em sua própria língua.
3. Ore pela glorificação da Palavra de Deus
Glorificar a Palavra de Deus na verdade é glorificar a Deus. Apenas em outro versículo do Novo Testamento encontramos este mesmo verbo sendo usado para glorificar a Palavra de Deus, que é exatamente Atos 13.48, onde diz que os gentios “…glorificavam a palavra do Senhor…”. George Zeller comentando sobre esse versículo nos diz que “esses gentios se regozijaram porque a mensagem do evangelho não era apenas para os judeus, mas para todos os homens em toda a parte, e, portanto, engrandeceram a Palavra de Deus”[1].
Orar por Missões é orar pela glorificação da Palavra de Deus. Zeller diz também que a Palavra de Deus é glorificada e engrandecida quando homens recebem-na de bom grado, creem em sua mensagem e o resultado é que as suas vidas são transformadas. Portanto, orar pela obra missionária é lembrar-se daqueles que estão ouvindo a Palavra e pedir a Deus para que estas pessoas possam ter compreensão da mesma. Ore também por aqueles que estão com a árdua tarefa de ensinar os perdidos.
4. Ore por sua igreja local
Aquela igreja de Tessalônica era uma comunidade modelo do recebimento do Evangelho e o impacto que a Palavra produziu naquelas vidas e em toda a região da Macedônia e Acaia (1Ts 1.6-10). Paulo desejava que o mesmo que ocorrera com a igreja dos tessalonicenses pudesse ocorrer com outras pessoas em outros lugares.
Orar por Missões é também orar por nossa igreja local. Orar acima de tudo por um reavivamento na Palavra. Que as Escrituras possam ensinar, exortar e educar cada membro para a glória de Deus!
Ore também para que Deus dê uma visão missionária à Sua igreja. Que por meio desta visão muitos das fileiras da igreja se levantem para ir, orar e ofertar para Missões.
Que Deus nos ajude a sermos fiéis em nossas orações pela obra missionária!


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL