A MISSÃO ESSENCIAL DA IGREJA É MISSÕES


 I Pedro 2:9

Introdução: 


Imagine um guarda de trânsito que faz todo o serviço bancário de uma grande empresa, cozinha maravilhosamente, é um excelente goleiro, mas não controla o trânsito na área onde é designado para trabalhar. Ou imagine uma mão bonita, adornada com finas jóias, que não consegue segurar nada. A Igreja que não faz missões é parecida com essas ilustrações.

Pode Ter bom templo, liderança bem treinada, e até mesmo muito boa reputação na cidade, mas está fora daquilo que é sua missão básica e não atende a sua natureza essencial - que naturalmente inclui a obra missionária.

O estudo de missões chama-nos naturalmente para uma reflexão sobre a Igreja. Não se faz missões sem igreja; não se é Igreja sem consciência missionária. Um tema está ligado ao outro.

II - A MISSÃO DA IGREJA E SUAS FUNÇÕES

Jesus ensina que os crentes são o "sal da terra" (Mt. 5:13) com a responsabilidade de conservar e dar gosto ao mundo em perdição; e "luz do mundo" (Mt. 5:14-16), apresentando-o ao mundo. O apóstolo Paulo também declara que somos "embaixadores de Deus" ( II Co 5:20), representando nosso Rei no mundo do império das trevas, "cuidando dos interesses do Pai", à semelhança do Senhor Jesus (Lc 2:49).

A Igreja é por definição uma comunidade de adoração, um "sacerdócio santo para proclamar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (I Pe 2:9).

III - A MISSÃO DA IGREJA E A OBRA MISSIONÁRIA
Missões é por excelência o instrumento maior pelo qual a Igreja adora e proclama a glória de Deus.

Como no Antigo Testamento o povo de Israel era chamado para espalhar (proclamar) a glória de Deus (veja Sl. 96:3), somos chamados na Igreja para sermos um só corpo e para que, "pela Igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida agora dos principados e potestades nos lugares celestiais"(Ef. 2:14-16 e 3:10).

Quando cantamos, oramos ou lemos a Bíblia na igreja  (ou como membros individualmente), estamos confessando e testemunhando que Deus é Deus, que sua palavra é guia para nossas vidas, e que nós O adoramos. Quando evangelizamos (ou desenvolvemos missões em geral), dedicamos o nosso esforço para que outras pessoas também glorifiquem o nosso Deus.

É nesse sentido que o trabalho missionário mais se aproxima da natureza essencial da Igreja, que é proclamar a glória de Deus.

Como membros as Igreja, todos nós recebemos o mandamento especial de Deus para ir pregar o Evangelho, "fazer discípulos de todas as nações" (Mc. 16:15, Mt. 28:19).

A Igreja é o instrumento de Deus para o desenvolvimento da obra missionária e missões é o instrumento da Igreja para atender à sua missão básica de proclamar a glória de Deus.

PROJETO DE DEUS PARA ABENÇOAR A IGREJA
1.     Os anjos anelaram – “ Aos quais foi revelado que não para si mesmos,mas para  vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar” – 1 Pd: 1.12.

2.     Deus não anuncia o Evangelho através de Anjos - Um homem em Cesaréia por 
nome Cornélio, centurião da côrte chamada italiana, piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, e que fazia muitas esmolas ao povo e de contínuo orava a Deus, cerca da hora nona do dia, viu claramente em visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e lhe dizia: Cornélio! Este, fitando nele os olhos e atemorizado, perguntou: Que é, Senhor? O anjo respondeu-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus; agora, pois, envia homens a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro; este se acha hospedado com um certo Simão, curtidor, cuja casa fica à beira-mar. [Ele te dirá o que deves fazer.] – At.10.1-6.

CONCLUSÃO

1.   Missões é tarefa primordial e indispensável da Igreja.
3.     Evangelização do Mundo é tarefa inacabada. (Mt:24.14)
4.     Deus quer usar Igreja.
5.     Você faz parte do Programa de Deus para alcançar o Mundo.

-    ORANDO – EF. 6.18-20.
-         CONTRIBUINDO – FP. 4.10-20.
-         INDO – MC. 16.15.

6.     Deus pode contar com você ?

     Entender o que somos como Igreja e saber qual é nosso lugar como parte dessa Igreja, deve ser para nós um desafio prático para um envolvimento mais efetivo na obra de missões. Isto é algo que deve começar com cada um de nós, e deve alcançar a igreja como um todo - para a glória do nosso Deus.





Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL