A PREGAÇÃO MISSIONÁRIA COMO RESPONSABILIDADE PASTORAL



Com a pregação, o pastor alimenta, orienta, ajuda e dirige o seu rebanho. É responsabilidade do pastor levar a igreja a executar o plano de Deus, e ele tem na pregação uma arma poderosa para atingir esse objetivo.

Portanto, prepare sermões missionários, leia livros missionários para ter assuntos e ilustrações. Pregue no poder do Espírito Santo! Pregue com autoridade! Se você crê que a Bíblia é a Palavra de Deus, suba ao púlpito da sua igreja e diga: “Assim diz o Senhor!” Faça-o com a autoridade que Deus lhe confere e verá os resultados.

No final, faça apelos, mas apelos sérios e conscientes. Muitos crentes tomam decisões emocionais porque os apelos são emocionais. Desafie os membros a levar Deus a sério e a pesar na balança suas decisões. Você poderá fazer os seguintes apelos:
  1. Apelo para que os pais dediquem os filhos à obra de missões. Em João 3.16, a Bíblia diz que Deus deu seu filho para missões. Eu tenho três filhos, e junto com minha esposa dediquei-os e consagrei-os a Deus para que sejam missionários. Que grande honra ter um filho embaixador do Rei dos reis!
  2. Apelo para que os crentes sejam missionários no trabalho, na escola e em todos os lugares.
  3. Apelo àqueles que Deus irá chamar de um modelo especial para a obra de missões mundiais.
  4. Apelo para que os crentes iniciem um movimento de oração por missões.
  5. Apelo para que os crentes contribuam financeiramente.  
     Quando você pregar a Palavra de Deus e fizer esses apelos, no poder do Espírito Santo, os resultados aparecerão, e sua igreja será transformada.

      Eu desafio você a usar a primeira oportunidade de pregação para falar sobre missões e estimular o seu povo à grande obra da evangelização do mundo! “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares” (Js 1.9). 

1. Modelos de Programas de Pregação Missionária
  1. Mensal, Bimestral e Trimestral. Separe um domingo para pregação e ênfase específica e dirigida a missões mundiais.
Procure tocar e cantar hinos e músicas especiais  referentes a missões; se for possível, apresente um testemunho ou uma entrevista com um missionário.

Apresente um relatório do ministério dos missionários sustentados por sua igreja.

Apresente alguns slides com material missionário, que motive os membros a manter e aumentar seu envolvimento na evangelização do mundo.
  1. O mês de missões mundiais. Para manter a chama de missões acesa em sua igreja, você poderá separar um mês inteiro para pregar e enfatizar missões. O ideal é fazê-lo seis meses após a Conferência Missionária Mundial, para que haja um bom equilíbrio no intervalo de tempo.
  2. O ano todo em missões mundiais. Se você preferir, poderá, além da pregação, dar ênfase mensal a uma necessidade mundial.       
  3. Todos os domingos com ênfase missionária.
    O Momento Missionário. Separe um momento do culto para dar informações e levar a igreja a orar por um missionário  ou por uma nação.

    O Boletim. Separe uma página do boletim da igreja para dar informações, colocando trechos de cartas dos missionários, o mapa de um país, pedidos específicos de oração etc.

     A Pregação. Se você faz exposição bíblica todos os domingos, naturalmente está dando ênfase missionária, porque ensina os crentes a serem maduros e frutíferos na vida cristã. 

AS MOTIVAÇÕES MISSIONÁRIAS
Podemos usar diversas idéias para motivar o povo da igreja do ministério missionário. Além da pregação, essas motivações poderão ser instrumentos de Deus para despertar, ensinar e ajudar o povo a executar a obra missionária. 

1. Mapas

Quando você mostra o mapa-múndi ao povo, Deus o usa para um despertamento missionário. Infelizmente o nosso povo não conhece bem a geografia mundial; por isso, não é motivado; e, muitas vezes, não entende o que são missões mundiais.

Portanto, leve ao púlpito um mapa-múndi bem grande, mostre o nosso país; depois, o continente; em seguida, outros continentes.

Mostre à igreja os campos fechados, o mundo muçulmano, o mundo hindu, etc. Deus vai usar isso para despertar o povo para a tarefa de evangelização do mundo.

Uma das maiores organizações missionárias do mundo, a Operação Mobilização, iniciou seu ministério com navios, por causa de uma visão que Deus deu a alguns homens, enquanto oravam sobre o mapa-múndi; e eles viram que um dos meios mais práticos de alcançar as Nações seria o navio. Oraram, pediram a Deus, e hoje o ministério dos navios Logos II e Doulos é uma realidade.

Deus usa os mapas! Encha sua igreja deles! 

2. Estatísticas

Apresente ao povo estatísticas que mostrem a situação mundial. Tome o livro “Intercessão Mundial”, manual evangélico que apresenta as estatísticas mundiais e as necessidades de oração, e coloque os números diante da igreja.

Deus usará estes números para trazer o peso da responsabilidade sobre os crentes. Por exemplo, quando você mostra que na Turquia existem 62 milhões de muçulmanos e somente 1250 evangélicos, ou que não se tem conhecimento de um único crente no Afeganistão, Deus irá usar essas informações para promover um desafio missionário.

3. Cartazes Missionários

Muitas juntas denominacionais e agências missionárias têm cartazes de desafio missionário. Além desses, peça aos membros da igreja que façam cartazes sobre missões, afixando-os em lugares estratégicos, onde todos possam ver. Isso será um desafio tanto para quem vê quanto para quem faz. Decore seu templo e dependências com motivos missionários. 

4. Fotos Missionárias

Coloque também em lugares bem visíveis fotos dos missionários e dos campos, para que o povo possa conhecer ou se lembrar deles e de seu local de trabalho. Esse é outro instrumento de Deus para despertar o povo a orar e contribuir para missões.

a) Frases Missionárias

Uma idéia bem prática que usei em nossa igreja foi a seguinte: coloquei livros missionários nas mãos dos jovens e adolescentes, e pedi-lhes que selecionassem algumas frases importantes de desafio missionário. Isso os forçou a ler com atenção, e aprenderam muito sobre missões e sobre biografias dos missionários. Depois pedi-lhes que colocassem as frases em cartazes e os pregassem em lugares estratégicos para que todos os membros da igreja pudessem lê-los. Lembro que num dos dias da convenção missionária, cheguei ao banheiro e li no espelho o seguinte: “Contribua de acordo com a tua renda, para que Deus não torne a tua renda de acordo com a tua contribuição”.

b) Testemunhos Missionários

Sempre que possível, traga um missionário, ou mesmo um vocacionado de sua igreja, para que dê o testemunho de seu chamado. Sempre há missionários fazendo promoção de missões, que poderão se agendados para sua igreja. Se você souber que há um missionário na sua região, leve-o para falar à sua igreja.

Sugeri a alguns jovens que convidassem seu pastor para que, na reunião da juventude, falasse sobre seu chamado para o ministério. Isso é bom porque vai ajudar o pastor a se lembrar do seu compromisso missionário com Deus, e também será usado por Deus para despertar os jovens. Testemunho bíblico é importante!

c) Ensino Bíblico de Missões em Todos os Ministérios da Igreja

Você poderá organizar seu próprio currículo e incorporar os ensinos em todas as áreas de sua igreja, ou usar o curso “Mobilização Missionária da Igreja Local”, ou estudar um livro missionário nas classes da  Escola Dominical, em estudos nos lares e em outras reuniões.

d) Organize os Recursos Missionários Para Sua Igreja

A Biblioteca Missionária da Igreja.

Organize uma Biblioteca Missionária para que os membros da igreja tenham acesso a livros e  informações e conheçam a obra missionária.

Faça uma grande campanha, para que cada membro da Igreja doe um livro missionário, e inclua no orçamento da igreja uma verba mensal para compra de livros.

e) A Fitoteca Missionária

Organize uma Fitoteca Missionária, comprando fitas de mensagens missionárias, testemunhos etc. Grave seus próprios sermões e coloque todas essas fitas à disposição dos membros.

f) A Videoteca Missionária

Existem diversos filmes com histórias missionárias, pregações, dramatizações missionárias etc.

                             


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL