A SAÚDE FÍSICA DO MISSIONÁRIO



ANTES DE SAIR PARA O CAMPO E NO CAMPO

Sabemos que pesam sobre o missionário, como Embaixador do Rei, inúmeras responsabilidades, principalmente quando ele está atuando em país estrangeiro. 

Sua conduta pessoal, desempenho no seu ministério, o bom relacionamento que mantém com os nacionais e também com os seus colegas de trabalho são fatores preponderantes como testemunho cristão.

Mas, diante de tantos afazeres, a tendência é espiritualizarmos tudo e negligenciarmos uma das prioridades essenciais para o bom desempenho que necessitamos para o exercício das nossas funções, que é a saúde física.

A negligência de nossa parte nesta área, não separando momentos de lazer, a  falta de exercícios físicos e principalmente o mau hábito de não levar para o nosso organismo uma alimentação de qualidade faz com nos que deparemos com tantos missionários com problemas de saúde no campo.

Muitos deles têm que retornar para um tratamento prolongado no país de origem e têm seus ministérios interrompidos forçosamente, principalmente aqueles que atuam em vários países do continente africano.

Por se tratarem de locais onde a probabilidade infecção por diferentes vírus, principalmente a Malária, faz-se necessário uma atenção redobrada no cuidado para com o nosso corpo.  Sendo ele o santuário de Deus, temos a responsabilidade de mantê-lo sempre saudável e desta forma também testemunhar e glorificar o Senhor através de nossas vidas.

Podemos afirmar sem medo  que uma alimentação de qualidade, fornecendo todos os nutrientes necessários de maneira equilibrada,  como os Construtores (proteínas), Reguladores (vitaminas), e Energéticos (carboidratos), principalmente as vitaminas que fortalecem o nosso Sistema Imunológico e defendem o nosso organismo das enfermidades, podemos desfrutar de boa saúde e glorificar ao Senhor através do nosso corpo.

Temos de praticar o domínio próprio que também é um fruto do Espírito, em utilizar na alimentação muitos legumes, verduras, frutas que contém recursos naturais preventivos. 

Quando o assunto é mordomia, um aspecto esquecido é o cuidado com o corpo. Falamos muito da mordomia dos nossos bens, mas pouco da mordomia do corpo, que é o templo do Espírito Santo (l Cor. 6.19 ). 

Se o Espírito Santo vive dentro de nós, como de fato cremos, então devemos cuidar deste “Templo” com o mesmo respeito e reverência com que os israelitas cuidaram do templo que Deus lhes mandou construir.

A SAÚDE PREVENTIVA

É de responsabilidade do missionário fazer um check– up antes de sair para o campo, e tratar de qualquer problema de saúde que tenha. Se você está sendo enviado para lugares precários, sugerimos levar o livro “Onde não há médicos” David Werner

VACINAS

(Informe-se bem sobre a vacinação). Para ir além–mar, dependendo do país, você precisará das seguintes vacinas:

● Tifóide
● Cólera
● Hepatite
● Febre Amarela (de 10 em 10 anos)

REMÉDIOS PROFILÁTICOS

Procure informar-se sobre as doenças e verminoses mais comuns na região onde você irá trabalhar. E previna-se levando medicamentos. Há uma variedade de remédios para o uso preventivo da malária.

Informe-se bem. Pois cada região onde há malária tem resistência a determinado tipo de medicamento.

ALGUNS CUIDADOS HIGIÊNICOS

A higiene é de grande importância na prevenção de muitas infecções, como as do intestino, pele, olhos, pulmões e do corpo inteiro. A limpeza pessoal e a limpeza da localidade em que vivemos são muito importantes.

Micróbios e vermes (ou seus ovos) são transmitidos, em grande quantidade, através das fezes de uma pessoa para a boca da outra, através das mãos sujas ou através de alimento ou água contaminados.

HIGIENE DO CORPO

● Em lugares em que o amarelão é comum, não ande descalço e não deixe as crianças descalças.

A infecção pelos vermes do amarelão causa grave anemia. As larvas penetram no corpo através da sola dos pés.

● Corte as unhas das crianças e as suas com freqüência.
● Cubra a boca com a mão ou lenço para tossir ou espirrar. Higiene ao Comer e Ao Beber - (Use Vasilhas bem limpas)
● O melhor para a saúde é tomar água fervida ou usar cloro na água. Você pode comprar cloro aqui no Brasil e levar para o campo.
● Não deixe moscas, baratas e outros insetos pousarem e andarem sobre os alimentos. Proteja os alimentados, cobrindo-os, colocando em lugares frescos, etc.
● Lave bem as frutas e verduras com água, cloro ou vinagre, antes de comê-las deixando-as de molho por alguns minutos.
● Não coma alimento velho que cheire mal, nem enlatados quando a lata estiver estufada.
● As pessoas doentes devem comer separadamente.

HIGIENE DA CASA

● Não deixe animais dentro de casa, cachorro lamber as crianças;
● Não deixe o lixo exposto, queime ou enterre.
● Coloque os lençóis e cobertores no sol freqüentemente.

HIGIENE DO MEIO AMBIENTE

● Construir a privada longe da fonte da água de beber, e a fossa fechada para evitar que os animais domésticos entrem e contaminem ao ambiente.



Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL