O QUE É UM CONSELHO MISSIONÁRIO


 Conselho Missionário da igreja local é um instrumento de Deus para alcançar a personalização máxima dos membros, e ajudar a igreja a ser efetiva na evangelização do mundo. Observação: usamos a nomenclatura “Conselho Missionário”, mas existem outras nomenclaturas, tais como: Secretaria de Missões, Ministério de Missões e muitas outras.

O importante é a nomenclatura existir dentro do contexto das características de sua igreja e denominação. O importante é o desenvolvimento, dentro da igreja local,  de irmãos com o propósito de utilizar seus dons e aptidões na organização e desenvolvimento da obra missionária transcultural.

Definição: 
Conselho Missionário é um grupo de membros da igreja, sob a direção da liderança da igreja local, que tem como objetivo ajudar a organizar, desenvolver e orientar a igreja na administração e nas  decisões missionárias.

2. Objetivos do Conselho Missionário:

A. Dar visão ao ministério de missões mundiais da sua igreja.
B. Providenciar ferramentas adequadas para um efetivo e crescente ministério de missões mundiais.
C. funcionar como facilitador das decisões da igreja referentes a missões mundiais.
D. Definir a política missionária da igreja, através do manual de missões.

3. Os Membros do Conselho Missionário:

A. Devem ser cheios do Espírito Santo.
B. Devem ter visão missionária.
C. Devem ser treinados.
D. Devem considerar a atividade no Conselho Missionário como  
    prioridade.

4. Sugestão de Comissões do Conselho Missionário

A. Comissão de oração:

Objetivo: despertar, motivar e manter um movimento de oração pró-missões.

Atividades:
Organizar reuniões de oração para todos os membros da igreja; preparar um calendário de oração; confeccionar a página de oração do boletim dominical da igreja; preparar e decorar a sala de oração.

B. Comissão de promoção missionária

Objetivo:
Despertar e divulgar o movimento de missões na igreja, através de informações missionárias
Atividades: organizar um boletim missionário na igreja; confeccionar cartazes missionários e mapas; apresentar estatísticas; fornecer informação missionária atualizada, promover a comunicação entre a igreja e o missionário: lendo cartas dos missionários, divulgando as necessidades deles e seus pedidos de oração, motivando a igreja a se corresponder com o missionário, e divulgando as datas de aniversário e endereços dos missionários.

C. Comissão de treinamento

Objetivo:
Selecionar, orientar, treinar e habilitar candidatos ao campo missionário
Atividades: entrevistar candidatos, providenciar treinamento prático, providenciar e acompanhar o treinamento teológico, transcultural e intelectual dos candidatos.

D. Comissão de alvos e estratégias

Objetivo:
Definir as áreas-alvo em que a igreja irá concentrar seus esforços e as estratégias que serão usadas para alcançar essas áreas
Atividades: buscar informações sobre povos não alcançados e áreas mais necessitadas.  Pesquisar possibilidades de acesso, e informações sobre cultura e costumes

E. Comissão de cuidado missionário

Objetivo:
Cuidar de todos os detalhes para que o missionário possa ir, chegar, estabelecer-se, efetivar o trabalho e permanecer no campo missionário.

Atividades:
Acompanhar o treinamento; estar em contato permanente com a agência missionária enviadora; providenciar suprimento das necessidades

F. Comissão de ensino de missões na igreja

Objetivo:
Ajudar a igreja a conhecer profundamente as implicações da obra missionária e da vida dos missionários
Atividades:
Cursos de missões; biblioteca missionária; fitoteca missionária; provisão de oportunidades de viagens para conhecimento missionário

G. Comissão de finanças

       Objetivo:
       Levantar, planejar e controlar as finanças para o sustento
       missionário.

Atividades:
Promover a oferta missionária de fé; organizar e controlar o orçamento; efetuar os pagamentos; acompanhar e verificar o tempo que o dinheiro leva para chegar nas mãos do missionário

5. O Tamanho do Conselho Missionário

A. Deve ser proporcional ao tamanho da igreja.
B. Deve ser proporcional ao volume da obra missionária da igreja.

Um Conselho Missionário bem organizado e funcional, será um instrumento de Deus para que sua igreja possa alcançar os confins da terra com o Evangelho de Cristo, e que seus membros tenham um envolvimento pessoal na evangelização do mundo.

6. Passos para a Implementação

A. Avalie seu Conselho Missionário:

1. Efetividade
2. Tamanho
3. Estrutura
4. Responsabilidade
5. Prestação de contas

B. Ore, identifique e recrute líderes-chaves para o seu Conselho Missionário

7. Implementando a Oferta Missionária de Fé em Sua Igreja

A. Não é necessário deixar os métodos anteriores.

Muitos pastores e igrejas ficam inseguros ao usar este novo método pensando que devem abandonar todos os métodos anteriores.  Você não precisa mudar, se sua igreja usa uma ou outra forma de recolher fundos para missões, apenas inclua o método da oferta missionária de fé, para levantar ainda mais finanças para o sustento missionário.

Mesmo que sua igreja tenha um grande orçamento para missões mundiais, você vai se surpreender ao ver como as pessoas dão muito mais através da oferta missionária de fé.  Veja bem:  a questão mais importante não é “quanto estou dando”, mas “quanto posso dar”, e “qual é o nosso verdadeiro potencial financeiro?”

É importante fixar um alvo para a oferta em cada conferência missionária.  Cuidado para não fixar um alvo muito alto e depois ter uma decepção.  É melhor alcançar ou ultrapassar o alvo fixado do que não alcançá-lo.

B. Depois que a oferta é recebida:

Depois de recolhidas, some os números dos valores das promessas e use o total como base para planejar a distribuição dos fundos para novos missionários e projetos do próximo ano.  Um consenso entre as igrejas que usam a oferta missionária de fé, é que usualmente é recebido 85% do total da quantia prometida.

C. Mantenha a chama acesa

Todas as vezes que for recolher dízimos e ofertas nos cultos, relembre as pessoas do seu compromisso.  Ao levar a igreja a orar por missionários, lembre os seus membros que eles estão lá por causa das contribuições financeiras.

8.  Quando Uma Igreja Não Contribui Para Missões:

A. Está se opondo à pregação do Evangelho.
B. Fecha o canal das bênçãos - Filipenses 4: 17,19.
C. Os membros contribuem diretamente para outras igrejas ou missionários.

9. Quando Uma Igreja Contribui Para Missões:

A. Ajuda no avanço da pregação do Evangelho
B. É abençoada, de acordo com a lei da semeadura - II Coríntios 9:6
C. Os membros da igreja são abençoados individualmente

10. Avalie o Resultado

A prioridade de missões mundiais em sua igreja é refletida pelo seu envolvimento financeiro.  Por isso leve em consideração os melhores meios para que sua igreja levante muitos recursos para a evangelização do mundo.  Recomendamos enfaticamente a utilização da oferta missionária de fé.  Diversas igrejas ao redor do mundo têm usado este método com grandes resultados.

11. Passos Para a Implementação

A. Avalie o envolvimento financeiro de sua igreja em missões mundiais.
B. Comece a ensinar o método da oferta missionária de fé à sua igreja, começando pela liderança.
C. No momento mais apropriado, institua a oferta missionária de fé em sua igreja.


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL