COMO FAZER MISSÕES?


             As alterações em nossa sociedade humana atual são rápidas e constantes. Vivemos em um mundo onde as nações se aproximam velozmente pelos meios de transportes e a comunicação e os satélites quebraram as barreiras da distância divulgando toda e qualquer notícia falsa ou verdadeira.

         A igreja precisa agir ensinando ao nosso povo o que é básico.  A Bíblia é a nossa regra de fé, e praticar missões é o objetivo principal dela.  Jesus ordenou a permanência dos seus discípulos em Jerusalém até o revestimento de poder (Leia Lucas 24.49).

     Retornar ao ensino básico é sentir a necessidade de revestimento de poder para que o mundo de hoje seja alcançado não pela palavra persuasiva, mas pela demonstração do Espírito Santo que transforma a vida das nações. 

           Cremos que estamos vivendo os últimos dias da oportunidade de salvação aos homens e é urgente que a obra missionária seja realizada no poder de Deus que opera milagres.
                 
            Marcos 16.20. Este versículo serve para nos lembrar que, acima de tudo, para se realizar uma autêntica Obra Missionária, é preciso ter a cooperação do Senhor Jesus, porque sem Ele nada podemos fazer. Jesus tem que estar em primeiro lugar em qualquer trabalho missionário.

         É Jesus quem nos manda ir e, também, quem nos oferece princípios orientadores para fazermos Missões.
              
          Os princípios orientadores para realizarmos a obra missionária, estão demonstrados em Atos 8.26-40, por ocasião de uma extraordinária experiência vivida pelo evangelista Filipe por ocasião da conversão do Eunuco no deserto.

     Desse texto extrairemos os seguintes princípios orientadores de Missões:

        A) Filipe era um homem guiado pelo Espírito de Deus.
              
            Não havia a menor possibilidade humana de uma comunicação entre Filipe e o eunuco; se aquele era judeu, de uma tradição que o impedia de juntar-se a um estrangeiro, este era um alto funcionário do governo etíope, não lhe sendo permitido conversar com um homem "comum".  Ocorre que Filipe era um homem guiado pelo Espírito e fazia o que Ele lhe ordenava.

B)Filipe não se deixava levar  por preconceitos ou tradições humanas

      Ele entendia que todos são pecadores e carecem da glória de Deus, não importando quem e onde esteja (Romanos 3.23; 5.8; 2 Pedro 3.9b).

C)  Filipe conhecia a Bíblia
           Ele interpretou corretamente a passagem lida pelo eunuco. Quem quiser ser bem sucedido na execução de Missões precisa conhecer a Bíblia. Ela é fundamental na realização do trabalho missionário.

D) Filipe não deixava de anunciar a Cristo
             Diz o texto (vers. 35) que Filipe "abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou Jesus". Isto nos leva a três importantes conclusões com base no sucesso ministerial daquele extraordinário missionário:  
    
a)  Cristo deve ser o centro do nosso testemunho pessoal (2 Co 2.15).
b)  Cristo deve ser o centro da nossa mensagem (2Co 1.23).
c)  Cristo deve ser o centro da nossa missão evangelística, pois o verdadeiro evangelismo é confrontar Cristo com os homens.

E) Felipe tinha um alvo definido, conduzir almas a Cristo, no caso o eunuco. 

Resta-nos fazer uma pergunta

Qual tem sido o alvo em nossa missão evangelistica? 

              
       Da experiência evangelistica de Filipe podemos então extrair cinco princípios:

           Ser guiado pelo Espírito Santo, não se deixar levar por preconceitos ou tradições humanas, conhecer a Bíblia Sagrada, não deixar de anunciar a Cristo e ter um alvo definido são princípios orientadores do trabalho missionário.

              Para realizar Missões, além de aplicar princípios acima citados, é preciso haver a prática de três ações, que são: ORAR, CONTRIBUIR E IR.



Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL