SIGNIFICADO DE ORAR, CONTRIBUIR E IR NA OBRA MISSIONÁRIA


                IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO

           A oração do crente na Obra Missionária tem duas finalidades: a primeira pode ser entendido comparando-se a oração com a missão dos “intercessores” nos dias do profeta Isaias (Leia Is 62.6-10). O versículo 10 oferece-nos a idéia de um caminho sendo aberto.

            É assim que funciona a oração em Missões. Ela vai à frente do missionário abrindo um caminho por entre a escuridão espiritual.  Há lugares em que o domínio da feitiçaria e dos demônios é tão intensos que o trabalho de evangelização se constitui por muito tempo apenas de oração, para que o domínio de Cristo seja implantado. 
              
                "Dentre todos os assuntos pelos quais possamos vir a orar, nossas orações por aqueles que vivem nas mais profundas trevas são as mais estratégicas, pois eles não têm qualquer oportunidade de receber o Evangelho através dos esforços atuais das igrejas e dos missionários. Ao orarmos por eles, estamos contestando os propósitos de nosso inimigo de prevalecer sobre as nações.  Estamos invadindo um território em que ele não havia sido anteriormente desafiado".

              Veja novamente os versículos 6 e 10 de Isaias 62.  Segundo os versículos que você leu acima, existe uma seqüência desafiadora para o missionário chamado para o  "Grande Desafio":

1.    Temos que passar pela porta  - Hoje existem algumas facilidades para a penetração do evangelho em lugares mais difíceis. Se não é possível entrar no território escolhido como obreiro, podemos entrar como profissionais liberais, como estudantes, mas não podemos ignorar a chamada e a porta que Deus tem aberto.

2.    Preparar o caminho - Tudo que plantarmos na obra missionária será a preparação para outro colher.  Nossos passos precisam da direção correta do Senhor.

3.    Aplainar a estrada - Nivelar o caminho, tornar a caminhada futura mais fácil.  Quando o missionário aplaina o caminho, outros passarão por ele mais rápido.

4.    Retirar as pedras - As pedras são símbolos de obstáculos, impedimentos, e o Senhor está interessado em retirá-las para o avanço total do Seu evangelho.

5.    Arvorar a bandeira - Para que a bandeira do Calvário seja hasteada, caminhos anteriores precisam ser trabalhados e melhorados.
               
              A Segunda finalidade da oração em Missões é provocar um despertamento missionário na igreja local. A oração aumenta o envolvimento do crente com a evangelização do mundo. Ele sente necessidade de orar objetivamente e com o conhecimento de informações missionárias.  Ele sente a necessidade de fazer algo no sentido de levar a salvação para os perdidos e até mesmo ser enviado.  É interessante notar o fato de que os mesmos que deveriam orar por ceifeiros, em Mateus 9, são os que foram enviados por Jesus para ceifar em Mateus 10.  Um líder de missões disse certa vez? "Se mais crentes se pusessem de joelhos em oração, mais crentes se poriam de pé na evangelização".
             
                      SIGNIFICADO DA CONTRIBUIÇÃO

              Contribuir em Missões envolve, principalmente, a contribuição através de bens materiais. O missionário Paulo, na sua carta aos Filipenses 1.5 agradece "pela cooperação no evangelho".  A palavra "cooperação", neste versículo, na língua original em que foi escrita a carta, tem o sentido de "ser negócios de Evangelho". Contribuir para a Obra Missionária também é uma maneira de ajuntar tesouros no céu e não ajuntar na terra, conforme está escrito em Mateus 6.20 (Leia-o em sua Bíblia).
             
                    SIGNIFICADO DE IR

               Além de orar e contribuir, o crente deve estar pronto a ir fazer trabalho missionário, se ainda não o está realizando. O profeta Isaias prontamente pediu que ele fosse o enviado, quando o Senhor perguntou: "A quem enviarei, e quem irá por nós?"  Para proclamar o Evangelho, o Senhor não envia anjos.  Ele usa homens e mulheres, seus discípulos (Leia Hebreus 2.16 e 1Pedro 1.12). Esteja pronto a repetir a resposta de Isaías: "...Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim" (Isaías 6.8b).

                   QUEM DEVE FAZER MISSÕES?

                 Na primeira parte desta lição, aprendemos que Missões é a Obra de Deus dada à Igreja que, seguindo o exemplo de Cristo, proclama por palavras e ações o Reino de Deus, chamando todos ao arrependimento e a ter fé em Cristo, enviando-os a serem discípulos dEle.

              A Bíblia nos ensina que, é da Igreja a responsabilidade de executar a Obra Missionária. Essa responsabilidade é coletiva e individual.

          A coletiva é a Igreja como reunião ou assembléia dos salvos e a individual é a de cada crente como um membro integrante da Igreja.              Em Atos dos Apóstolos encontramos as primeiras igrejas cumprindo a responsabilidade de executar a Obra Missionária. Uma amostra disso está no capítulo 13.1-3.

              O texto que você leu nos conta que a igreja em Antioquia separou e enviou Saulo e Barnabé para fazer a Obra Missionária. 

            A Igreja é responsável pelo envio e coordenação de qualquer projeto missionário. O ir não deve ser independente do enviar.  Hoje, muitos querem fazer a obra missionária à revelia da Igreja, mas só ela tem a autoridade.  Você já deve ter compreendido que o enviar não é simplesmente dar uma ordem para que alguém vá a algum lugar; é muito mais. O enviar é uma tarefa, um trabalho, um empreendimento.  Esse aspecto pode ser inferido pelas quatro ações praticadas no versículo 3. A Igreja  de Antioquia: Jejuou, orou, impôs-lhes as mãos e os despediu.

              Além de Saulo e Barnabé exercerem um ministério (v.1), terem a chamada divina (v.2), a igreja antes de enviá-los, cumpriu as quatro atitudes que vimos acima.

              O dever de fazer missões é da igreja local, ou igreja mãe, que dá os seus filhos para esta causa nobre. Se quisermos ver o mundo alcançado pelo evangelho então temos que investir nos obreiros que estão no seio da Igreja e enviá-los aos perdidos. 

              Nós queremos dizer com isto que quem envia os missionários é a igreja. Quem avalia o trabalho e a vida do obreiro é a igreja local.  A igreja não é uma agência de turismo pronta a satisfazer os propósitos das pessoas.  Ela deve ter posições claras sobre as nações não alcançadas, definição dos povos transculturais e acima de tudo priorizar as metas desta obra.
              Na parábola do Semeador (parábola missionária), Jesus traça de forma clara o seu ensino sobre mordomia e missões. Como o agricultor espera que a terra lhe produza frutos bons, Deus também espera frutos bons de nossas vidas. As orações levam as igrejas a amarem missões e receberem a inspiração de Deus para terem compaixão do mundo e o resultado será missionários mais fervorosos, com a visão de Deus e cheios de amor pelas almas.

              Para que haja continuidade na obra missionária, é necessário que os frutos não se percam.  Devemos investir na evangelização do mundo, mas também na consolidação da obra, e essa é a tarefa da igreja que envia os seus missionários.


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL