COMPROMISSO MISSIONÁRIO DA IGREJA



  Todo igreja deve estar ciente de seu compromisso missionário, pois missão é a tarefa da igreja e missões é a  igreja pondo em prática  a sua tarefa.

A igreja deve saber que tem um tríplice compromisso com o missionário que é:

1º) Treiná-lo para o campo
2º) Enviá-lo ao campo
3º) Sustentá-lo no campo

  Em primeiro lugar a igreja deve treinar o missionário antes de enviar, este treinamento deve ser teórico e pratico, e isto é feito num curso de missões onde o candidato será treinado a fim de poder se ter a certeza de sua vocação e chamada missionária, e ser preparado para executar a obra de missões com sucesso.
  
   Mas o candidato deve ter vocação e chamada missionária e ser atuante na sua igreja local, pois se ele não tem certeza de sua vocação e chamada e não produs frutos  aqui onde congrega como terá produzirá onde for enviado?
  
     Em segundo lugar a igreja deve enviar o missionário ao campo, depois de a igreja através do Espírito Santo ter selecionado o candidato e treiná-lo, agora é a vez de enviá-lo ao campo onde ele vai servir na obra do Senhor onde quer que seja enviado ele irá seguro de sua chamada disposto a trabalhar na obra missionária.

    Ele não vai como turista, mas como trabalhador executivo na obra de missões, quer seja fundar igreja desbravando ou quer seja pastorear uma igreja. Ele vai certo de sua chamada e estará disposto a sofrer pela obra se for necessário e não fazer a obra sofrer por causa dele.
 
  Em terceiro lugar a igreja além de treinar e enviar deve sustentar o missionário no campo onde ele for enviado a fim de que ele tenha tempo disponível para se empenhar na obra seguindo o exemplo da igreja de Antioquia (At 13.1-4).

A igreja de Antioquia era uma igreja que:

1º) Servia a Deus: Ela não ficava na omissão, mas fazia missões.

 2º) Jejuava em prol do missionário que seria enviado ao campo, porque ele ia precisar de poder ousadia para enfrentar as dificuldades que surgiriam em seu caminho e certo das orações da igreja ele teria confiança em Deus e sua ajuda.

 3º) Orava a favor do missionário e dos irmãos que seriam os mantenedores, orando para que o projeto do envio deste missionário tivesse sucessos e que ele fosse livre dos homens maus.

 4º) Impôs as mãos sobre os missionários que seriam enviados ao campo, ao impor as mãos sobre os missionários, a igreja ao tomar esta atitude estava declarando que seria responsável pelo sustento do missionário.

 5º) Os despediram enviando-os ao campo para desbravarem e implantarem igrejas.

Estas cinco atitudes levaram a igreja a expandir-se:

1. Geograficamente
 2. Numericamente
 3. Espiritualmente.

     Se a igreja seguir esta trilogia missionária o resultado será real e tanto o missionário quanto a obra de missões terão sucessos, e o reino de Deus crescerá expandindo suas fronteiras, e nós não estaremos em dividas para com Deus, pois quando chegarmos ante o tribunal de Cristo receberemos o nosso galardão.

O treinamento, o envio, e o sustento do missionário são de suma importância para o desempenho da obra de missões na igreja que envia e na vida do missionário que foi enviado ao campo. A igreja deve estar associada ao missionário que ela enviou ao campo. (Fp 4. 13-19)

 Se a igreja cumprir esta trilogia de missões; treinando, enviando e sustentando o missionário no campo, com certeza o resultado será patente e o reino de Deus só ganhará com isso, e os missionários no campo terão mais tempo para se dedicarem na obra no estudo e na pregação da palavra de Deus, tendo tempo suficiente para a evangelização e discipulado na igreja onde ele trabalha formando assim novos discípulos e treinando líderes.

  O treinamento o envio e o sustento do missionário ao campo têm a finalidade de ele fundar novas igrejas e formar obreiros que estará disposto a seguir o exemplo de seu líder pondo em prática aquilo que aprendeu, pois líderes devem formar novos líderes.
                                             




Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL