CHOQUE CULTURAL



               Viajar para outros países é uma das maneiras mais eficientes de se aprender inglês ou qualquer outro idioma, seja através de programas de intercâmbio, como turista ou a trabalho.
               No entanto, o sonho da temporada no exterior pode rapidamente se transformar num pesadelo. O entusiasmo e encantamento inicial vão, aos poucos, se transformando em estranhamento, frustração, sensação de impotência, chegando mesmo ao ponto do viajante ansiar pela volta imediata para casa.
               E o que é pior, muitas vezes, parece que tantos anos de estudo de inglês não serviram para nada! Você não consegue se comunicar de verdade! A isso chamamos de choque cultural. Com raras exceções, as escolas de inglês não preparam os alunos para encarar o problema.
                 O que é choque cultural?
               Podemos definir choque cultural como; (uma sensação de confusão e incerteza, às vezes com sentimentos de ansiedade, que podem afetar pessoas expostas a uma cultura ou ambiente alheio, sem uma preparação adequada).
                    O choque cultural acontece quando uma pessoa tem de conviver dentro em uma diferente e tem de encontrar o caminho em uma nova cultura, que tem um modo de vida e uma mentalidade diferente. A partir daí, nascem as dificuldades em assimilar a nova cultura, causando dificuldades em saber o que é adequado e o que não é. Muitas vezes combinada com uma aversão ou mesmo nojo (moral ou estético) a certos aspectos da nova cultura.

               Temos, nesta definição, três elementos que a caracterizam:                 a) Por que o choque cultural acontece?
               Ao entrar num ambiente culturalmente novo, você se depara com novos códigos de conduta, e isso inclui o uso da linguagem. Conhecer as palavras de um idioma ou até mesmo ser capaz de manter uma conversação não tendo uma garantia de comunicação eficiente.
                 b) Como o indivíduo se sente?
               Existem relatos das mais diversas sensações, quase todas ruins! Por se encontrar desprovido de referenciais do que é adequado ou não, a sensação é que você está de pijamas numa festa social.
               São comuns os relatos de queda na autoestima, raiva, irritação, solidão, desconforto, saudade excessiva de casa, interpretação errônea do que os outros dizem ou fazem estresse, insônia, medo e desconfiança excessivos, aversão à interação social, chegando ao extremo de se recusar a aprender o novo idioma. Há relatos, inclusive, de quadros de depressão.
                 c) Como ele passa a perceber o ambiente?
               O indivíduo que está passando por um choque cultural tende a se sentir seguro apenas em ambientes familiares, se houver (por exemplo, um apartamento dividido por brasileiros). Pode encarar situações corriqueiras como hostilizações contra ele (sentimento de perseguição).
               Também é frequente que ele crie uma série de aversões: incapacidade de gostar da comida, da música, do clima, dos hábitos sociais… A linguagem é o ponto mais afetado, pois é a partir dela que todas as outras interações acontecem.
                 O que pode causá-lo?
               O idioma é o principal causador do choque cultural, especialmente se você tem aquele amigo que sempre quebra o seu galho e faz o papel de intérprete.
               Além do mais, pode ser que tenhamos a falsa impressão de já conhecermos a fundo a cultura do país de destino, mas, por mais que vejamos filmes e noticiários ou que leiamos a respeito em livros e na internet, o convívio se revela muito mais amplo e rico em detalhes! Como a linguagem é a primeira forma de interação entre você e os seus anfitriões, é por aí que o choque cultural se instala.
               Além de lidar com a barreira do idioma, os estereótipos contribuem para este choque. Nem todo argentino dança tango, nem todo italiano fala alto, nem todo francês é bom cozinheiro, nem todo alemão bebe cerveja.
               Nós, brasileiros, também somos muito estereotipados. Vários estrangeiros já me fizeram perguntas sobre samba, futebol, novela… E nem sempre tenho o conhecimento (ou interesse) necessário para discorrer sobre esses assuntos!
              Fases
               O choque (de mudança para um país estrangeiro) frequentemente consiste em fases distintas, embora nem todo mundo passe por todas estas fases:
Fase de Lua de Mel
Fase de Negociação
Fase de ajustagem

                      Existe também um Choque cultural invertido (Reverse Culture Shock)
                 Não há sintomas fixos atribuídos ao choque cultural, pois cada pessoa é afetada de uma forma diferente.
                 Se você pensa fazer uma viagem, o choque cultural é inevitável. Não importa o quanto você sempre quis viajar pelo mundo; não importa o quanto você ame o lugar que você está visitando - mais cedo ou mais tarde, você também vai sentir o choque cultural.
                  Talvez todos ao seu redor estejam sempre se desculpando,  ou talvez você esteja em um país onde ninguém pede desculpas  por nada! Talvez a cidade seja barulhenta e o trânsito cheio de caros buzinando,  ou está em um lugar extremamente calmo e está começando a se sentir como um fantasma. 
                  Você não pode beber a sua bebida favorita, algumas coisas não fazem sentido e ninguém sabe como cozinhar um ovo da maneira que você gosta. Como você lida com a vontade de voltar para casa?
                1. Lembre-se que o choque cultural é normal
               Todos os grandes viajantes passam por isso. Marco Polo provavelmente já se sentiu do como você se sente agora. Mas ele desistiu? Não!
               Choque cultural não é um sinal que alguma coisa está errada. É parte da experiência e, finalmente, tornará as lembranças da sua viagem mais coloridas e empolgantes. Um mundo onde todos os lugares são como se sua cidade natal seria muito chato, e não seria uma aventura se cada momento for confortável.
               Não se esqueça, você não está sozinho - todos nós nos sentimos um pouco fora do lugar quando exploramos uma cultura totalmente nova

                 Como minimizar o Choque Cultural?
               A própria definição de choque cultural nos dá uma indicação de como lidar com o problema:
·        Use expressões básicas da língua-alvo

Bom dia, obrigado, por favor etc. Não leva muito tempo para aprendê-las, e quase todas as pessoas têm uma reação simpática ao ouvir um estrangeiro se esforçando para falar o idioma local!

·        Aprenda sobre a cultura local antes de viajar.

Conheça um pouco da história, religião, culinária, política, hábitos etc. Isso vai te ajudar a manter uma conversação.

·        Um guia ou manual de conversação ajuda muito! Vá estudando aos poucos, e logo você será capaz de falar as frases mais comuns sem grandes dificuldades.

·        Aprenda sobre comportamentos.

Uma palavra que é comum num local pode ser rude em outro, mesmo que o mesmo idioma seja falado nos dois! Aprenda a responder a convites e ofertas, o que se diz depois de uma refeição, como fazer elogios, como interagir em níveis hierárquicos… Ou seja, não são apenas as palavras. É como se diz!

·        Mantenha uma postura receptiva! Seja otimista! Sempre incentivei os meus alunos a dizerem “Que legal!

Tenha em mente que, até certo ponto, os habitantes locais também sofrem um choque cultural quando interagem com você!

·        last but not least, ou seja.  Um sorriso é universal!

          Explore

       Esta é a sua chance de descobrir as maravilhas do mundo. Vá em frente e viva a fase turística - passeie com uma câmera, faça um tour em um ônibus turístico e continue explorando até mesmo longe dos principais pontos turísticos. Comprometa-se a ir a um lugar novo todos os dias, mesmo que seja apenas uma rápida caminhada em uma rua desconhecida no caminho de casa.

       Fale "sim!"

       A melhor maneira de lidar com o choque cultural é manter uma mente aberta e abraçar as novas experiências à medida que elas chegam. Comprometa-se a dizer "sim". Aceite convites, coma comidas diferentes, faça um favor para um novo amigo. Você se conectará com pessoas, experimentará coisas que você nunca conheceu e fará descobertas o seu novo destino e cobre você mesmo.
       (Obviamente, use o senso comum - não diga "sim" a qualquer coisa)
       Comece um projeto
       Aprenda a cozinhar um prato local, decore a letra de uma música, , comprometa-se a aprender algo relacionado ao seu novo destino. Estar focado em alguma coisa  lhe dará uma sensação de realização e vai mantê-lo longe das suas preocupações. 

       Faça amizade com outros colegas ou moradores locais

       As vezes você só precisa conversar com alguém que
te entende. Outros estudantes internacionais irão ajudá-lo a se sentir menos isolado, eles saberão o que você está passando e poderão compartilhar dicas com você. Mas fazer amigos locais ajudará você aprender mais sobre a cultura local. 
       Explorar uma nova cultura é um dos aspetos mais recompensadores mas também difíceis de passar tempo no estrangeiro. Por mais excitante que um novo destino possa ser, pode levar tempo para te sentires confortável depois de deixares a família para trás.

       E embora o choque cultural, como é chamado, possa ser horrível no início, é algo que todo o viajante experimenta de uma forma ou outra.
               O choque cultural varia em duração e intensidade de um indivíduo para outro. Com uma postura positiva, você tornará sua viagem uma experiência inesquecível!
               Não se deixe abater pelo primeiro obstáculo – aprendemos um idioma aos poucos, dia a dia. Quanto mais contato, melhor!
               Esteja aberto às diferenças e evite rotular as coisas como piores ou melhores do que no seu país. Não há vergonha em seguir o seu próprio ritmo para se adaptar à nova realidade – mal-entendidos são inevitáveis, mas podemos escolher encará-los com bom humor! Do contrário, seria melhor ficarmos no conforto da nossa casa, em frente à TV, sem falar com ninguém!

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL