CURIOSIDADES E CULTURA

 


CULTURA AFRICANA

 

TATUAGENS

 

As tatuagens são outra maneira de decorar o corpo, mas permanentemente. O registro mais antigo de uma tatuagem vem do Egito, na múmia de Amunet. Essas tatuagens antigas eram feitas com tinta e representavam características da personalidade do tatuado.

Atualmente, vários grupos étnicos africanos usam cicatrizes ornamentais, ou seja, o desenho é feito através de um corte na pele profundo o suficiente para deixar uma cicatriz duradoura. Em outros casos, um objeto também é inserido para dar volume à pele.

TRADIÇÕES AFRICANAS CURIOSAS

As tradições são uma parte fundamental da cultura africana, tal como qualquer outro povo do planeta. Algumas dessas tradições podem parecer estranhas ou curiosas para quem não está familiarizado com África. Conheça algumas.

SEQÜESTRO DA NOIVA

Na tribo Latuka do Sudão, quando um homem quer se casar com uma mulher, ele a sequestra. Os membros mais velhos de sua família vão pedir a mão ao pai da menina em casamento e, se o pai concorda, ele bate no pretendente como um sinal de aceitação da união. Se o pai não concordar, no entanto, o homem pode se casar à força com a mulher de qualquer maneira.

CERIMÔNIA DE KHWETA

Esta cerimônia da África Austral é praticada por várias tribos e é a maneira pela qual as crianças demonstram sua masculinidade. Quando são maiores de idade, os meninos são enviados para passar vários dias ou semanas na cabana da circuncisão durante o inverno. Lá são submetidos a rigorosos testes e rituais, muitas vezes perigosos, como a dança contínua até a exaustão e a circuncisão.

COLOQUE UM PREÇO NA NOIVA

Lobola é uma tradição antiga e controversa da África Austral, na qual as famílias dos noivos negociam a quantia que o noivo deve pagar pela noiva. Todas as negociações devem ser feitas por escrito, não por telefone nem pessoalmente. As duas famílias não podem sequer se falar até que as negociações estejam completas.

CUSPA SUAS BÊNÇÃOS

Os membros da tribo Massai no Quênia e na Tanzânia cospem como uma forma de bênção. Os homens cospem nos recém-nascidos e os guerreiros massais também cospem nas mãos antes de apertar a mão de um ancião.

 

SALTO DO TOURO

Na tribo Hamer da Etiópia, para demonstrar sua masculinidade, as crianças pequenas devem correr, pular e aterrissar nas costas de um touro. Eles fazem isso várias vezes, e geralmente nus.

O NOIVO USA UM VÉU

Os tuaregues de Ahaggaren, na Argélia, fazem parte de um grupo de tuaregues de língua berbere. Em sua cultura, os homens usam lenços na cabeça quase o tempo todo. No entanto, eles podem remover o véu quando estiverem com a família ou durante uma viagem.

AS MULHERES TÊM SUAS PRÓPRIAS CASAS

Na tribo Gio, na Costa do Marfim, cada mulher tem sua pequena casa em que vive com seus filhos até que tenham idade suficiente para sair. As crianças nunca moram com os pais.

AS MULHERES NÃO PODEM CHORAR OS IDOSOS

No sudoeste do Congo, os Suku homenageiam os ancestrais e anciãos da tribo, quando morrem, com um ato realizado em uma clareira da floresta. Eles carregam presentes e ofertas lá, mas as mulheres são proibidas de participar.

FILHOS CRIADOS POR SEUS TIOS

Quando os meninos atingem os 5 ou 6 anos de idade numa tribo do norte de Angola, os Songo, eles são enviados por sua mãe para viver com seus tios. Isso ocorre porque os chefes herdam sua posição através das linhagens maternas.

A RIQUEZA É MEDIDA POR VACAS

Na tribo Pokot no Quênia, a riqueza é medida pelo número de vacas que uma família possui. A maioria das pessoas Pokot são “pessoas do milho” ou “pessoas da vaca”, o que significa que é o que cultivam em suas terras, mas todas as pessoas Pokot medem sua riqueza em vacas. O número de mulheres com quem um homem pode se casar é determinado pelo número de vacas que ele possui.

VIVER COM ANIMAIS

O povo massai, no Quênia e na Tanzânia, tem políticas rígidas contra a matança de animais selvagens. Eles mantêm gado e animais de fazenda, mas não tocam em animais selvagens. De fato, cada clã está associado a uma espécie selvagem, que geralmente vive perto deles e a trata como um membro do clã.

PROTETOR SOLAR VERMELHO

Os Himba, do norte da Namíbia, cobrem a pele com uma mistura de manteiga e gordura ocre (para se protegerem do sol), um pigmento natural da terra que contém óxido de ferro. Por esse motivo, o povo Himba parece ter um tom de pele vermelho.

 

VENCER O PRETENDENTE

A tribo Fulani vive em muitos países da África Ocidental e segue uma tradição chamada Sharo. Sharo acontece quando dois jovens querem se casar com a mesma mulher. Para competir pela namorada, eles se batiam. Os homens devem evitar os sinais de dor e quem sofre os golpes sem mostrar sinais de dor é quem pode tomá-la como esposa.

LIMPEZA COMPLETA

O povo Chewa é um dos maiores grupos indígenas do Malawi mas vive nem toda a África Central e Austral. Quando uma pessoa morre, uma tradição familiar é levar o corpo para a floresta, cortar a garganta e colocar água no corpo para limpá-lo. Eles fazem isso apertando o estômago do cadáver até que o que sai do ânus saia transparente e limpo.

ALONGAMENTO LABIAL

Quando uma menina se torna adolescente na tribo Surma do Sudão do Sul, começa o processo de alongamento labial. As meninas têm todos os dentes inferiores removidos para abrir espaço para colocar uma placa no lábio, que aumenta de tamanho a cada ano.

 

 


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL