CUIDADOS COM A SAÚDE NO CAMPO MISSIONÁRIO

 



O QUE OS MISSIONÁRIOS PRECISAM SABER


COMEÇANDO COM O BÁSICO


Começamos com as coisas básicas que todos os missionários precisam saber e como eles ministram para pessoas de outras culturas. Tal como outras pessoas, os missionários devem manter a sua saúde física e mental.

Missionários que sempre viveram sob grande esforço, mas eles parecem estar se sentindo recentemente mais “stress”. O capítulo sobre o stress e as dicas sobre o tempo de gestão orientada para as culturas, em tempo vai ajudar os missionários a reduzir o stress que sentem.

Todo mundo tem expectativas, e os missionários não são exceção se antecipando indo para o campo ou regressar ao seu país de origem. O capítulo sobre as expectativas deve ajudar a torna-las mais realistas. Missionários dizeem adeus mais do que a maioria das pessoas, e essas despedidas são muito difíceis.

Ao falarmos sobre despedidas não podemos torná-las mais fáceis, mas pelo menos os missionários vão perceber que eles são normais nos sentimentos que têm sobre assunto.

As maiorias das pessoas esperam agora a ter dificuldades  quando em entram em uma outra cultura, mas muitos são surpreendidos pelo choque cultural reverso de reentrada.

 

SOBRE A MANUTENÇÃO DA SAÚDE

(Mental e física)

Um missionário perguntou: O que você faz quando há muitas coisas para fazer, e as pessoas não são suficiente para fazê-las, e não há maneira de dar prioridade, porque tudo é uma prioridade? Esta parece ser uma, situação sem vitória e pode levar à rápida síndrome de burnout.

 Por causa dessa alta responsabilidade do ministério no campo, não há tempo para descanso, de renovação, ou recreação, e muito menos tentar ser proativo e manter o corpo em forma, ou para ter tempo de qualidade com a família.

Neste existem importantes fatores mais relacionados a manutenção da saúde física e mental do missionário. Vejamos o que podemos fazer por considerar nossas prioridades. 

AGENDA SUAS PRIORIDADES. 

O missionário estava certo em  se preocupar com as prioridades. Algumas pessoas podem dizer-lhe para priorizar a sua agenda, mas é muito mais importante a agenda de suas prioridades.

Ao priorizar a sua agenda, você se sente constantemente sob grande stress, mas você pode realizar pouco com valor duradouro. Você pode tornar-se alguém que está constantemente apagando incêndios, ao invés de prevenir os incêndios, em primeiro lugar.

Prevenir é melhor que remediar. 

O QUE É MAIS IMPORTANTE? 

Jesus fez esta pergunta em Mateus 22, quando um perito na lei lhe perguntou qual era o maior mandamento. Jesus disse-lhe: “amar a Deus com todo seu coração, alma e mente”.

É claro que Jesus estava citando Deuteronômio 5, onde Moisés disse ao povo a amar a Deus com toda a sua alma, coração e força. O comando de amar a Deus motivacional mente, emocionalmente, fisicamente e cognitivamente tem sido ao redor por séculos, e é válida até hoje.

Você pode dizer que este comando é certamente relevante para a sua condição espiritual, mas o que isso tem a ver com a sua saúde física e mental.

Mais de 850 estudos já examinaram a relação entre envolvimento religioso e os diferentes aspectos da saúde mental. Entre dois terços e três quartos destes descobriram que as pessoas experimentam uma melhor saúde mental e adaptação com mais sucesso ao estresse quando são religiosas.

Um adicional de 350 estudos examinou o envolvimento religioso e saúde. A maioria destes descobriu que as pessoas religiosas são fisicamente mais saudáveis, levam estilos de vida saudáveis, e exigem menos serviços de saúde.

A magnitude do impacto possível na saúde física, particularmente sobrevivência podem aproximar de que a abstenção de fumo de cigarro, ou adicionando 7-14 anos à vida”.

A melhor coisa que você pode fazer para manter sua saúde física e mental é colocar o seu relacionamento com Deus em sua programação primeiro. Isso deve ser tempo oportuno para pelo menos o seguinte:

 Passar o tempo com ele

 Conversando com ele em oração

 Ouvindo-o através de sua Palavra, meditando.

 Buscando o perdão e a reconciliação

Assim como os missionários Daniel viveu e trabalhou em uma cultura diferente daquele em que ele foi criado. Com a sua agenda lotada de fazer um excelente trabalho como um dos três administradores de topo do país, pode pensar que Daniel não teria muito tempo para Deus. Contudo, o costume era para ser de joelhos agradecendo a Deus pelo que havia feito e pedindo sua ajuda três vezes ao dia (Daniel 6). 

O QUE É O SEGUNDO MAIS IMPORTANTE? 

Quando perguntado o que era mais importante, em Mateus 22, Jesus passou a dizer que o segundo mais importante foi muito parecido com ele, para amar o teu próximo como a ti mesmo.

Naturalmente, isso também tinha sido ao redor por séculos, como Jesus estava citando Levítico 19. Isto é especialmente relevante para os missionários como Jesus enfatizou em João 13:34-35, que as pessoas saibam que nós somos seus discípulos pela forma como nós nos amamos.

Nenhuma evidência recente é necessária para suportar isso. Sabemos há anos que o seu sistema de apoio social é um dos fatores mais importantes na manutenção da sua saúde, tanto físicas como mental. Isto inclui uma variedade de pessoas. As pessoas específicas dependem da sua situação na vida, mas provavelmente inclui:

 Seu esposo

 Suas crianças e adolescentes

 Missionários companheiros

 Nacionais

 Envelhecimento dos pais

 Etc.                                                      

Para manter sua saúde física e mental, coloque o seu relacionamento com outros cristãos como a segunda coisa em sua programação. Isso deve ser tempo oportuno para o seguinte:

 Passar o tempo com eles

 Conversar com eles

 Ouvi-los

 Buscando o perdão e a reconciliação

QUANDO CONFRONTADOS COM UMA CRISE DE VIDA E MORTE

Daniel teve um relacionamento de longo prazo com três outros estrangeiros, a quem ele poderia voltar para pedir orações urgentes. Suas preces foram atendidas (Daniel 2). 

O TERCEIRO ITEM MAIS IMPORTANTE? 

Jesus disse que devemos amar o nosso próximo como amamos a nós mesmos. Como amar a Deus e amar o nosso próximo e amar a nós mesmos, isto significa  pelo menos o seguinte:

 Deixando de lado algum tempo para si mesmo

 Pensar corretamente sobre si mesmo (sua auto fala,     

    como uma pessoa feita de imagem de Deus)

 Geralmente cuidar do templo de Deus (nossos corpos) Deus habitou no Tabernáculo, depois no templo, e agora habita em nós.

O apóstolo Paulo salientou que os nossos corpos o templo do Espírito Santo, de modo que devemos honrar a Deus com o nosso corpo (1 Corintios 6:19-20). Portanto, a questão torna-se, como estamos fazendo para cuidar do templo de Deus? Isso inclui, pelo menos, o seguinte:

COMER CORRETAMENTE.

A criação (Gênesis 1) Deus nos deu a todos os portadores de plantas com sementes e árvores frutíferas para comer, ou seja, grãos, legumes e frutas.

Após a queda, quando começamos a comer carne, Deus colocou uma série de restrições sobre os tipos de carne e de que partes dos animais que poderiam comer.

Como um estudante de faculdade em uma cultura muito diferente da casa, Daniel questionou a comida no refeitório. Propôs e conduzido um experimento mostrando que os vegetais e a água são mais saudáveis do alimento rico e álcool, uma experiência repetida com os mesmos resultados, muitas vezes ao longo dos séculos (Daniel 1).

COMEÇAR O DESCANSO.

Deus instituiu um dia de descanso em cada semana, os Dez Mandamentos (Êxodo 20). Este foi um dia em que ninguém na casa estava a fazer qualquer trabalho, um dia de recuperação em cada semana. Jesus mais tarde recordar que o sábado foi feito para nós, não fomos nós para o sábado (Mc 2).

Uma recente pesquisa aponta que o sono é um componente essencial de uma vida longa e saudável. Embora dois reis tivessem dificuldades para dormir (Daniel 2 e 4), não há nenhuma indicação de que todos tinham esse problema, embora a sua situação era muito mais perigoso do que as de qualquer rei.

EXERCITAR-SE REGULARMENTE.

Embora não mencionado tanto como comida e descanso, Paulo escreveu que o treinamento físico é de algum valor (não é tão valioso como a piedade, o que é valioso tanto para esta vida e a próxima).

Quando ele escreveu que não era tão importante poupar trabalho e dispositivos para que as pessoas tenham o suficiente exercício das tarefas da vida diária.

Hoje nós não fazemos, por isso é melhor para nossa programação do exercício em nossos dias. Temos que esticar um pouco as coisas para encontrar um exemplo de exercício de o livro de Daniel.

Embora nós não recomendemos a “Fiery Furnaces”, Fornalha ardente (Daniel 3), nós recomendamos caminhar, correr, jogar o seu desporto preferido, etc. Passando do ponto de transpiração, pelo menos, meia hora várias vezes na semana.

Você pode se perguntar o que comer, descansar e que exercício têm a ver com saúde mental. Em psicologia geral, as três grandes categorias para ajudar a lidar com o stress:

 Apoio social (Prioridade 2)

 O exercício aeróbico (Prioridade 3)

 Tempo de relaxamento.

Seis características das pessoas felizes é que eles tendem a ter a seguinte atitude:

 A fé significativa (Prioridade 1)

 Fechar amizade ou um casamento satisfatório (Prioridade 2)

 Bom sono e exercício (Prioridade 3)

 Trabalho e lazer que se dedicam as suas competências (Prioridade 3)

 Auto-estima elevada (criado na imagem de Deus)

 Otimismo

O QUE É NOVO EM TUDO ISSO? 

Nada. Por milhares de anos as pessoas têm conhecimento dessas coisas. O problema é fazê-las. Quando o perito da lei perguntou a Jesus sobre as coisas importantes em Lucas 10, Jesus lhe perguntou o que a lei diz, e ele respondeu que se deve amar a Deus e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Jesus disse-lhe que ele estava certo que ele deveria ir fazê-lo. Então, para justificar-se o perito perguntou quem era seu vizinho.

Jesus contou a parábola do Bom Samaritano, em seguida, perguntou ao especialista que era o vizinho. Novamente o perito respondeu corretamente e, novamente, Jesus lhe disse para ir e fazer o mesmo.

Como o perito na lei, nós sabemos o que devemos fazer que muitas vezes simplesmente não fazemos e tentamos justificar a nossa atitude de não fazer ele.

 


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL