CURIOSIDADES E CULTURAS

 


CURIOSIDADES DO PERU

 

Quem vai a Puno, no Peru, muito provavelmente está pensando em conhecer o Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo! Esta é uma boa oportunidade para para conhecer o lago Titicaca, passando  pelas Ilhas Flutuantes dos Uros, Amantaní e Taquile. Conheça tudo sobre essa experiência aqui neste post .




ONDE SE HOSPEDAR EM PUNO

Recomendo o hotel Suites Antonio e pagamos USD 25,00 pela diária. O hotel é super bem localizado, o wifi é ótimo e o café da manhã era delicioso, cheio de frutas.

Já no saguão do hotel você encontrará chá e folhas de coca, além de cilindros de oxigênio, caso passe mal com “Soroche” ou o mal da altitude, como é comumente conhecido.



Kit emergência do hotel contra o mal da altitude

 PASSEIO PELO LAGO TITICACA

O Titicaca é o lago navegável mais alto do planeta, com uma altitude de 3.810 metros acima do nível do mar, e 8.372 km² de extensão. Possui 41 ilhas povoadas que fazem parte desse gigantesco e mitológico lago andino, cujas águas provêm do desgelo das montanhas ao seu redor. O Titicaca possui uma profundidade máxima de 300 metros. Imagine só!?



O QUE SE PODE  FAZER

São diversos os passeios vendidos pelas agências de Cusco, Arequipa, Puno, de outras cidades peruanas e até mesmo pela internet. Os passeios podem durar desde meio dia, onde se conhece apenas as Ilhas Flutuantes dos Uros a um custo de USD 35.00 por pessoa, até passeios de dois dias e uma noite, incluindo refeições e hospedagem a um custo de USD 85.00 por pessoa.

PRIMEIRA PARADA: ILHAS FLUTUANTES DOS UROS

Uma van buscou-nos no hotel as 8h da manhã e levou-nos até o cais, onde um barco com 36 pessoas saiu às 9h. Após uma hora de navegação chegamos nas Ilhas Flutuantes dos Uros.

Sabe aquelas embarcações típicas que aparecem no Google quando pesquisamos pelo Titicaca? Pois é… é lá que você também poderá vê-las.



As ilhas dos Uros são as ilhas flutuantes artificiais sobre as águas do Lago Titicaca. A existência dos Uros vem desde a era pré-colombiana, quando um povo homônimo desenvolveu esta forma de habitação. Hoje sinceramente parece mais aqueles passeios para turista ver, sabe? Mas ainda assim  vale a pena.

Logo na chegada o guia nos convidou a sentar para ouvirmos as explicações sobre como as ilhas são feitas e como são ancoradas, de maneira que não fiquem vagando pelo Titicaca. Imagine se uma ilha vai parar, de repente, em território Boliviano?

As ilhas são feitas a base de Totoras, uma planta herbácea aquática bem comum nas regiões de pântanos do Titicaca. Abaixo na foto, uma maquete da ilha, notem a Totora ainda verdinha!



Como dissemos, a impressão que se tem é que tudo ainda está montado para atrair o turismo. Mas é uma experiência muito interessante conhecer sobre a cultura dos Uros, o modo como vivem e principalmente a experiência de andar pelas ilhas. Nos deu uma sensação de estarmos caminhando sobre nuvens fofas flutuantes.

Se quiser, existem opções de passeios que pernoitam por lá! Deve ser interessante também.


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL