A PERSEGUIÇÃO NA SÍRIA

 


SÍRIA

 

Os nove anos de guerra na Síria levaram à maior crise de deslocamento da atualidade. Dados da Agência da ONU para Refugiados, divulgados em junho de 2020, apontam a Síria como o país com o maior número de deslocados:

8% do total. Das 79,5 milhões de pessoas em situação de deslocamento no mundo, 6,6 milhões eram da Síria até o fim de 2019. Uma parte desse total são refugiadas em outros países, mas muitas se deslocaram para cidades mais seguras dentro da própria Síria.

O relatório aponta ainda que os refugiados tendem a demorar a voltar ao país de origem devido à demora na resolução das situações que os fizeram deixar suas casas. É o caso da guerra na Síria, que se arrasta desde 2011. Entre eles há muitos cristãos, os principais alvos da invasão do Estado Islâmico no país.

Conheça Alya

Quando Alya e a família desembarcaram no aeroporto da cidade Qamishli, onde pretendiam morar, um homem desconhecido apareceu oferecendo ajuda. Era o pastor George Moushi. Alya ficou desconfiada e recusou a assistência, mas guardou o cartão de visita do líder cristão.

Quando começou a procurar um imóvel para morar, Alya se lembrou do cartão de visita e entrou em contato com o pastor George. Por meio dele, conseguiu um lar para a família e notou algo diferente no líder cristão.

“Vi que o pastor era um homem honesto e queria saber mais sobre a igreja dele”, revela. Logo, Alya começou a frequentar os cultos e conhecer os cristãos locais.

"O que realmente me atraiu foram o pastor, sua esposa e sua mãe. Eles me ajudaram, me perguntavam como eu estava e cuidaram de mim. A igreja parecia uma grande família", comenta.

A família de Alya percebeu as mudanças na vida dela e o irmão que enviava ajuda financeira interrompeu a assistência. Ela e o marido passaram a recorrer à Alliance Church, que funciona como um Centro de Esperança, pastoreada pelo pastor George. Hoje ela reconhece que teve os olhos abertos para a vida e espera que os demais parentes encontrem a Cristo e sejam salvos.

 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL