ANTROPOLOGIA -COSTUMES E CULTURA

 



O QUE É CULTURA


Para muitas pessoas, a palavra "cultura" significa o grau de estudos de uma pessoa. Por isso, é comum ouvirmos alguém falar: "Fulano de Tal tem muita cultura".

Quase todas as pessoas fazem esta associação da cultura com o desenvolvimento intelectual ou o nível de estudo de alguém. Por esta razão, uma pessoa que tem um linguajar rude, um modo de vida simples, logo é taxada de uma pessoa sem cultura.

O mesmo acontece com as tribos indígenas. Pelo fato de terem uma vida bem simples são taxadas de povo "sem cultura".

Mas esta não é a definição de um antropólogo; e muito menos a definição que vamos dar aqui.

Definimos cultura como o conjunto de comportamentos e idéias característicos de um povo, que se transmite de uma geração a outra e que resulta da socialização e aculturação verificadas no decorrer de sua história.

O termo "cultura" designa os modos de agir, e o termo "sociedade" designa o grupo de indivíduos que compartilham de um mesmo modo de agir.

"Cultura civilizada" e "cultura primitiva" são expressões comuns que designam os dois principais tipos de cultura humana, não em termos negativos, mas simplesmente em função do grau de desenvolvimento para industrialização de cada grupo. Geralmente a cultura chamada civilizada tem uma maior variedade de escolhas, todas aceitáveis dentro de uma sociedade.

Muitas vezes, em muitos aspectos, tais culturas têm conhecimentos muito mais profundos do que nós, sem que nunca tenha sido necessário passarem pelos nossos sistemas de escolaridade.

Não dispõem de todas as possibilidades de escolhas que temos, mas vivem muito bem e com sua linguagem expressam todos os conceitos da sua vida. Fixemos isto em nossa mente: a diferença está nas alternativas de comportamento.

E, muitas vezes, essa limitação de escolha e a falta das outras preocupações materiais os têm levado a um nível de vida melhor em outras áreas — moralidade, vida familiar, etc.

A antropologia define cultura como o “conjunto de comportamentos e idéias características de um povo, transmitidos de uma geração a outra, resultantes da socialização e aculturações acontecidas em todo período da história desse povo.”

 

CARACTERÍSTICAS DE UMA CULTURA:

 

·                   A cultura é DIVERSIFICADA constituída dos hábitos, mitos, religiões, folclores, costumes, língua, estruturas sociais e realizações.

 

·       A cultura é MUTÁVEL sofre a influência de outras culturas, em decorrência de inúmeros e variados fatores, resultantes da evolução do mundo, de novos conhecimentos da humanidade, das novas informações, da massificação, da globalização e das influências transculturais, da absorção de costumes, ideologias, valores e crenças de outras culturas.

 

·       A cultura é ADQUIRIDA Não é determinada por fatores biológicos ou genéticos, nem é restrita segundo a raça, porém é transmitida de uma geração a outra. Ou seja, cada geração recebe a cultura da geração ascendente, modifica-a e transmite-a à geração seguinte.

 

·       A cultura é DINÂMICA porque cada geração recebe a cultura da geração anterior, modifica-a e transmite-a à geração posterior.

 

·       A cultura é UM SISTEMA COMPARTILHADO e é preservada concordemente,  por uma sociedade.

·       A cultura é um todo integrado, cujas partes agem de maneira tal que influenciam umas às outras, contribuindo para o perfeito funcionamento do todo.

 

Os missionários evangélicos têm sido acusados pelos antropólogos de estarem destruindo a cultura do índio, com a introdução de hábitos e costumes do homem branco.

Mas isto não é verdade. Não são apenas os missionários que destroem as culturas, o comércio destrói culturas, o governo tem destruído culturas, educação tem destruído culturas, Coca-Cola tem destruído culturas, Mercedes Benz tem destruído culturas. As culturas estão sempre mudando. Não existe cultura estática.

O comércio e o governo têm destruído as culturas muito mais que os missionários. A questão sobre mudança é: a mudança é boa ou ruim. Não queremos olhar para aquelas pessoas que estão morrendo de fome e dizer que isso faz parte da cultura e deixá-las morrerem de fome. Não queremos que elas morram de pragas ou doenças se nós temos remédios e podemos ajudar. Nós como missionários, devemos ajudar as pessoas a manter suas culturas, mas transformá-las fazendo com que elas sejam melhores.

Muitos antropólogos acusam os missionários falsamente de destruírem culturas, mas o sistema educacional moderno destrói mais culturas do que os missionários. Cientistas, sociólogos...

Todos estão tentando fazer mudanças culturais. Programas de desenvolvimento e outros mais. Agora, os antropólogos não querem que elas mudem. Nesse caso, o antropólogo é colonialista, porque o antropólogo decide: “Eles não podem mudar, mesmo que eles queiram”. Se sair um novo modelo de computador, o antropólogo quer um; mas se um nativo quiser também, o antropólogo diz que não, que eles não podem ter.

Então os antropólogos devem ter muito cuidado porque às vezes eles não mudam culturas, mas eles se transformam em colonialistas, tão maus quanto aqueles que mudam as culturas.  

Ele deve contextualizar a mensagem do Evangelho dentro de cada cultura, sem corrompê-lo com o sincretismo religioso dessa cultura. A cosmovisão de uma cultura pode e deve ser modificada pelos valores universais do Evangelho, sem destruir os seus valores culturais.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL