POVOS NÃO ALCANÇADOS - DEFINIÇÕES
POVOS NÃO ALCANÇADOS: O ÚNICO E
PRINCIPAL OBJETIVO DE MISSÕES
por John Piper
1. DEFINIÇÕES DE POVOS NÃO ALCANÇADOS
Fundamentarei
minha definição de “povo” e “povo não alcançado” em Mateus 24:14 e na
estratégia missionária de Paulo definida em Romanos 15 (discutida na seção
3.5).
NO
DISCURSO DAS OLIVEIRAS JESUS DISSE,
E este Evangelho do reino
será pregado em todo o mundo, como testemunho a todas as nações.
Pego
nisso para implicar que para um povo a ser alcançado deve haver dentro dele um
compreensível (Romanos 15:21) “testemunho” da verdade de Cristo.
Este testemunho deve estar bem enraizado
para sobreviver na ausência de missionários, uma vez que Deus quer que o
testemunho continue onde quer que tenha raízes (ou seja, ele quer que a igreja
venha a existir em cada povo).
Os
parâmetros de um “povo” serão determinados pelas capacidades naturais de
entender este “testemunho”. Apocalipse 5:9 – “procedem de toda tribo, língua,
povo e nação” – sugere que os obstáculos ao apreender o testemunho podem
resultar a partir de um conjunto de fatores étnicos, linguísticos, culturais e
políticos. Isso faz com que a definição precisa de “povo” seja virtualmente
impossível.
A
dificuldade é ilustrada pelas diferentes estimativas que David Barrett, Patrick
Johnstone e Ralph Winter fazem.
Na World
Christian Encyclopedia (Enciclopédia Cristã Mundial, Oxford,
1982) David Barrett faz referência a 8.990 grupos de povos etno-linguísticos no
mundo (p. 110).
Ele diz: “Em nossa definição,
os únicos grupos de povos que podem corretamente ser chamados de não alcançados
são uns 1.000 e poucos cuja população, de cada uma delas, tem menos de 20 por
cento das pessoas evangelizadas” (p. 19).
Mais especificamente, ele diz
que há 636 grupos de povos que “não têm um número significativo de igrejas
evangelizadoras e encontram-se em países com uma minúscula presença cristã” (p.
19).
Em Operation
World (Operação Mundo, William Carey Library, 1986) Patrick
Johnstone diz:
Todos os diferentes grupos
etno-linguísticos com um carácter suficientemente distinto dentro de cada
nação, para que a plantação de igrejas possa ser necessária, formam um total de
12017.
É possível que quase 9.000
destes já tenham uma igreja viável dentro da sua cultura e, portanto, estão
minimamente alcançados. Restam pouco mais de 3000 para os quais ministérios
transculturais de plantação de igrejas sejam iniciados ou terão de ser se todas
as raças, tribos, povos e línguas (Apocalipse 7:9-10) têm de ser representados
diante do trono do Cordeiro (p.32).
Em seu
artigo, “Povos Não Alcançados: O desenvolvimento do conceito” (“International
Journal of Frontier Missions”, 1/2, 1984, pp 129-61), Ralph Winter faz seu
palpite inicial que 16750 a 17000 dos povos são não alcançados, para deixar
mais claro que é um palpite. “Neste momento da história, é muito ruim que
ninguém possa fazer melhor do que adivinhar números. Isso é o que faz a MARC …
Todo mundo está adivinhando. Estamos pedindo ajuda “(p. 147).
Ele
explica a discrepância entre sua estimativa de 24.000 povos no total em todo o
mundo e a estimativa de Barrett de 8.990 com uma ilustração. Tradutores da
instituição Wycliffe, por exemplo, vão para o sul do Sudão e contam quantas
línguas existem lá para saber em quantas línguas a Bíblia deve ser traduzida
para alcançar todos com a Palavra escrita. Eles chegam ao número de 50.
A Gospel Recordings também vai para o sul
do Sudão e contam o número de idiomas que vai exigir diferentes traduções
orais. Eles chegam ao número de 130. A proporção entre 50 e 130 é quase
idêntica à proporção entre 8.990 de Barrett e os 24.000 de Winter.
Parece-me
que cada agência missionária terá de decidir qual a definição de “grupo de
pessoas” e “povos não alcançados” eles devem usar e, em seguida, trabalhar suas
estratégias nessas definições. Essa decisão não é meu objetivo aqui.
A minha
é mais básica: a saber, todo esse conceito de almejar povos é
bíblico? É a tarefa única e primordial do esforço missionário da Igreja visar
alcançar mais e mais grupos de pessoas ou, simplesmente, ganhar mais e mais
pessoas?
A
resposta a esta questão terá um peso significativo na estratégia de missão,
independentemente de como os grupos são contados.
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