MOTIVOS PARA ORARMOS POR MISSÕES

 

OS PAIS PRECISAM CONSAGRAR SEUS 
FILHOS PARA MISSÕES



Seguindo o exemplo de Ana: “(...) Eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, orando ao Senhor. Por este menino orava eu, e o Senhor atendeu a petição que eu lhe fiz. Por isso eu também o entreguei ao Senhor por todos os dias que viver, ao Senhor está entregue” (I Samuel 1:26 ao 28).

 

1. O MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO PELOS MISSIONÁ

Você pode lutar com os missionários através das suas orações.

Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus”. (Romanos 15:30) 

2. Você pode ajudar os missionários com as suas orações

Ajudando-nos também vós com orações por nós, para que, pela mercê que por muitas pessoas nos foi feita, por muitos também sejam dadas graças a nosso respeito, pelo benefício que nos foi concedido por meio de muitos”. (II Coríntios 1:11) 

3. Alguns motivos de oração pelos missionários

• Por abertura de portas à pregação do Evangelho

Suplicai ao mesmo tempo, também por nós, para que o Deus nos abra porta à palavra (...)” (Colossenses 4:03) 

• Para que haja sabedoria e ousadia na proclamação do Evangelho

Para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para com intrepidez, fazer conhecido o ministério do evangelho (...) para que nele eu tenha coragem para falar como devo falar.” (Efésios 6:19 e 20). 

• Por livramento

Rogo-vos, irmãos , por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus, para que eu seja livre dos rebeldes que estão na Judéia” (Romanos 15:30 e 31). “Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários” (I Coríntios 16:09). “Para que sejamos livres de homens perversos e maus; porque a fé não é de todos” (II Tessalonicenses 3:02). 

• Por consolo nas provações

E a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação... ajudando-nos também vós com orações por nós.” (II Coríntios 1:07 e 11). 

• Pelos projetos missionários

Pelo que também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco; mas agora, não tenho mais o que me detenha nestas regiões, e tenho já há muitos anos grande desejo de visitar-vos, eu o farei quando for a Espanha; pois espero ver-vos de passagem e por vós ser encaminhado para lá, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia. Mas agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos (...) tendo, pois, concluído isto, e havendo-lhes consignado este fruto de lá, passando por vós irei a Espanha e bem sei que, quando for visitar-vos, chegarei na plenitude da benção de Cristo. Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito Santo, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus” (Romanos 15:22 ao 25, 28 ao 30). 

Veja quão desafiadores eram os projetos que Deus tinha colocado no coração de Paulo! E ele pede, com encarecimento, que os irmãos o apoiem em oração. Do mesmo modo cada igreja precisa adotar em oração os projetos dos seus missionários. Pela prosperidade da obra. Ore para que o missionário seja bem-sucedido em tudo que fizer, segundo a promessa do Senhor registrada em Salmos 1:03. 

A maioria dos missionários trabalha em terrenos áridos; eles gostariam muito que a obra em seu campo estivesse se propagando assim com acontece na sua igreja aqui do Brasil. Isto é possível através do ministério da oração.

Irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como também o é entre vós” (II Tessalonicenses 3:01). 

Pela família do missionário. Quantas famílias de missionários têm voltado dos campos por causa de problemas familiares. Se a família não estiver bem, o ministério também não estará. Por isso, a Palavra de Deus recomenda que o obreiro governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?” (I Timóteo 3:04 e 05).

Ouvi de um pastor amigo o seguinte testemunho. Para ser coerente com a Palavra de Deus, no início do seu ministério fez ele um voto a Deus, que se um dos seus filhos se afastasse do evangelho, ele abandonaria o ministério. Hoje, os seus filhos já crescidos, causam grande alegria ao seu coração, pois permanecem firmes no caminho do Senhor e muito ativos na vida da igreja. Deus é fiel! 

4. MOTIVOS DE ORAÇÃO PELAS FAMÍLIAS DOS MISSIONÁRIOS 

1. HARMONIA – Sem sombra de dúvida, a causa de Cristo em muito sofrerá se houver desarmonia nos três níveis familiares: entre os cônjuges, entre os pais e filhos e entre os irmãos. O ministério será muito mais difícil se não houver aquela união de que fala o apóstolo Paulo: “Para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa” (Filipenses 2:01 ao 05). Sabendo que Satanás procura desajustar a família dos pastores e missionários para destruir a obra de Deus, intensifiquem as suas orações por eles. 

2. ADAPTAÇÃO AO CAMPO 

Se não acontecer uma boa adaptação, talvez a família missionária não conseguirá resistir às pressões e dificuldades do campo e acabará voltando. Que os missionários amem o povo a quem estão servindo e possam declarar como Rute:O teu povo será o meu povo” (Rute 1:16). E Boaz a elogiou dizendo: “Bem me contou tudo quanto tens feito para com a tua sogra depois da morte do teu marido; como deixaste a teu pai e a tua mãe e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que dantes não conhecias. O Senhor recompense o que fizeste, e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor de Israel, sob cujas asas vieste abrigar” (Rute 2:11).

Que estas palavras sejam aplicadas a cada família dos missionários que deixam o seu povo e a sua pátria para servir a Deus em uma terra estranha.

Ao orarmos por esta adaptação no campo, precisamos também pedir ao Senhor que os ajude na abertura e renovação dos seus vistos de permanência no respectivo país, que na maioria das vezes é uma situação muito complicada. 

3. NECESSIDADES MATERIAIS

A maioria das pessoas passa por dificuldades materiais. Os missionários não são diferentes. Sendo que eles estão distantes das suas igrejas e dos seus familiares. Temos que interceder para que vivam dignamente dentro do seu orçamento. Temos que pedir a Deus que afaste toda a ansiedade dos seus corações e supra todas as suas necessidades. É preciso orar para que as igrejas, em parceria com as juntas missionárias, sustentem condignamente seus pastores e missionários: Devem ser considerados de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o grão. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário”(I Timóteio 5:17 e 18). 

4. Saúde 

Existem países onde os missionários não dispõe de médicos, outros onde tem bons médicos, nesses oramos a Deus para não ficarmos doentes, por causa dos altos custos de tratamento, que poderíamos dizer daqueles missionários que trabalham em países onde o sistema de saúde não oferece as mínimas condições?

Muitos dos nossos obreiros estão expostos à malária, a epidemias diversas e a tanta pestilência. Sabendo que os nossos missionários estão no campo de batalha, e sendo alvos de tantas enfermidades, que podem impor sérias restrições à obra, cabe a você sustentá-los com as suas orações, pois a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará” (Tiago 5:15).

CONCLUSÃO

O Senhor deseja que cada igreja desenvolva o seu ministério de intercessão pela obra missionária, pois é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador” (I Timóteo 2:03). 

Que você participe deste ministério Samuel disse:Longe de mim esteja o pecar contra o Senhor, deixando de orar por vós” (I Samuel 12:23). Está escrito no livro do profeta Isaías que o Senhor “maravilhou-se de que não houvesse intercessor” (Isaías 59:16). Será que Ele ainda continuará admirado em nossos dias pela falta de intercessores? 

Que o divino intercessor possa despertar o seu povo para o ministério da intercessão.Jesus tem o seu sacerdócio imutável. Por isso também pode salvar totalmente os que por ele chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hebreus 7:25).

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL