COMO ALCANÇAR OS POVOS NÃO ALCANÇADOS?

 


TIRANDO DÚVIDAS ENTRE AS PALAVRAS “CHAMADOS” E “ENVIADOS”

 

Há alguns anos, ao participar de um evento missionário, ouvi de um conferencista uma ilustração que se diga de passagem, não posso afirmar se era verdade ou apenas uma história de ficção. Mas seja lá o que for é uma ilustração no mínimo engraçada.

“Certo irmão depois de participar de um evento missionário, sentiu-se tocado em seu coração, e quando saiu daquele evento, providenciou um avião e encheu de folhetos evangelísticos e passou a jogá-los sobre a sua cidade. Daí passou a anunciar que tinha “evangelizado” toda a cidade”.

Neste texto vamos aprender que a causa da invocação é sempre o pregador, daí toda a ênfase de nosso estudo sobre o tema neste estudo.

Quem tem ou terá o privilégio de abrir a boca, segundo o que será tratado neste texto, é aquele que for enviado.

É muito comum vermos que existe uma tremenda confusão em torno da expressão “chamado missionário”.

Quero neste texto esclarecer aos nossos leitores as diferentes ideias que estão sendo ensinadas ou divulgadas por todo lado.

Estando há 37 anos envolvido com o trabalho missionário, tive a oportunidade de conhecer e ouvir muitas estórias sobre quem deveria ser missionário! Mas por incrível que pareça, este é um assunto que mais encontramos nas igrejas que mais tem prosperado financeiramente para a a Obra Missionária.

A primeira palavra chave sobre o assunto tratado neste texto é: “CHAMADO”. Algumas pessoas transmitem a ideia de que todos tem um chamado de Deus para “desistir da intenção de sair para o campo”. Isto é, “até Deus chamar, fique no Brasil, fazendo o que Deus lhe deu para fazer” Criando sua família, trabalhando e ganhando seu dinheiro”.

Na primeira carta de Paulo aos coríntios, capítulo 7, versículo 21, lemos que:  “Se você foi chamado como escravo... fique como escravo”. “Se foi chamado como judeu, continue como judeu”. Não tente mudar sua situação.

Existem pessoas que dizem que ninguém deve ser missionário, se puder sentir-se realizado em outra profissão. “Você é psicólogo, continue sendo psicólogo”. Não pense em ser missionário.

Ninguém que puder sentir-se realizado em outra profissão deve ser missionário.

Li alguns artigos e literaturas missionárias que falam do conhecido Pastor J. Oswald Schimdt, da Igreja do Povo de Toronto, Canadá. Esta foi a primeira Igreja do mundo a levantar US$ 1 milhão por ano, para Missões. E o lema do Pastor Oswald Shimit era:

“Que direito tenho eu de ouvir estas Boas Novas, duas vezes, enquanto boa parte do mundo nunca ouviu?”.

Este lema tocou tanto no coração das pessoas naquela Igreja em Toronto que elas foram ofertando seu dinheiro, foram enviando missionários, (não sei quantas eles estavam sustentando; foi uma coisa impressionante, incrível e espetacular. É realmente para criar um sentimento de culpa: “Todos nós temos que ser missionários!”.

PARA QUEM ENTÃO É O CHAMADO?

Mas o CHAMADO é para quem? “É para os outros”. “os outros”. “os outros”.

Neste texto, quero convidá-lo a refletirmos sobre o que a Bíblia tem a dizer sobre os enviados. Nosso problema , parece-me ao menos em parte, é o fato de que a ênfase da Palavra de Deus sobre o “chamado”, é um  pouco distinta da empregada na palavra “ENVIADO”.

É importante deixar bem claro nesta postagem que àquele que é “CHAMADO”, mas não é “ENVIADO”, está criando uma barreira para todo o trabalho missionário. Precisamos dar uma atenção especial a esta palavra ENVIADO.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL