SER OU NÃO SER MISSIONÁRIO?

 



QUEM DEVE SER MISSIONÁRIO?

 

Já ouvi falar de uma igreja numa cidade dos EUA, onde o Pastor desta igreja quando terminava o culto ele sempre orava pedindo ao Senhor um castigo para a vida daqueles irmãos que não estavam vivendo de acordo com a vontade de Deus.

“Que a pessoa não consiga dormir tranquila”. “Se você não dormiu bem, graças a Deus!

Então pedimos a Deus que mostre a sua graça, a Sua perturbação às nossas vidas.  Se fossemos perfeitos pediríamos paz do Senhor, e nós receberíamos a perfeita paz.

Mas enquanto há uma tarefa tão grande a cumprir, quando há milhões que estão morrendo a cada semana e indo para aquele lugar terrível, de eterna desgraça, a pergunta que fazemos a nós mesmos é: “Como podemos ficar tão tranquilos? Como podemos viver com esta paz que talvez não venha do Senhor,  mas do próprio diabo?”.

Eu quero pedir ao Senhor que após lermos este texto, sejamos por Ele incomodados, que sejamos por Ele perturbados. Que sejamos chacoalhados e que Ele tire de nós o fundamento da confiança que temos em nós mesmos para voltarmos a, verdadeiramente, pedir esta graça que pode nos mudar, perdoar, transformar...

Nosso tema enfocado neste texto é sobre algo que, certamente, que cada um de nós tem alguma ideia a respeito. É como Deus seleciona; Como a igreja reconhece a seleção divina de obreiros transculturais, aquelas pessoas que chamamos e a que damos o título de “missionários”.

Eu creio que esta área “seleção”, talvez seja a área a mais complicada em toda a missionária. E os irmãos, nos próximos minutos, não sentirem esta complicação, teremos falhado completamente.

Convido os irmãos para lermos o capítulo 10 de Romanos...

Temos uma filha, casada com duas filhas e um filho, atuando há vinte e um anos como missionária numa Ilha da Indonésia (hoje um país independente). Quantas vezes nós que somos pais e eles que são nossos filhos e missionários ouviram este texto!

Ainda crianças, a gente acompanhava este famoso texto sobre quem pode ser salvo. Eu leio em Romanos 10.13 as seguintes palavras: “Todo àquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.

É tão fácil! É só invocar o nome do Senhor e ser salvo! Naturalmente, o versículo 9, explica o que significa esta invocação. Significa confessar, significa, particularmente, crer na ressurreição de Jesus Cristo.

Continuando: “Todo àquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão o nome daquele que nunca ouviram? E como creram naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam Boas Novas do Evangelho, dos que anunciam coisa boas.

“Quão formosos são os pés daqueles que vão para outras terras e que com aquela humildade  de “ser pé”, deixam Deus falar através de suas bocas, para que pessoas possam ouvir.

Nós encontramos, aqui, modos científicos. Nós vemos que para alcançarmos determinados efeitos, são necessárias causas que os instiguem. Para tudo que acontece sempre há uma causa. Inclusive a criação do mundo, o brilhar do sol, o brilhar dessas luzes, tudo tem sua causa e na conversão, na salvação de almas, também é assim: sempre há causas. Poe isso, quando olhamos cuidadosamente para este texto, vemos uma série de causas que trazem, a reboque, os seus efeitos.

Os frutos não nascem por acaso no ar, sempre há alguém fazendo com que brotem nos galhos das arvores, devidamente firmadas em bom solo.

Para haver salvação é necessário que se tenha fé. Para invocar o nome do Senhor, no sentido que a Bíblia entende “invocar”, a gente precisa saber quem Ele é. Tem que haver fé, compromisso, entrega para Ele. E fé também não nasce só, ao acaso, espontaneamente. Fé tem sua casa. A causa da fé é ouvir a Palavra.

Se alguma coisa mudar no coração do leitor deste texto é porque ouviu a Palavra de Deus. E naturalmente, isso provocou a sua fé, porque sem crença na Palavra não haverá mudança. E para ouvir a Palavra é necessário que alguém traga a Palavra. 

E como é do conhecimento de todos, Deus não escolheu anjos para levar a Sua Palavra. Nós não podemos confiar nos anjos a responsabilidade de levar a Palavra aos aproximadamente 5 milhões de moçambicanos, ao norte do país, para gente que nunca ouviu falar de Jesus Cristo.  

Tampouco as centenas de bilhões que moram no interior da China ou no Sul da Sibéria. Nós não podemos contar com os anjos como mensageiros de Boas Novas.

Os mensageiros, segundo o próprio texto da Palavra, são pessoas que se encarnam como o próprio Jesus encarnou. A palavra “pregar” significa anunciar – obviamente com poder.


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL