ANTROPOLOGIA MISSIONÁRIA

 



DEFINIÇÃO DE ANTROPOLOGIA MISSIONÁRIA

O termo antropologia é uma composição de duas palavras gregas:

¨     anthropos = (que significa homem);  e

¨     logos = (que significa palavra, doutrina, ensino, fala).

  

O QUE É ANTROPOLOGIA?

A antropologia é o "estudo do ser humano" ou, mais especificamente, "a ciência da cultura humana", ou, como Kroeber a define, é "a ciência dos grupos humanos, seu comportamento e suas produções".

A antropologia abrange uma ampla esfera de estudos. Divide-se em duas áreas: Antropologia Física e Antropologia Cultural. Na primeira, estudam-se os primatas, a genética, a evolução, as medidas do corpo humano e as descrições das características físicas dos povos. Já a segunda estuda as culturas pré-históricas, a etnologia, o folclore, a organização social, a cultura e a personalidade, a aculturação e a aplicação da antropologia aos problemas humanos.

Na análise dos modelos padrões de vida e do comportamento humano nas diversas culturas, o antropólogo deve procurar respostas para três perguntas principais:

Quais as funções dos vários aspectos duma cultura, isto é, comida, abrigo, transporte, organização da família, crenças religiosas, língua, valores, etc?

O que faz um membro de uma sociedade agir como age? Em outras palavras, por que todos não agem da mesma maneira? Quais sãos as normas que determinam a conduta dos membros de uma sociedade?

Quais os fatores que determinam a conservação de certos aspectos culturais e a substituição de outros com o correr do tempo?

Como podemos perceber, não é suficiente apenas analisar os tipos de vestimenta ou comida de um povo, mas precisamos analisar também quem usa esta ou aquela roupa, e por que a usa. Exemplificando: no Haiti, algumas pessoas usam sapatos, e outras não. Por quê? Será porque algumas gostam de sapatos, e outras não? Por falta de dinheiro? O motivo, na verdade, é um pouco diferente. É que lá o sapato é um símbolo de classe social.

Um médico que certa vez estava passeando nas montanhas do Haiti foi abordado por alguém que lhe pediu que atendesse uma pessoa doente. O médico imediatamente perguntou: "Ele tem sapatos ou não?" Se a resposta fosse "sim", ele, então, atenderia o doente imediatamente. Mas, se a resposta fosse "não", o doente teria de esperar.

Uma coisa que para nós é tão insignificante (pois aqui quase todo mundo tem pelo menos um chinelo, e nenhum médico basearia seu atendimento numa pergunta sobre sapatos) para as pessoas do Haiti é muito importante.

Mas pense agora e faça uma lista de símbolos das várias classes sociais do Brasil. Por exemplo: o que significa uma pessoa de terno? O que significa um anel de brilhantes? Que tipo de pessoa usa chinelo na rua, ou macacão de brim, ou cabelo comprido, curto, etc?

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ANTROPOLOGIA PARA A OBRA MISSIONÁRIA? 

O missionário precisa pelo menos de duas coisas: uma é estudar as Escrituras, estudando teologia, teologia bíblica e teologia sistemática. A outra é estudar as pessoas e saber como se comunicar com as pessoas. A antropologia é importante para ajudar-nos a entender as pessoas. Muitos missionários não conhecem o povo, a cultura; a antropologia é essencial para que sejamos bons missionários. Mas a antropologia também pode nos ajudar a estudar as Escrituras porque ela nos ajuda a entender as pessoas envolvidas nas Escrituras. 

Nosso objetivo, nesta primeira parte de nosso estudo, é verificar a forma como o estudo da antropologia evoluiu e especializou-se, podendo chegar a servir como instrumento da Igreja em sua tarefa de evangelização.

Na antropologia missionária, partimos da Grande Comissão de Jesus em Mt 28.18-20, onde Jesus deu ordem para fazermos discípulos: indo, devemos batizá-los e ensiná-los até à consumação dos séculos. 

Que Deus tem interesse em todos os povos se percebe já na criação do mundo, no plano divino de salvação (1 Tm 2.4-6), na eleição do povo de Israel, na missão de seu filho único, Jesus Cristo (Jo 3.16), na missão dos apóstolos (Jo 20.21), na missão da igreja (1Pe 2.9) e nos povos salvos que adoram Jesus (Ap 7.9-17).

 

 


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