SUSTENTO DA OBRA MISSIONÁRIA, MUITO ALÉM DAS FINABÇAS

 



SUSTENTO ATRAVÉS DA ORAÇÃO

Se o sustento financeiro tem permitido o avanço da obra missionária, não menos importante é sustentá-la também em oração. Sem a intercessão, o trabalho missionário seria meramente humano. O povo de Deus precisa interceder pelos perdidos, pelos vocacionados e pelos missionários. 

1. ORAÇÃO DE INTERCESSÃO PELOS PERDIDOS 

1INTERCEDER PELOS PERDIDOS É UMA QUESTÃO TEOLÓGICA.

Por que precisamos orar por missões? Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento apresentam os fundamentos da intercessão missionária. 

EM RECONHECER A DEGRADAÇÃO DO GÊNERO HUMANO: EIS O ENSINAMENTO DA PALAVRA DE DEUS: 

 Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer (...) pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:10, 11 e 23). 

EM RECONHECER QUE O DESTINO DAQUELES QUE MORREM SEM CRISTO É O TORMENTO ETERNO 

Os ímpios irão para o inferno, sim todas as nações que se esquecem de Deus” (Salmos 9:17). “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos. E irão estes para o castigo eterno” (Mateus 25: 41 ao 46). 

EM RECONHECER QUE NÃO HÁ OUTRO MEIO DE SALVAÇÃO  

E em nenhum outro há salvação, pois também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12). “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:06). “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé...” (Efésios 2:08). 

EM RECONHECER QUE A PREGAÇÃO DO EVANGELHO É O MÉTODO DE DEUS PARA QUE OS HOMENS SEJAM SALVOS.

A fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo” (Romanos 10:17). Mas, “Como crerão, se não há quem pregue?” (Romanos 10:15). “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Marcos 16:15 e 16). 

INTERCEDER PELOS PERDIDOS É UM ATO DE COMPAIXÃO E DEMONSTRAÇÃO DE AMOR 

A intercessão de Abraão pela por Sodoma - “Destruirás também o justo com o ímpio? Se porventura houver cinqüenta justos na cidade (...), quarenta e cinco (...), quarenta (...), trinta, (...) dez justos na cidade, destruirás e não pouparás o lugar por causa dos justos que ali estão?” (Gênesis 18:23 ao 33). 

A intercessão de Moisés pelo povo idólatra - “Oh! este povo cometeu um grande pecado, fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado; ou se não, risca-me do teu livro que tens escrito” (Êxodo 32:31 e 32). 

A INTERCESSÃO DE PAULO PELO SEU POVO 

Digo a verdade em Cristo, não minto, dando testemunho comigo a minha consciência no Espírito Santo, que tenho grande tristeza e incessante dor no meu coração. Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne. Irmãos, o bom desejo do meu coração e a minha súplica a Deus por Israel é para a sua salvação” (Romanos 9:01 ao 03; 10:01). 

A INTERCESSÃO DE JESUS PELOS SEUS PERSEGUIDORES 

(...) E pelos transgressores intercedeu” (Isaías 53:12). “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). Jesus foi coerente com o seu ensinamento: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste” (Mateus 5:44, e 45). 

INTERCEDER PELOS PERDIDOS É UM MINISTÉRIO

Deus tanto nos confiou o ministério da reconciliação (II Coríntios 5:18 ao 20) como o ministério da intercessão (I Timóteo 2:01 ao 08). Estes dois ministérios estão interligados entre si e se completam para a execução da obra missionária. 

O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO FOI CONFIADO AOS RECONCILIADOS

 

Tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação” (II Coríntios 5:18).

 

 

O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO CONSISTE NA OBRA DE DEUS EM CRISTO PELO MUNDO 

A saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação” (II Coríntios 5:19). 

Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” (II Coríntios 5:21). “ 

Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos (...)” (I Timóteo 2:05 e 06). 

OS QUE PROMOVEM O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO SÃO CHAMADOS DE “EMBAIXADORES  

De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio” (II Coríntios 5:20) . 

 Para isto fui designado pregador e apóstolo (afirmo a verdade, não minto), mestre dos gentios na fé e na verdade” (I Timóteo 2:07). 

OS QUE EXERCEM O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO SÃO COOPERADORES COM DEUS 

E nós, na qualidade de cooperadores de Deus, também vos exortamos que não recebais em vão a graça de Deus” (II Coríntios 6:01). 

O MINISTÉRIO DA INTERCESSÃO DEVE SER MINISTRADO EM FAVOR DE TODOS OS HOMENS 

Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens” (I Timóteo 2:01). 

O MINISTÉRIO DA INTERCESSÃO ALEGRA O CORAÇÃO DE DEUS  

Isto é bom e aceitável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (I Timóteo 2:03 e 04). 

O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO E O MINISTÉRIO DA INTERCESSÃO DEVEM SER LEVADOS A SÉRIO 

Não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o ministério não seja censurado” (II Coríntios 6:03).

 Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem contenda” (I Timóteo 2:08). 

O MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO É VOLTADO AOS PERDIDOS DE DUAS FORMAS:

 

1.PELOS PERDIDOS QUE JÁ FORAM ALCANÇADOS

São povos que gozam do privilégio de ter o testemunho cristão através do ministério das igrejas locais e das agências missionárias.

Estes são os principais motivos de oração por eles: Por um despertamento espiritual e missionário das igrejas, para que elas sejam realmente sal da terra e luz do mundo.

Que Deus faça cessar as ondas de escândalos que mancham a imagem do Evangelho.

Por um espírito de santidade, unidade e sacrifício na vida dos crentes e dos pregadores das Boas-novas.

Que Deus quebrante os corações endurecidos, que continuam resistindo à mensagem de salvação. 

Por aqueles que “fecham o reino dos céus diante dos homens; pois, não entram, nem deixam entrar os que estão entrando” (Mateus 23:13). 

Para que haja uma unidade de propósitos do povo de Deus, como diz o apóstolo Paulo: 

Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo, e pelo amor do Espírito Santo, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus, para que eu seja livre dos rebeldes da Judéia” (Romanos 15:30 e 31).

(...) a nós nos perseguiram, e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens, e nos impedem de falar aos gentios para que sejam salvos (...)” (I Tessalonicenses 2:14 ao 16).

 

PELOS PERDIDOS QUE AINDA NÃO FORAM ALCANÇADOS.

 

ESTES SÃO OS PRINCIPAIS MOTIVOS DE ORAÇÃO: 

Pela abertura de portas ainda fechadas para a pregação do Evangelho – que toda a JANELA 10/40 seja quebrada pelo poder de Deus, em nome do Senhor Jesus. 

Para que estes povos possam buscar a Deus, como está escrito: 

Para que o restante dos homens busque ao Senhor, sim, todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado” (Atos 15:17). 

Para que Deus desperte vocacionados para trabalhar com esses povos, pois a seara é grande com tão poucos trabalhadores. 

Pelos missionários que estarão ministrando a estes povos, a fim de que tenham muita sabedoria, poder do espírito, amor sacrificial e

perseverança.

Pelos novos decididos e as igrejas plantadas entre os não-alcançados, para que tenham a paz e a proteção do Senhor (Atos 9:31).

 

O apóstolo Paulo, entendendo que o Evangelho deveria ser pregado no mundo todo, tinha como prioridade, em seu ministério, alcançar os povos não evangelizados: 

(...) De modo que desde Jerusalém e arredores, até a Ilíria, tenho divulgado o evangelho de Cristo; deste modo esforçando-me por anunciar o evangelho não onde Cristo houvera sido nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio, antes, como está escrito: Aqueles a quem não foi anunciado, o verão; e os que não ouviram, o entenderão” (Romanos 15:19 ao 21). 

Cada igreja deveria adotar em oração um dos povos não-alcançados. Deus, certamente, através deste ministério da intercessão, haverá de preparar o coração daquele povo para ouvir o Evangelho; abrirá portas fechadas e levantará missionários para lhes levar a palavra de Deus. 

O ministério de oração é uma obra de fé, “pois sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:06).

Certa vez, os muçulmanos comentaram que foram as orações dos crentes que derrubaram o regime comunista na União Soviética. 

Eles têm razão: “As armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo o baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo” (II Coríntios 10:04 e 05). 

São muitas as fortalezas a serem demolidas, inclusive a dos muçulmanos, e isto, segundo eles mesmos reconhecem, será feito através do ministério da intercessão.


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL