PEDE E EU TE DAREI AS NAÇÕES POR HERANÇA

 ORE PELA MACEDÔNIA

 

ORE PELAS NAÇÕES* *MACEDÔNIA*

 Hoje vamos orar pela Macedônia, cuja capital é Escópia. A Macedônia faz divisa com a Sérvia, Bulgária, Grécia, Albânia e Kosovo. Possui uma população de 2.076.000 habitantes, sendo que 62% são cristãos e 0,17% são evangélicos.

Tem 22 grupos étnicos sendo que 9 são não-alcançados. O idioma oficial é o macedônio. Ao total são 10 idiomas falados no país.

A economia é uma das mais pobres da antiga Iugoslávia, baseada em agricultura, uma vez que a indústria declina. Apresenta altas taxas de desemprego e imigração. É uma democracia multipartidária. Enfrenta tensões com países vizinhos, mas de maneira mais histórica com a Grécia que usa seu poder para bloquear a entrada da Macedônia na União Européia e na OTAN.

As divisões étnicas dominam a política e a sociedade. A grande população albanesa se sente mais conectada com a Albânia e Kosovo que com outros grupos na Macedônia. Os vizinhos, Grécia, Bulgária e Sérvia têm planos individuais para a Macedônia. Dificuldades econômicas levaram muitos a deixar o país ou emigrar para as cidades. Muitas das 2.000 vilas desapareceram.

Ore por sabedoria para o governo e para que comunidades divididas encontrem maneiras de construir juntas a sua nação.

A Igreja Ortodoxa Macedônia representa quase da população. Contudo, mais de 1.000 igrejas permanecem praticamente vazias, e a maioria dos macedônios não pratica sua fé.

A Igreja se dividiu da Igreja Ortodoxa Sérvia e existe conflito entre elas. A Igreja Ortodoxa Macedônia às vezes se opõe a novas expressões de cristianismo, como o evangelicalismo, mas existe algum diálogo entre elas.

Ore para que nova vida toque essa Igreja e todos os que pertencem a ela. A Igreja Evangélica cresce mais rapidamente na Macedônia que na maior parte da Europa. Ela é pequena, com menos de 100 congregações, mas tem objetivos ambiciosos para evangelização. Muitas congregações se mudam deliberadamente para cidades e bairros não evangelizados, e os evangélicos ministram através das fronteiras nacionais para compartilhar o evangelho com seus vizinhos. Isso é notável numa região tão dividida.

Ore para que os crentes trabalhem com afinco pela unidade verdadeira e para que o amor cristão uns pelos outros atraia muitos a Cristo. Eventos que envolvem cidades inteiras, congressos de oração para pastores e até sites dedicados à questão da unidade já abordam o desafio.

Ore pelas minorias étnicas. Todas com necessidades de ministério. Grupos nativos como a Missão Macedônia aos Balcãs alcançam grupos étnicos dentro da Macedônia e também nos países vizinhos. Missões estrangeiras consideram a Macedônia uma das terras mais necessitadas da Europa, responsiva ao evangelho, mas também difícil. Estas informações foram coletadas no livro Ore pelas Nações, no site do Operation World e Joshua Project.

*A oração de um justo muito pode em seus efeitos, oremos pelo país da Macedônia.

 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ESQUECERAM DE MIM...

ANTROPOLOGIA CULTURAL