A BIBLIA COMO UMA HISTÓRIA DE MISSÕES

 

O CONTEXTO É TUDO

Você já interpretou mal uma situação porque não conhecia o quadro geral? Parece que acontece com frequência na mídia hoje. Mal-entendidos acontecem e danos são causados ​​quando citações, declarações ou bytes de som são retirados do contexto. Até mesmo versículos da Bíblia foram usados ​​para grandes atos malignos quando foram removidos do contexto original.

Também existe o perigo de viver uma vida fora de contexto. Você não deveria flutuar independentemente nesta vida como um curto byte de som, fora de sincronia e fora do contexto com a história maior que Deus está criando em Sua palavra. A Bíblia tem um tema para sua grande narrativa e podemos alinhar nossas vidas com o contexto da história de Deus - se dermos tempo para entender o tema.

Que versículos vêm à mente quando você pensa na palavra “MISSÕES”? A maioria de nós tem dificuldade em nomear mais do que A Grande Comissão (Mateus 28: 18-20). Por anos, a cultura da nossa igreja tem escolhido esta passagem para ser o tema de nossas conferências missionárias e a motivação para aqueles que vão servir como missionários. Não é de se admirar que nossa obediência seja lenta - quem quer depender seu futuro em um versículo?

Missão não é algo sobre o qual a Bíblia apenas fala - missão é o assunto da Bíblia. É o contexto que fornece a espinha dorsal para a história de Deus e nossa história. Desde a criação, Deus está interessado em redimir todos os povos para Si mesmo.

Vamos olhar para a Bíblia à luz do coração de Deus para o mundo, e veremos de Gênesis ao Apocalipse, Deus está chamando todos os crentes para se unirem a Ele para trazer cada grupo de pessoas ao Seu trono. A Bíblia não é uma coleção de livros separados sem um tema ou história comum. É um livro com uma introdução: Gênesis 1-11, um enredo: Gênesis 12 - Judas e uma conclusão: Apocalipse.

ENCHER A TERRA

Deus começa em Gênesis ordenando à humanidade que encha a terra. Em Gênesis 1:28,

“Deus os abençoou e disse-lhes:“ Frutificai e multiplicai-vos; encher a terra ... ”

Deus criou Adão e Eva à Sua imagem e queria que eles enchessem a terra de portadores de imagens e adoradores. Deus sempre teve um plano para encher a terra com uma comunidade mundial de adoração. No entanto, sabemos por Gênesis 3 que o pecado se infiltrou e danificou o relacionamento com Deus e com os portadores da imagem. E no capítulo 8 o mundo não parecia tão bom.

Mas, enquanto Deus inunda a terra e começa de novo, ouça a ordem que Ele deu a Noé, logo depois que ele saiu da arca. O plano de Deus em encher a terra com adoradores permaneceu o mesmo. Gênesis 9: 1 diz: “Então Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: 'Frutificai, multiplicai-vos e enchei a terra.'” Mais uma vez, o comando é multiplicar e encher a terra com uma comunidade de adoradores. Ao chegarmos ao capítulo 11, deve haver uma pergunta simples em todas as nossas mentes: Deus faz com que a terra se encha de Sua glória?

Infelizmente, o fracasso está ao virar da esquina, e Gênesis 11: 1-4 nos diz:

“Agora o mundo inteiro tinha um idioma e um discurso comum. À medida que os homens se moviam para o leste, eles encontraram uma planície em Shinar e se estabeleceram lá ... Então eles disseram: 'Venha, vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus, para que possamos fazer um nome para nós mesmos e não ser espalhados por toda a face da terra. '”

NAÇÕES CRIADAS

Observe que neste momento há apenas um idioma e um povo; as nações ainda não existiam. O fracasso deles em encher a terra foi uma rebelião direta aos mandamentos de Deus, mas em vez de eliminá-los, Deus responde com um plano de misericórdia e criatividade. Deus confunde suas línguas e os recria em diversas nações, espalhando-os por toda a terra. Deus afirma em Gênesis 11: 7-8,

“'Venha, vamos descer e confundir a língua deles para que não se entendam.' Então o Senhor os espalhou dali por toda a terra, e eles pararam de construir a cidade. ”

Ao terminarmos a introdução, vemos que Deus tem pessoas espalhadas por toda a terra, falando muitas línguas diferentes. Como Ele vai alcançar todos eles? O que ele fará? Quem Ele vai usar? É aqui que a trama se complica.

NAÇÃO MISSIONÁRIA ESTABELECIDA

Assim que Deus cria as nações, Ele inicia um plano para reagrupar alguns de cada uma dessas línguas e grupos de pessoas. Deus separa uma nação que será sua nação missionária.

“O Senhor disse a Abrão: 'Sai do teu país, do teu povo e da casa do teu pai e vai para a terra que te mostrarei… Eu te abençoarei… e por teu intermédio todos os povos da terra serão abençoados.'” Génesis 12: 1-3

Descobrimos mais tarde que a “bênção” é a salvação por meio da fé de Abraão. Mas Deus tem um contexto maior para o que fará pelo mundo por meio de Abraão e sua família. Deus abençoa Abraão para que, por sua vez, ele e sua família sejam uma bênção para todos os grupos de pessoas do mundo. Curiosamente, essa ordem não era apenas para Abraão. Essa responsabilidade era para todos na família de Abraão. Eles eram uma família missionária. Observe Deus continuar a chamar as gerações seguintes para alcançar todas as nações. O próximo na linha é o filho de Abraão, Isaque, a quem Deus repete a ordem em Gênesis 26: 4:

“Eu farei seus descendentes tão numerosos quanto as estrelas no céu e lhes darei todas estas terras, e por meio de sua descendência todas as nações da terra serão abençoadas.”

E para o filho de Isaque, Jacó, em Gênesis 28:14:

“Seus descendentes serão como o pó da terra, e vocês se espalharão para o oeste e para o leste, para o norte e para o sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e de sua descendência. ”

A missão era para todos na família de Abraão, porque em Gênesis 12: 3 Deus prometeu que todos os povos seriam abençoados por meio deles. Cristo é o objeto de bênção para todas as nações, mas a família é o meio. Para fazer a conexão conosco, somos mencionados no Novo Testamento como sendo os descendentes espirituais de Abraão, membros de sua família (Gálatas 3:29, Efésios 2: 11-19, Romanos 9: 8). Se estamos em família, fazemos parte da missão. E como família de Deus, a igreja herda a mesma missão que o povo de Deus teve em toda a Bíblia.


FONTE:  Projeto Joshua


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO