OS GRANDES DESAFIOS EM MISSÕES MUNDIAIS

 

DESAFIOS DA EVANGELIZAÇÃO MUNDIAL

 

Uma boa maneira para começar a conhecer as necessidades do mundo atual é ter uma visão geral da situação atual do mundo. Isto oferece ao crente um amplo conhecimento das necessidades do mundo atual. 

Em João 4.35b, podemos ler: “Ora, eu vos digo; Levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa”.      

O desafio, que já é grande, torna-se ainda maior a cada minuto que vivemos. Vejamos como a população do mundo tem crescido desde quando atingiu o primeiro bilhão.  Desde o tempo de Adão,  foi somente em 1830  A.D. que o mundo alcançou o número de 1 bilhão de habitantes. O próximo bilhão veio apenas 100 anos depois, em 1930. Após 30 anos apenas, o mundo chegou a 3 bilhões. Num tempo em que não se falava muito em planejamento familiar, o mundo cresceu ainda mais rápido e atingiu seu quarto bilhão, apenas 23 anos depois. Em 1994, de acordo com as Nações Unidas, a população chegou a 5.59 bilhões. Embora o ritmo do crescimento decresceu devido a programas governamentais de planejamento familiar, doenças, guerras e outras razões, a população ainda cresce notavelmente. Hoje, já somos mais de 7 bilhões de pessoas no planeta.      

Dr. Larry Caldwell (Missions and You, pg 11) nos ajuda a compreender como o desafio é crescente na Janela 10/40. Ele escreveu que, a cada dia, 256.800 bebês nascem na Janela, contra apenas 33.600 pessoas que morrem. Provavelmente, a maioria desses infantes crescerão sob a sombra do Islã. Haverá esperança para eles? Viverão eles ainda mais uma geração sem que ninguém seja enviado para testificar-lhes do amor de Cristo? 

Resumindo, o mundo enfrenta a explosão demográfica em conseqüência do crescimento desordenado da população, que cresce numa velocidade de aproximadamente 1 bilhão de pessoas por ano. 

Há que considerar também, o crescimento científico e tecnológico, e o crescimento vertiginoso das religiões tais como Islamismo, Hinduísmo (esta com quase 700 milhões de adeptos e com o crescimento de 12%). Além da feitiçaria presente até nos desenhos infantis, nas artes e nos meios de comunicação de massa. 

Uma dos males sociais que mais afligem as pessoas em todo o mundo é a pobreza. Somam 925 milhões de pessoas. O agravante é que 211 milhões fazem parte do segmento cristão, e dos dez países mais pobres do mundo, oito deles estão entre ao países menos evangelizados.

A SITUAÇÃO RELIGIOSA 


A situação religiosa mundial pode ser conhecida através de três segmentos: os cristãos, os não cristãos já evangelizados e os não cristãos não evangelizados. 

OS CRISTÃOS – a maioria das fontes estatísticas disponíveis engloba no segmento de “cristãos” os protestantes, os evangélicos e os católicos. Os países com as maiores quantidades de cristãos, em todo o mundo, são: Estados Unidos, Brasil, antiga União Soviética, México, Alemanha, China, Filipinas, Itália, Franca e Reino Unido. 

Dentre os evangélicos a força maior são os pentecostais. Afirmam os missiologos que o movimento pentecostal inclui 464 milhões de pessoas em todo o mundo, pertencendo a cerca de 11 mil denominações, e mais de três mil denominações carismáticas independentes. Além disso, informam que dois em cada três membros do movimento pentecostal vivem em países do Terceiro Mundo. 

Entre os cristãos de todo o mundo há os cheios de amor pelos milhões sem Cristo e estão envolvidos diretamente  com o trabalho de evangelização, fazendo com que a força missionária total seja constituída de 285 mil missionários, 13% (38.000) deles enviados por igrejas de países do Terceiro Mundo. 

O  número de missionários do Terceiro Mundo está crescendo cinco vezes mais do que os do Primeiro e Segundo Mundos. Em 1988 saíram da Índia mais de 8 mil missionários, número duas vezes maior do que em 1980. A meta da Coréia do Sul é treinar pelo menos 10 mil missionários e colocar um em cada país do mundo até o ano 2000. A Igreja Pentecostal Mombasa no Quênia, rodeada por cinco mesquitas, é uma base de envio de obreiros para trabalhar entre os muçulmanos da África Oriental. E o que os brasileiros estão fazendo para alcançar os países de língua portuguesa em África? 

Quantos seremos nós, os evangélicos, no ano 2000, e quantos missionários necessitaremos, depende do seu engajamento pessoal e de cada igreja no trabalho missionário. 

OS NÃO CRISTÃOS JÁ CONTATADOS PELO EVANGELHO Há bilhões de pessoas na terra que estão evangelizadas mas não são cristãs, ou seja, já ouviram o Evangelho pelo menos uma vez com condições de compreendê-lo, mas ainda não o aceitaram ou se tornaram seguidoras de Cristo. Muitas delas são vizinhas suas! Não podemos pensar que estamos livres da responsabilidade de evangelização dos não-cristãos já evangelizados. Eles precisam ser confrontados pelo menos mais de uma vez com a pregação do Evangelho. 

OS NÃO CRISTÃOS – O último segmento é constituído pelos bilhões de pessoas que ainda, de fato, não ouviram a pregação do Evangelho. Essas pessoas vivem no Norte da África, no Oriente Médio, no Sul da África e na China. Elas têm pouca chance de ouvir o Evangelho sem que alguém de outras partes do mundo lhes pregue as Boas Novas. 

Temos que ganhar os chamados não cristãos para Cristo. Mas quanto tempo levará a mensagem do Evangelho para chegar até cada um deles? Se continuarmos na média de 50 mil pessoas por dia ouvindo a Palavra pela primeira vez, somente alcançaremos os não evangelizados daqui há 71 anos! Mas, se desejarmos que até o final do ano 2000 todos tenham sido alcançados, teremos de fazer com que 350 mil pessoas cada dia recebam as Boas Novas pela primeira vez. Se somente alcançamos cada dia 50 mil pessoas, restam diariamente 300 mil que não recebem a mensagem. A nossa tarefa é enorme!      

ANÁLISE DE APOCALIPSE 7.9 E GÊNESIS 12.3 

Durante as visões do Apocalipse, João viu claramente pessoas que vieram de todos os grupos étnicos da terra. Veja os capítulos 5.9 e 7.9. Deus permitiu essa revelação a João para mostrar à sua igreja a enorme extensão do seu plano de restauração da criatura perdida e condenada. A grande multidão foi identificada como vinda de todos os grupos étnicos originados da confusão de línguas da Torre de Babel. Veja Gen. 11.7-8. É interessante observar como a Bíblia caracteriza os grupos humanos em quatro diferentes termos: nações, tribos, povos e línguas. Nisto percebemos que Deus se preocupa com cada grupo étnico, independentemente dos seus valores culturais que definem sistemas sociais, governamentais e econômicos; sejam eles desenvolvidos ou não, "civilizados" ou "não civilizados", se possuem privilégios geográficos e recursos naturais ou não etc. 

Uma definição de cada um dos termos mencionados por João, ajuda-nos a Ter uma idéia melhor do grande desafio deixado por Jesus à sua igreja, que deve fazer discípulos de cada uma das milhares de etnias dentro desses grupos. 

·       NAÇÃO - Povo de um território politicamente organizado sob um governo central. Aproximadamente 250 nações compartilham ou disputam as fronteiras geográficas do nosso planeta. 

·       TRIBO - Grupo étnico unido pela língua, usos e tradições, que vive em comunidade sob um ou mais líderes. Como um exemplo, nas Filipinas, você pode encontrar cerca de 1 milhão e 746 mil pessoas que vivem em aproximadamente 101 tribos. 

·       POVOS - É um termo geral, mas o escritor de Apocalipse não foi redundante. O termo pode tanto referir-se a uma grande nação politicamente bem organizada ou uma pequena tribo, ou ainda ir mais além e atingir qualquer pequeno grupo nômade. Povo significa um grupo grande ou pequeno de pessoas que se identificam culturalmente. Um povo pode viver perto de outro povo dentro de uma mesma nação e ainda assim não apresentar características de tribo. Os curdos, um grande povo que vive espalhado por cinco nações (Irã, Iraque, Turquia, Síria e Azerbaijão) é um bom exemplo de povo. 

·       LÍNGUA - Código lingüístico, grupo de palavras e expressões usadas por diversos povos do mundo. Forma verbal de comunicação. Estima-se que no mundo existem 5.770 línguas principais e cerca de 16.000 dialetos. Então, teríamos cerca de 21.770 grupos humanos étno-lingüisticamente definidos. Patrick Johnstone (Intercessão Mundial, pg. 24) apresenta 6.528 línguas. Outra vez, temos o problema de diferentes aspectos considerados por diferentes lingüistas. Mas esses dados já são suficientes para termos uma idéia da complexidade do mundo lingüistico. 

Estes quatro termos bíblicos são considerados por antropólogos para definir o número de grupos étnicos no mundo. É normal que hajam diferenças entre os resultados oferecidos pelos pesquisadores, pois as fronteiras entre povos, nações, tribos e línguas não são muito fáceis de definir e mudam sempre, devido às guerras, tragédias, problemas sócio-econômico-religiosos, transformações lingüísticas e outros fatores. 

O texto de Apocalipse fala da imensurável sabedoria e onisciência de Deus, que conhecendo todas as diferenças, permitiu a João mencionar quatro palavras de tal poder abrangente, que nenhum grupo humano ficasse excluído. Assim, é vontade de Deus que o Evangelho alcance desde um pequeno povo de 100 indivíduos apenas, até as grandes nações de milhões de pessoas. Diz o texto áureo da Bíblia, "Porque Deus amou o mundo de tal maneira...", Assim é o poder abrangente do amor de Deus revelado em Ap. 7:9. 

 

UMA VISÃO DE GRUPOS ÉTNICOS 


Se a vontade de Deus aponta para cada grupo étnico da terra, então a tarefa é tremenda. Vamos dar uma olhada na África e ver como ela aparece no mapa mundi e como ela é no sentido da ordem dada por Jesus em Mat. 28:19.            


O mapa acima a esquerda mostra ao redor de 50 países com suas fronteiras políticas. À direita, vemos uma divisão aproximada e imaginária, de acordo com a posição dos milhares de grupos étnicos. É assim que a Bíblia olha para a África. O desafio é tremendo. Uma vez que haja uma igreja em Angola, por exemplo, não significa que a nação seja alcançada. É preciso analisar como está a situação entre os Ovimbundu, os Kwanyama, os Mbwela, os Nyemba e muitos outros.       

Outro exemplo é Guiné-Bissau, É um pequeno país com apenas 36 mil Km2 e cerca de 1.180.000 habitantes. Mas possui mais de 27 grupos étnicos entre os quais, os balanta, os manjako, os papel, os mankanya, os biafada etc. O Salvador veio pra procurar e salvar os perdidos de cada grupo humano de angola, Guiné-Bissau e de todas as outras nações do mundo. 

PRINCIPAIS DESAFIOS

PAÍSES MENOS EVANGELIZADOS 


O primeiro dos desafios atuais para ser enfrentado pela Igreja são os países menos evangelizados. Considerados assim porque têm minoria cristã entre a sua população. Os missiologos contam 40 países menos evangelizados e destacam dez com maioria da população não cristã: China, Índia, antiga União Soviética, Indonésia, Japão, Bangladesh, Paquistão, Nigéria, Turquia e Irã. Nesses países vivem pessoas com pouca chance de ouvir as Boas Novas de Jesus Cristo. 

A URBANIZAÇÃO – A população mundial está cada vez mais vivendo nas áreas urbanas. A urbanização é a origem de muitos desafios modernos para a evangelização. 


OS MUNDOS A, B E C:

Definições:

Mundo A: O Mundo Não Evangelizado
       

Aqueles que nunca ouviram o evangelho ou não o compreendem o suficiente para tomar uma atitude inteligente. 

 Mundo B: O Mundo Evangelizado, porém Não Cristão 

Aqueles que já ouviram o evangelho o suficiente para compreendê-lo, mas o rejeitaram.       

Mundo C: O Mundo Cristão

Aqueles que se dizem "cristãos", incluindo os nominais, católicos, ortodoxos, etc.

 

PANORAMA MUNDIAL

 

DADOS SOBRE O MUNDO E SUAS POPULAÇÕES  NO CONTEXTO DOS SÉCULOS 20 E 21 

A Situação da Evangelização Mundial

Ano

1900

1970

1998

2000

2025

População Mundial

 

 

 

 

 

1. População Total

1.619.886.800

3.697.141.000

5.892.480.000

6.158.051.000

8.294.341.000

2. Moradores Urbanos

232.694.900

1.352.784.000

2.716.806.000

2.926.306.000

5.065.354.000

3. Moradores Rurais

1.387.191.900

2.344.357.000

3.175.674.000

3.231.745.000

3.228.987.000

4. População Adulta (acima de 15)

1.025.938.000

2.310.713.000

4.059.801.000

4.242.897.000

6.229.050.000

5. Alfabetos

286.705.000

1.479.697.000

2.685.031.000

3.003.971.000

5.093.494.000

6. Analfabetos

739.233.000

831.016.000

1.374.770.000

1.238.926.000

1.135.556.000

Expansão Mundial de Cidades

 

 

 

 

 

7. Metrópoles (mais de 100.000 pop)

300

2.400

3.960

4.200

6.800

8. Megacidades (mais de 1 milhão pop)

20

161

400

433

650

9. Pobres urbanos

100 milhões

650 milhões

1.782 milhões

2.000 milhões

3.050 milhões

10. Favelados

20 milhões

260 milhões

1.043 milhões

1.300 milhões

2.100 milhões

População Mundial por Religião

 

 

 

 

 

11. Cristãos (de todo tipo)

558.056.300

1.245.934.000

1.995.026.000

2.119.342.000

3.058.229.000

12. Muçulmanos

200.102.200

564.212.000

1.154.302.000

1.240.258.000

1.957.019.000

13. Não-religiosos

2.923.300

556.169.000

886.104.000

915.714.000

1.112.191.000

14. Hindus

203.033.300

477.024.000

806.099.000

846.467.000

1.118.447.000

15. Budistas

127.159.000

237.262.000

328.233.000

334.852.000

385.818.000

16. Ateístas

225.600

169.277.000

224.489.000

231.515.000

300.878.000

17. Novas Religiões

5.910.000

78.288.000

124.835.000

130.352.000

148.266.000

18. Tribais

106.339.600

90.203.000

100.137.000

100.862.000

114.204.000

19. Sikhs

2.960.600

10.868.000

20.159.000

21.774.000

37.347.000

20. Judeus

12.269.800

13.605.000

14.180.000

15.192.000

17.158.000

21. Não-Cristãos

1.061.830.500

2.451.207.000

3.897.454.000

4.038.709.000

5.236.112.000

Cristianismo Global

 

 

 

 

 

22. Total de Cristãos como % do mundo

34.4

33.7

33.9

34.4

36.9

23. Membros afiliados de igrejas

521.563.200

1.159.119.000

1.808.278.000

1.888.270.000

2.589.206.000

24. Christãos praticantes

469.259.800

905.352.000

1.315.693.000

1.356.513.000

2.280.000.000

25. Pentecostais/Carismáticos

3.700.000

74.352.000

497.423.000

554.157.000

1.140.000.000

26. Cristãos da Grande Comissão

50 milhões

300 milhões

759.275.000

859.985.000

1.166.500.000

27. Média mártires cristãos por ano

35.600

230.000

160.000

165.000

300.000

 

Fonte: David B. Barrett, GEM (http://www.gem-werc.org)  Tradução: Sepal (www.infobrasil.org,)

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO