TÔDA A IGREJA É RESPONSÁVEL - NÓS SOMOS A IGREJA

 


SEGURE A CORDA

 

Algumas passagens bíblicas nos inspiram a proporcionar logística aos que fazem a obra de Deus. 

Encontra-se no livro de Josué, pouco antes da tomada de Jericó. Raabe ajuda os atalaias para não morrerem: 

Ela, então, os fez descer por uma corda pela janela... (Josué :15).

O que seria dos atalaias se não fossem ajudados?

Quanto tempo demoraria a tomada a Jericó?


Josué era estrategista e jamais iria a Jericó sem um novo relatório. 

Quanto mais demorasse, mais seria prorrogada a missão, um mês, um ano. 

Quem sabe? Se esta missão demorasse um ano além do planejado, não seria muito prejudicial, apenas um ou outro morreria sem ver cumprir a promessa da tomada de Jericó.


Falando em missões, os problemas são mais danosos. Jesus declarou: “Vocês não dizem: 'Daqui a quatro meses haverá acolheita'?


Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita” (João 4:35).

Quem lida com o campo sabe que existe um tempo para colheita. Passado o prazo, se os frutos não forem retirados, tudo estará perdido. 

Os “campos brancos” mencionados por Jesus,  metaforicamente, são almas. Se não houver quem promova logística para o missionário, ficará quase impossível fazer missões. Paulo ilustra bem, quando necessita, literalmente, de uma corda:

“Mas os seus discípulos o levaram de noite e o fizeram descer num cesto, através de uma abertura na muralha” (Atos 9:25). 

Talvez, se os discípulos não oferecessem este amparo a Paulo, não teríamos hoje as Epístolas sem sua espinha dorsal doutrinária. Segurar a corda é amparar os missionários, como alguém que desce a um poço para retirar água e é ajudado por pessoas do lado de fora. Veja, abaixo, como poderá segurar a corda.



BOLSO À DISPOSIÇÃO DE DEUS 

Alguns princípios estão disponíveis na Bíblia apenas para quem  serve a Deus. Um exemplo está no livro de Crônicas: 

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus  aminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra” (2 Crônicas 7:14). 28 

O texto é bem claro, traz uma promessa condicionada a uma conduta. O perdão e a cura se dão pela humilhação. Mas, logo no início do texto, sabemos a quem se destina esta promessa: ao povo de Deus, ou seja, esta promessa é para os filhos, não servirá para criaturas (João 1:12). 

Outros princípios funcionam para qualquer pessoa: 

“Seja forte corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que  rometi sob juramento aos seus antepassados ” (Josué 1:6). 

Ou ainda: "Estou para seguir o caminho de toda a terra. Por isso, seja forte e seja homem” (1 Reis2:2).

O primeiro versículo é a ordem de Deus dada a Josué como um dos requisitos para a conquista de Canaã. Algo interessante foi que Deus já tinha prometido a terra. 

“Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês” .(Josué 1:3).   

Msmo assim, exigiu  esforço de Josué. O segundo versículo é a ordem de Davi a Salomão. Fato importante é que tanto um como outro obtiveram muitas conquistas. Esforço é um princípio essencial para qualquer pessoa que deseja melhorar de vida. 

Mesmo sendo um ímpio perverso, a pessoa poderá se esforçar e alcançar uma casa, um bom emprego, etc. Inclusive, parece que os incrédulos se esforçam mais que os “crentes”.

Vejo muitos jovens crentes orando para entrar numa faculdade ou emprego público e poucos estudando para o vestibular ou exame seletivo. É por isso, que temos muitos ímpios como magistrados, jornalistas, enfim, ocupando cargos proeminentes, que poderiam ser ocupados por cristãos autênticos, testemunhando com sua vida e, com isso, influenciando a tantos outros. 

Temos um importante princípio para o crescimento de uma organização. Para qualquer instituição crescer e ir adiante com a razão de sua existência, necessita de pessoas que acreditem nela e amem o que ela promove. Clubes contam com inúmeros torcedores que pagam nãosomente o ingresso, como também uma mensalidade de sócio torcedor. Logo, se vê estádios faraônicos em nome destas instituições. 

Exemplo disso, vimos na copa do mundo 2014, realizada no Brasil. Torcedores fanáticos saindo de toda parte do mundo para prestigiar sua seleção. Em obediência a este mesmo princípio, tragicamente, encontramos pessoas dispostas a financiar ações terroristas e grupos armados. 

Ações criminosas de todas as maneiras, roubos a banco, sequestro, tráfico de drogas e outras obras do diabo, cada uma mais nefasta do que a outra. As organizações criminosas encontram apoio para ir adiante com a síndrome de Lúcifer (matar, roubar e destruir). Máfias encontram.

 O texto é bem claro, traz uma promessa condicionada a uma conduta. O perdão e a cura se dão pela humilhação. Mas, logo no início do texto, sabemos a quem se destina esta promessa: ao povo de Deus, ou seja, esta promessa é para os filhos, não servirá para criaturas (João 1:12). 

Outros princípios funcionam para qualquer pessoa: “Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados” (Josué 1:6). 

Ou ainda: "Estou para seguir o caminho de toda a terra. Por isso, seja forte e seja homem” (1 Reis2:2). 

O primeiro versículo é a ordem de Deus dada a Josué como um dos requisitos para a conquista de Canaã. Algo interessante foi que Deus já tinha prometido a terra. “Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês” . (Josué 1:3) E, mesmo assim, exigiu esforço de Josué.

O segundo versículo é a ordem de Davi a Salomão. Fato importante é que tanto um como outro obtiveram muitas conquistas. Esforço é um princípio essencial para qualquer pessoa que deseja melhorar de vida. 

Mesmo sendo um ímpio perverso, a pessoa poderá se esforçar e alcançar uma casa, um bom emprego, etc. Inclusive, parece que os incrédulos se esforçam mais que os “crentes”. 

Vejo muitos jovens crentes orando para entrar numa faculdade ou emprego público e poucos estudando para o vestibular ou exame seletivo. 

É por isso, que temos muitos ímpios como magistrados, jornalistas, enfim, ocupando cargos proeminentes, que poderiam ser ocupados por cristãos autênticos,  estemunhando com sua vida e, com isso, influenciando a tantos outros. 

Temos um importante princípio para o crescimento de uma organização. Para qualquer instituição crescer e ir adiante com a razão de sua existência, necessita de pessoas que acreditem nela e amem o que ela promove. Clubes contam com inúmeros torcedores que pagam não somente o ingresso, como também uma mensalidade de sócio torcedor.

Logo, se vê estádios faraônicos em nome destas instituições. Exemplo disso, vimos na copa do mundo 2014, realizada no Brasil.

Torcedores fanáticos saindo de toda parte do mundo para prestigiar sua seleção. Em obediência a este mesmo princípio, tragicamente, encontramos pessoas dispostas a financiar ações terroristas e grupos armados. Ações criminosas de todas as maneiras, roubos a banco, sequestro, tráfico de drogas e outras obras do diabo, cada uma mais nefasta do que a outra. As organizações criminosas encontram apoio para ir adiante com a síndrome de Lúcifer (matar, roubar e destruir).  áfias encontram .

A palavra é comparada à semente, na Bíblia. Jesus declarou, em Marcos 4:14: A oferta também é “O semeador semeia a palavra”. chamada de semente e são equiparadas. 

Paulo deixa muito claro, em 2 Coríntios 9:6-10. Lembrem-se:

“Aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra. 

Como está escrito: Distribuiu, deu os seus bens aos necessitados; a sua justiça dura para sempre. Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e aumentará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça.” Quem não contribui jamais poderá ir para o campo, pois corre alto risco de passar necessidades. Gloriosamente, Salomão escreveu:

“Reparta o que você tem com sete, até mesmo com oito, pois você não sabe que desgraça poderá cair sobre a terra” (Eclesiastes 11:2). 

Não deixe as sementes estragarem em suas mãos: “Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer, não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas” (Eclesiastes 11:6). 

O Salmista, magistralmente, disse: “Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes” (Salmos 126:6). 

Cada cristão pode contribuir financeiramente. Muitos deixam de contribuir com missões baseado no argumento de insuficiência de recursos, entretanto os mesmos não deixam de frequentar churrascarias, parques de diversão, cinemas, etc. 

Recentemente li uma pesquisa dizendo que uma boa parte dos cristãos gasta mais dinheiro com goma de mascar e refrigerante do que com missões. Talvez, isto explique a presença da Coca-Cola em lugares que o evangelho ainda não chegou.

A estes fica a pergunta do profeta: “Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão? E o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz?

Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição” (Isaías 55:2). 

A igreja dificilmente evangelizará os povos não alcançados, se cristãos continuarem com as mãos fechadas para o reino de Deus. Se o nosso trabalho na terra não refletir na eternidade, será em vão nossa caminhada. 

Em Mateus 6:19-20, Jesus fez questão de enfatizar: “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam”.

Alegre o coração de Deus, comece a investir no Reino. Tenho certeza que Deus abençoará você em qualquer empreitada, em prol das almas que perecem. Retribuição Equivalente Explanei anteriormente que a expressão “semente”, tanto indica palavra, como oferta, por causa disto receberá galardão, de igual modo, quem desce ao poço, como quem segura a corda. No livro de Samuel, temos uma história interessante sobre o assunto. Alguns homens ordinários e sem caráter, que tinham ido à guerra com Davi, não queriam dividir os despojos conquistados com os que ficaram na retaguarda, guardando as bagagens. 

Veja o que disseram: 

“Mas todos os maus e vadios que tinham ido com Davi disseram: Uma vez que não saíram conosco, não repartiremos com eles os bens que recuperamos. No entanto, cada um poderá pegar sua mulher e seus filhos e partir”. (1 Samuel 30:22-24) 

Davi respondeu: "Não, meus irmãos! Não façam isso com o que o Senhor nos deu. Ele nos protegeu e entregou em nossas mãos as forças que vieram contra nós. 

Quem concordará com o que vocês estão dizendo? A parte de quem ficou com a bagagem será a mesma de quem foi à batalha. Todos receberão partes iguais". 


Corda de Oração




“Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguemdefender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” (Eclesiastes 4:12)

A oração é imprescindível em missões. Jesus deixou claro o seu efeito na evangelização. E lhes disse: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita”.(Lucas 10:2) 

Também encontramos o mesmo, em Mateus 9:38: “Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara".

Com estes versículos, estamos autorizados a pedir para o Pai um número maior de trabalhadores, ou seja, ceifeiros destemidos.

Podemos pedir para Deus incomodar pessoas pela madrugada, para que tomem uma postura missionária. Enquanto você está dormindo em sua casa, muitos missionários estão numa prisão, logo, sua oração será de grande importância para aplacar as famílias e também o próprio missionário e até, quem sabe, livrá-lo da prisão, como aconteceu na igreja primitiva. “Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele”. (Atos 12:5) 

Deus o chamou para ser um intercessor dos que estão na linha de frente. Você desempenhará uma nobre tarefa ajudando a vanguarda.

“Quando as mãos de Moisés já estavam cansadas, eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, para que nela se assentasse. Arão e Hur mantinham erguidas as mãos de Moisés, um de cada lado, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr do sol e a batalha foi ganha”.(Êxodo 17:12)

Conheça a Igreja perseguida no mundo todo, através do site:   www.portasabertas.org.br  

Deus busca missionários intercessores, homens e mulheres que estão de prontidão pelas madrugadas. 

Em Ezequiel 22:30, Deus diz: “Procurei entre eles um homem que erguesse o muro, e se pusesse na brecha diante de mim e em favor da terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nem um só”. 

Não existe domínio que resista à oração da igreja. O socialismo resistiu por anos. Parecia uma barreira intransponível. A igreja orava incessantemente para que se extinguisse. Logo, as cortinas de ferro começaram a cair. Onde está a barreira de ferro colocada na Rússia? 

Os muros que faziam a Alemanha em duas? 

A intolerância de Lênin, Stálin e outros homens perversos que impediam a pregação do evangelho?

Onde está o comunismo? 

O pai deseja presentear os seus filhos com as extremidades da terra, somos incentivados pelo .(Salmos 2:8) “Portanto, irmãos, orem continuamente.” (1 Tessalonicenses 5:17) 

Igualmente galardão Dwight Lyman Moody foi, sem dúvida, o maior evangelista que surgiu até os dias atuais. Moody, um dia, dormiu e sonhou que recebeu uma coroa menor que a de uma velhinha da sua igreja. Em sonho, questionou a suposta “injustiça”. Logo, recebeu a informação que o
sucesso de seu ministério se dava pelas muitas orações daquela velhinha. Irmão, se você não alcançar as almas com os pés, alcance com os 33 joelhos.
 

Podemos soltar vidas aprisionadas e podemos amarrar principados e potestades, através da oração e, assim, facilitar o trabalho missionário. O próprio Senhor Jesus declarou, em Mateus 12:29: “Ou, como alguém pode entrar na casa do homem forte, e levar dali seus bens, sem antes amarrá-lo? Só então poderá roubar a casa dele”.

Ordem Específica Acima, abordamos as formas de se fazer missões: orando, contribuindo. Porém, lembre-se: “caso o Mestre o tenha convocado para IR, o seu dinheiro ou sua oração não serão aceitos como substitutos”. 

Em Atos, no capítulo 16, versículo 9, Paulo teve uma visão de um varãomacedônio rogando ajuda: “Passa à Macedônia e ajuda-nos”. Imagine se Paulo deixasse de ir e ficasse apenas no ministério de intercessão ou construindo tendas. 

O que seria desta pobre alma? 

Jamais será aceito o seu dinheiro como substituto, se Deus o chamou para ir além, com a mensagem da cruz. E aqui, chamo a atenção a três tipos de visionários: Aqueles que desejam fazer missões em Portugal, plantando igrejas; aqueles que sonham embarcar numa das aventuras mais emocionantes, a plantação de uma igreja, que faz discípulos e transforma a sua comunidade; aqueles que já plantaram igrejas e que desejam ver as comunidades plantadas se reproduzirem, a fim de dar início a um movimento de plantação de novas igrejas.


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO