MISSÕES UMA TAREFA URGENTE

 

A SEARA É GRANDE MAS OS TRABALHADORES SÃO POUCOS

 

Martin Luther King Jr. disse: "Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera." Isso se prova verdade em nossas estratégias globais para o avanço do reino de Deus. Se a ordem dada por Jesus é fazer discípulos de todas as nações (ou grupos étnicos), então podemos estabelecer como nosso objetivo encontrar aqueles grupos étnicos que não foram discipulados e ensinados a serem seguidores de Cristo.

As pessoas que desejam cumprir a Grande Comissão precisam saber onde estão esses grupos "não alcançados", de modo que nossos esforços para completar a tarefa não sejam apenas ocupados, mas produtivos.

A COLHEITA ÉABUNDANTE

 A grande maioria dessas pessoas não alcançadas vive em uma área do mundo

apelidada de "janela 10/40". A janela 10/40 é simplesmente um termo usado para descrever uma região do mundo entre 10 e 40 graus de latitude da África Ocidental à Ásia Oriental. Se você fosse desenhá-lo em um mapa, a parte superior iria de Portugal ao Japão e a parte inferior iria da Guiné, passando pela extremidade inferior da Índia, até as Filipinas. Esta é uma região importante para se pensar como um crente com mentalidade missionária, porque a maioria das pessoas que não tiveram a oportunidade de ouvir o evangelho vivem nesta região. A janela 10/40 revisada inclui 65 dos países menos alcançados do mundo. 

As pessoas que estão perdidas na janela 10/40 não estão "mais perdidas" do que seu vizinho ou membro da família que não conhece a Cristo. Mas, eles são "não alcançados" no sentido de que não tiveram a oportunidade de ouvir o Evangelho. O problema é a falta de acesso ao Evangelho. As pessoas podem ser não evangelizadas sem serem alcançadas. Existem pessoas nos Estados Unidos que não ouviram o evangelho, mas poderiam, se quisessem. A maioria das pessoas que vivem na janela 10/40 não poderia descobrir sobre Jesus, mesmo que quisesse! Essas são pessoas não alcançadas que não têm acesso ao evangelho.

Existem mais de 3,6 bilhões de pessoas não alcançadas no mundo hoje. Dessas 3,6 bilhões de pessoas, 88% vivem na janela 10/40 ou perto dela. Apenas 2,17% dessas pessoas não alcançadas vivem nas Américas do Norte e do Sul juntas!

Esta área do mundo ainda não foi alcançada por vários motivos. Primeiro, essas pessoas não vivem em um vácuo espiritual. As principais religiões do mundo começaram nesta parte do mundo e estão firmemente enraizadas lá. Somente na janela 10/40, há 724 milhões de muçulmanos, 787 milhões de hindus e 240 milhões de budistas.

TOTAL DE ADERENTES ÀS PRINCIPAIS RELIGIÕES MUNDIAIS

  • 1,6 bilhões - muçulmanos
  • 480 milhões - budistas
  • 340 milhões - religiões populares chinesas
  • 1 bilhão - hindus
  • 660 milhões - religiões tribais
  • 975 milhões - ateus e não religiosos
  • 14 milhões - judeus

Junto com isso, muitos dos países desta região são opressores ao Cristianismo. Apesar desses fatos, Jesus declarou: “a colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Isso nos leva a uma das outras principais razões pelas quais esta parte do mundo não é alcançada: há uma falta de cristãos dispostos a ir a esses lugares.

OS TRABALHADORES SÃO POUCOS

Estima-se que apenas 3% dos missionários estrangeiros hoje estão trabalhando para alcançar essas pessoas não alcançadas. Os outros 96% estão trabalhando em áreas não evangelizadas, mas não não alcançadas. De todo o dinheiro destinado a "missões" nos Estados Unidos, apenas 5,4% é usado para missões estrangeiras, de acordo com a World Christian Encyclopedia. Desses 5,4%, apenas 1% é usado para levar o evangelho a pessoas não alcançadas que não têm acesso a ele. Isso é cerca de um centavo em cada cem dólares doados para missões! O resto vai para os esforços para evangelizar ainda mais as pessoas alcançadas.

Os evangélicos americanos poderiam fornecer todos os fundos necessários para plantar uma igreja em cada um dos 7.000 grupos de pessoas com apenas 0,2% de sua renda. Se todos os missionários necessários viessem da América, menos de 0,5% dos evangélicos com idades entre 18 e 35 anos poderiam formar as equipes necessárias.

DISTRIBUIÇÃO TOTAL DE TRABALHADORES

Existem 400.000 missionários de todos os ramos da cristandade. Apenas entre 3 e 4% (13.315) desses missionários trabalham entre povos não alcançados. A distribuição dos Missionários Protestantes entre os blocos religiosos é assim:

  • 74% entre cristãos nominais
  • 3% entre budistas
  • 8% entre os povos tribais
  • 2% entre hindus
  • 6% entre muçulmanos
  • 2% entre as religiões populares chinesas
  • 4% entre ateus ou povos não religiosos
  • 1% entre os povos judeus

Devemos ter tempo para nos educar sobre como é o mundo e avaliar nossos esforços de acordo com a ordem de Deus de fazer discípulos de todos os grupos de pessoas.

A colheita é muito abundante para ignorarmos os milhões de pessoas perdidas sem conhecer a Cristo. E os trabalhadores são muito poucos para assumirmos que não há necessidade de nosso envolvimento direto em alcançar o mundo.

 

 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO