IDE E FAZEI DISCÍPULOS DE TODAS AS NAÇÕES...

 


MISSÕES E CAMPOS MISSIONÁRIOS

 


O campo para missões está sempre aberto. Afinal o mundo precisa conhecer o Cristo que veio a terra para salvar a humanidade. Para quem está interessado emmissões queremos passar alguns ensinamentos importantes:

As missões nasceram primeiramente no coração de Deus, e Ele é o grande gerenciador dessa obra ousada e desafiadora. Em sua Palavra encontramos a resposta sobre o plano de Deus para o mundo. Jesus disse: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações” (Mateus 28, 19).

O Espírito Santo foi dado para fazer dos cristãos testemunhas eficientes no mundo todo. Sendo assim, qualquer um pode ser usado por Deus para levar as Boas Novas, fazendo missões urbanas, nacionais ou mundiais.

MISSÕES URBANAS

O primeiro campo missionário deve ser o local onde a igreja está localizada. Antes de atravessar o mundo, a igreja precisa atravessar a rua, ou deve fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Mas não deve esquecer que na cidade há um farto campo para missões. Crianças, jovens, estudantes, adultos e idosos.

Existem missões que trabalham com grupos específicos: drogados, prostitutas, homossexuais, universitários ou profissionais liberais, por exemplo. Mas toda a cidade deve comover a equipe de missões. Este comover, quer dizer que o missionário deve sentir compaixão pelas almas perdidas.

É importante conhecer a cidade e seus problemas, tanto  geograficamente como espiritualmente. Algumas cidades tem conotação religiosa, outras conotação esportiva e outras financeira. Quem nela habita conhece-a melhor, cabe a igreja aproveitar as oportunidades de grandes eventos, grandes aglomerações e realizar a tarefa de evangelização urbana.

 

MISSÕES NACIONAIS

O crescimento do evangelho geralmente se dá de maneira desigual dentro de um determinado território. Motivos históricos, culturais e até espirituais estão por trás desse fato. A verdade é que basta olhar o nosso país como exemplo e encontramos regiões onde o evangelho predomina de maneira incontestável, com uma densidade demográfica de evangélicos espantosa. Em outros lugares, no entanto, há um número pequeno, e é aí que devemos investir com maior amor nas missões.

A máxima de que o nativo é o melhor evangelista para os nativos é uma verdade. Ninguém entende melhor um povo do que alguém do próprio povo. Ninguém melhor para entender um marroquino do que outro marroquino. Ninguém mais apto para evangelizar africanos do que os africanos.

Um mapa religioso com estatísticas confiáveis é um instrumento essencial para qualquer grupo missionário. Quais regiões são mais carentes? Quais cidades, estados, regiões possuem o menor numero de crentes? Como chegar a esses lugares? O que fazer? A quem enviar?

De certo modo, nunca se deve alegar que outros já estão trabalhando. A demanda é grande, e se diversos grupos se concentrarem em uma mesma área e trabalharem juntos, sem proselitismo, sem placa de igreja, a tarefa se tornará mais fácil e será levada ao sucesso bem mais rápido.

MISSÕES MUNDIAIS

O campo é o mundo, já disso o próprio Senhor. Foi difícil para a igreja evangélica quebrar seus limites geográficos e assumir a responsabilidade mundial. Hoje, mais do que nunca, ela tem procurado cumprir essa tarefa. Talvez não na velocidade necessária nem na intensidade demandada, mas a evangelização mundial tem sido levada a efeito por muitas igrejas, denominações e agencias missionárias.

A chamada “janela 10/40”, que já tem sido reavaliada de muitas formas, denota claramente que a igreja está consciente do desafio de

evangelização mundial. O mundo comunista sofreu um duro golpe e teve de abrir suas fronteiras. Alguns baluartes ainda se sustentam contra o evangelho e são motivos de constante intercessão e preocupação das igrejas. O mundo islâmico talvez seja o principal deles.

Independentemente de qual seja os desafios, a própria globalização tem de certo modo facilitado a visualização e a aplicação de estratégias. Já não é possível conviver com a abundância da Palavra de Deus, enquanto a maior parte do mundo perece com carência dela. O fato de muitos povos não terem sequer uma tradução das Escrituras Sagradas, tem trazido sensação de incomodo nos corações missionários.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO