ORGANIZE O DEPARTAMENTO DE MISSÕES DE SUA IGREJA

 

CONSELHO MISSIONÁRIO

O QUE É E COMO ORGANIZAR

 

"Missões é o cumprimento do imperativo de Deus dado à Igreja, de proclamar com fidelidade o Evangelho a todas as nações, de modo contextualizado, pela persuasão e vivência por todos os meios possíveis, estabelecendo igrejas autóctones, para a Glória de Deus" (AMTB). 

APRESENTAÇÃO 

O crescimento de nossas igrejas e a ampliação da visão em relação à sua missão têm provocado verdadeira revolução missionária nas comunidades eclesiásticas. É cada vez maior o número de crentes que sentem que devem assumir a responsabilidade de evangelizar o mundo inteiro. Nesse ideal, muitos têm se apresentado para o trabalho missionário e outro tanto assumido o compromisso de sustentar, com orações e ofertas, aqueles que vão. 

Louvamos a Deus pelo despertamento missionário porque passam muitas de nossas igrejas. Entretanto, queremos ver todas as igrejas completamente envolvidas e comprometidas com missões. Ansiamos pelo dia quando as igrejas do brasileiras tiverem o seu Conselho Missionário  bem organizado, que poderem oferecer recursos materiais e espirituais àqueles que hoje servem de exemplo para os futuros missionários. 

Com a finalidade de ajudar cada igreja a desenvolver a obra missionária de maneira abrangente, preparamos o manual Conselho Missionário: O que é e como organizar. Com ele todas as igrejas, qualquer que seja o seu tamanho, serão capazes de organizar um Conselho Missionário e de trabalhar de maneira mais eficiente na ampliação da visão missionária dos crentes. 

Nossa oração é que este manual ajude sua igreja a cumprir as determinações de Atos 1.8 e a reescrever a história de missões na comunidade local, na sua cidade, no seu Estado, no Brasil e no mundo.

  

CONSELHO MISSIONÁRIO 

DEFINIÇÃO E PROPÓSITOS

É um grupo formado por pessoas escolhidas pela igreja, segundo o governo local, disposto a ser instrumento nas mãos de Deus, com o propósito de motivar e mobilizar toda a igreja para o cumprimento da Grande Comissão (Mt 28.18-20).

 O Conselho Missionário tem por objetivos principais:

·       Gerenciar todo o programa missionário da igreja local;

·       Ampliar a visão missionária da igreja com base nos ensinamentos bíblicos;

·       Definir as estratégias para a expansão da obra missionária;

·       Assessorar a liderança na área de missões;

·       Envolver a Igreja no programa missionário;

·   Manter a igreja informada sobre o avanço da obra missionária na cidade, no Estado, no Brasil e no mundo;

·  Desenvolver projetos missionários que atendam às reais possibilidades da igreja;

·       Promover campanhas, conferências, congressos missionários etc.;

·       Promover a intercessão missionária;

·       Estabelecer um programa de apoio aos vocacionados que queiram se preparar para o trabalho missionário;

·       Mobilizar a igreja para que viva missões durante os 365 dias do ano.

  

COMO FORMAR UM CONSELHO MISSIONÁRIO

Qualquer igreja pode ter um Conselho Missionário. Organizar e mantê-lo funcionando é tarefa ao alcance de todas as igrejas, independentemente do seu tamanho.

 PASSOS PARA FORMAR O CONSELHO MISSIONÁRIO

2.   Partilhar a idéia da formação do Conselho com o pastor da Igreja, que é o líder e, portanto, a pessoa-chave no processo;

3.  Detectar outros membros da igreja que tenham o mesmo pensamento;

4.   Buscar o apoio da liderança da igreja;

5.   Apresentar, individualmente, a idéia àqueles membros que pensam diferente a fim de ganhar-lhes o apoio;

6.   Elaborar um anteprojeto para a criação do Conselho Missionário e oferecer cópias do documento ao pastor e à liderança, solicitando sugestões;

7.   Contatar com igrejas que possuam um Conselho Missionário para entender melhor a sua estrutura e funcionamento.

  

A ESTRUTURA DO CONSELHO MISSIONÁRIO

Formar um Conselho Missionário não é tarefa muito simples. Dadas às suas peculiaridades, a sua organização exige um bom planejamento e uma estrutura mínima de funcionamento. 

Note bem, o pastor deve fazer parte do Conselho Missionário. Como líder espiritual (e geralmente presidente da igreja) ele é de fundamental importância na sua liderança. Além disso, como sempre acontece, mesmo não ocupando cargos na diretoria, o pastor é membro de todas as organizações da igreja, inclusive do Conselho Missionário. 

Se a igreja começa a dar os primeiros passos na organização do Conselho Missionário, não há necessidade de montar todas as áreas de uma só vez. A igreja pode ir aos poucos se estruturando para que tudo funcione a contento. As sugestões constantes deste manual podem e devem ser ajustadas à realidade local. 

CONSIDERAÇÕES GERAIS

a.   A igreja pode começar um Conselho Missionário com qualquer número de membros levando-se em conta o tamanho da igreja e o ministério de missões que pretende desenvolver. É importante que todos os seus componentes sejam membros ativos. 

b.   Todos os membros do Conselho Missionário serão eleitos pela igreja. O tempo de mandato de cada um deles será estabelecido conforme critérios adotados pela igreja. Caso um membro do Conselho Missionário ou o próprio presidente precise deixar o cargo, o próprio grupo deve criar critérios de substituição. 

c.   Até que esteja organizado, e com a própria diretoria eleita, o Conselho Missionário será constituído pela diretoria da igreja, com a avaliação do pastor em conjunto com os líderes que estão procurando estruturar o trabalho. 

d.   Mesmo após a sua organização, é bom que pelo menos um dos membros da diretoria da igreja faça parte ativa do Conselho Missionário. 

e.   Os membros do Conselho Missionário devem reconhecer essa função como um ministério.

 

ATRIBUIÇÕES DE CADA FUNÇÃO 

PRESIDENTE

O presidente é o líder de missões, mas está submisso à autoridade do pastor da igreja. Ele pode representar o Conselho Missionário nas reuniões da diretoria da igreja e de outros departamentos, objetivando a unidade do ministério missionário da sua comunidade eclesiástica. Além disso, o presidente deve: 

·       Organizar a promoção missionária na igreja local;

·       Manter a unidade e eficácia dos departamentos missionários;

·       Encorajar os membros do Conselho Missionário nas suas respectivas funções;

· Administrar as verbas destinadas ao Conselho Missionário, apresentando relatório mensal à igreja; 

·       Promover e liderar as conferências missionárias na igreja. 

 

VICE-PRESIDENTE

Cabe ao vice-presidente assessorar e substituir o presidente em todas as ocasiões quando isso se fizer necessário. Além disso, é sua atribuição liderar as equipes de trabalho na Conferência Missionária e, em parceria com o presidente do Conselho Missionário.

 

SECRETÁRIO

O secretário do Conselho Missionário deve fazer o registro das atas de todas as reuniões do Conselho Missionário e cuidar da correspondência. É sua tarefa empenhar-se para que haja um excelente fluxo de informações entre o Conselho Missionário e a igreja. Deve manter a agenda dos departamentos em dia, com todas as atividades, datas, horários etc., sempre de acordo com a agenda do pastor e da igreja. O secretário deve fazer contato periódico com os missionários mantidos pela igreja. 

Observação: Não incluímos, na diretoria do Conselho Missionário, a figura do tesoureiro. Entendemos que toda a movimentação financeira deve ser realizada através da tesouraria da igreja, devendo a diretoria do Conselho Missionário prestar contas à igreja.

  

ÁREA DE ESTRATÉGIA E PROMOÇÃO

Tem por finalidade promover e divulgar atividades e estratégias que motivem e comuniquem sobre a obra missionária. 

É sua atribuição envolver toda a igreja em missões com as seguintes atividades:

·       Preparar metas para o sustento, oração e integração da igreja com os seus obreiros nos campos de missões; 

· Manter os membros da igreja informados acerca do trabalho desenvolvido nos campos de missões estaduais, nacionais e mundiais; 

·       Servir como ponte entre a igreja local e os missionários; 

·       Divulgar informações sobre os diversos campos missionários, seus projetos e; 

·       Incentivar as correspondências com os obreiros nos campos; 

· Promover e organizar conferências missionárias, congressos, simpósios missionários etc.; 

·       Promover, sob a coordenação e orientação das juntas missionárias, visitas aos campos missionários.

 

A IMPORTÂNCIA DO PROMOTOR DE MISSÕES

O promotor de missões é pessoa de fundamental importância na organização e funcionamento do Conselho Missionário e especialmente na Área de Estratégia e Promoção. O promotor precisa demonstrar ardor pela obra missionária e contagiar outros com a sua atuação. Elo entre a igreja e as agências missionárias, o promotor pode ou não ser o presidente do Conselho Missionário da igreja.

 

QUEM É O PROMOTOR DE MISSÕES?

O promotor de missões é aquele a quem Deus chamou para uma tarefa muito especial, que é ajudar a igreja a desenvolver sua consciência missionária, despertando-a para os desafios da evangelização.

 

CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS AO PROMOTOR DE MISSÕES

Para ser promotor de missões o candidato deve apresentar algumas características fundamentais ao exercício das suas funções: 

·       Ter convicção de sua salvação;

·       Dar bom testemunho cristão;

·       Ser membro ativo da igreja;

·       Buscar diligentemente o preparo espiritual, através da oração e da leitura da Bíblia;

·       Manter-se informado acerca do avanço da obra de evangelização;

·       Ter disposição e disponibilidade de tempo para divulgar o trabalho missionário que é realizado no Brasil e no mundo sempre que lhe for oferecida uma oportunidade;

·       Sentir-se chamado por Deus para o trabalho de promoção;

·       Ter competência, visão, iniciativa, comprometimento, autoconfiança, liderança, fluência na palavra e organização.

 

ÁREA DE EDUCAÇÃO MISSIONÁRIA

Tem por finalidade ajudar na formação da consciência missionária da igreja local.

É sua atribuição envolver toda a igreja em missões com as seguintes atividades: 

·   Planejar, em conjunto com a área de promoção e membros do Conselho Missionário, conferências, congressos, simpósios, feiras, exposições missionárias etc.;

·       Promover a criação de uma biblioteca missionária;

·  Estimular a leitura de livros de teor missionário e os periódicos publicados pelas juntas missionárias;

·       Criar oportunidades para que os membros da igreja se envolvam com os missionários através da oração, ou desenvolvendo um ministério de oração em favor da obra missionária;

·       Conscientizar os crentes através de estudos, mensagens e reflexões sobre a necessidade da contribuição para o sustento e a expansão da obra missionária;

·       Atuar em conjunto com o(a) educador(a) religioso(a) da igreja, a fim de promover uma melhor e maior conscientização missionária das crianças, durante todo o ano eclesiástico;

·       Criar o Momento Missionário no culto (matutino e/ou vespertino) para orar por um missionário, um povo ou ler a experiência de um obreiro ligado à igreja;

·       Organizar um espaço de missões.

 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO