POVOS NÃO ALCANÇADOS PELO EVANGELHO

 


O QUE É UM GRUPO DE PESSOAS?

  

"Para fins de evangelização, um grupo de pessoas é o maior grupo dentro do qual o Evangelho pode se espalhar como um movimento de plantação de igrejas sem encontrar barreiras de compreensão ou aceitação" (Fonte: Lausanne Committee Chicago meeting 1982).

 

Na maior parte do mundo, a falta de compreensibilidade atua como a principal barreira e é apropriado definir o grupo de pessoas principalmente pela língua, com a possibilidade de subdivisões com base no dialeto ou variações culturais. Essa lista pode ser referida como uma lista etno-linguística de povos.

 

"Para fins de evangelização, um grupo de pessoas é o maior grupo dentro do qual o Evangelho pode se espalhar como um movimento de plantação de igrejas sem encontrar barreiras de compreensão ou aceitação".

 

Em outras partes do mundo, principalmente em partes do Sul da Ásia, a aceitação é uma barreira maior do que a compreensibilidade. Nessas regiões, casta, tradição religiosa, localização e histórias e lendas comuns podem ser usadas para identificar a fronteira primária de cada grupo de pessoas. A linguagem pode ser uma fronteira secundária.

 

O QUE DISTINGUE UM GRUPO DE PESSOAS DE OUTRO?

 

Idealmente, "grupo de pessoas" sempre seria definido para significar:

 

(a) todos os indivíduos no grupo se entendem razoavelmente bem e

 

(b) as barreiras culturais / de relacionamento não são tão altas que a transmissão do Evangelho seja seriamente impedida.

 

Este é o objetivo e é para isso que o Projeto Joshua se esforça. No entanto, existem situações em que é preciso fazer concessões.

 

 

Vamos considerar o caso mais complicado, a Índia. Se definirmos estritamente "grupo de pessoas" desta forma na Índia, todos os indivíduos em cada grupo de pessoas falarão a mesma língua e estarão na mesma casta ou tribo. Feito facilmente, mas a que isso levaria? Criaríamos imediatamente mais de 20.000 grupos de pessoas potencialmente na Índia, usando os excelentes dados da Omid para a Índia. (Algumas castas falam 50-60 idiomas.) Isso seria opressor, de uma perspectiva de ministério. É esta a melhor maneira de servir plantadores de igrejas e outros obreiros no campo?

 

DEFININDO GRUPOS DE PESSOAS PELA BARREIRA MAIS ALTA

 

Os Karakalpak no Uzbequistão são um exemplo de grupo de pessoas definido pelo entendimento.

 Um argumento pode ser feito para definir "grupo de pessoas" de acordo com a mais alta das duas barreiras (compreensibilidade e aceitação), em algumas circunstâncias. Se a compreensibilidade é a barreira mais importante, então uma abordagem linguística ou etnolingüística é usada. Com essa abordagem, um grupo de pessoas não fala mais de um idioma (exceto indivíduos bilingues ocasionais), embora mais de um grupo de pessoas possa falar um determinado idioma se as diferenças culturais ou dialetais justificarem. 

 

Na maior parte do mundo, essa é a abordagem que o Joshua Project usa.

Sonar na Índia é um exemplo de grupo de pessoas definido pela aceitação.

 Se a barreira cultural / de relacionamento é a maior barreira (como geralmente é no Sul da Ásia), então tratamos a casta / tribo como o primeiro critério de separação. Com essa abordagem, um grupo de pessoas pode falar mais de um idioma. E como na primeira abordagem, um idioma pode ser falado por mais de um grupo de pessoas. (Observe que o multilinguismo não está tanto em vista quanto a situação em que alguns indivíduos do grupo falam a língua A e outros falam a língua B. Alguns podem ser multilíngues, mas esse não é o problema principal). 

Permitir que um grupo de pessoas fale mais de um idioma é um compromisso. É uma forma de apresentar um quadro um tanto simplificado da tarefa de plantação de igrejas, com o risco de simplificar demais as barreiras de compreensão dentro dos grupos de pessoas.

 

DEFINIR GRUPOS DE PESSOAS APENAS POR IDIOMA?

 

A alternativa provável é sempre apresentar uma lista de grupos de línguas, com algumas subdivisões de grupos de línguas (uma lista etnolingüística). O primeiro corte é sempre na linguagem, usando esta alternativa. Consequentemente, os plantadores e discipuladores de igrejas se concentram em grupos etnolingüísticos, tentando plantar igrejas (muitas vezes) entre castas e tribos que desconfiam ou não gostam umas das outras. As pessoas podem se entender, mas elas se aceitam?



O QUE DEFINE UM GRUPO DE PESSOAS?

 Uma lista de grupo de pessoas com foco na implantação de igrejas: 

O primeiro propósito do Projeto Joshua é apoiar a implantação de igrejas e os esforços de discipulado, e definimos "grupo de pessoas" com esse objetivo em mente. Também desejamos apoiar os esforços do ministério com base no idioma (como distribuição de literatura / vídeo / áudio e similares), como um propósito mais  ecundário. 

 

Nossos dados podem ser usados ​​para ambos os fins. Podemos formatar os dados para apoiar a plantação de igrejas e, até certo ponto, podemos reformatá-los para apoiar o evangelismo baseado no idioma.

 

O QUE UM GRUPO DE PESSOAS NÃO É: 

Embora os grupos de pessoas possam ser definidos por várias combinações de etnia, idioma, religião, casta e geografia, eles não são definidos por ocupação, status social, nível de educação, status econômico ou afiliação política. Embora não definam grupos de pessoas, essas distinções são úteis para estratégias locais.

 

Um grupo de pessoas não é o mesmo que um grupo de pessoas. Não alcançado não é o mesmo que não salvo. "Não alcançados" no grupo de pessoas não alcançadas descreve o grupo, não os membros individuais dele. Portanto, um “grupo de pessoas não alcançadas” não é a mesma coisa que um “grupo de pessoas não salvas”, apesar da semelhança de termos.

QUANTOS GRUPOS DE PESSOAS EXISTEM? 

A forma como um grupo de pessoas é definido determinará quantos grupos de pessoas existem. Definições diferentes produzem contagens diferentes. Para obter mais detalhes, consulte Quantos grupos de pessoas existem? .

Versão PDF

 -------------------------------------

FONTE:  Projeto Jeshua

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO