A IMPORTÂNCIA DA INTERCESSÃO MISSIONÁRIA

 


CADA IGREJA DEVERIA ADOTAR EM ORAÇÃO UM 

DOS POVOS NÃO-ALCANÇADOS

 

Deus, certamente, através deste ministério da intercessão, haverá de preparar o coração daquele povo para ouvir o Evangelho; abrirá portas fechadas e levantará missionários para lhes levar a palavra de Deus.



A ORAÇÃO DO JUSTO PODE MUITO EM SEUS EFEITOS (TG 5.16)

Esta história aconteceu em Belarus (também conhecida como Bielo-Rússia) e fala sobre o ministério da intercessão.

Lá pela década de 1930, um servo de Deus que estava morando em outro país e foi visitar a sua terra natal – Belarus. Ele gostaria muito de evangelizar o seu povo, mas como não estava com muito tempo, contratou um carroceiro para percorrer uma certa região e interceder a favor de cada aldeia. Dirigia-se à parte mais alta, onde pudesse ver a aldeia e, com as mãos estendidas, orava pelo respectivo lugarejo. O irmão carroceiro não estava crendo que aquele método iria dar resultado.

Depois de ter passado e orado por várias localidades, o intercessor perguntou a ele se ainda havia outra aldeia da região por onde ainda não tinham passado. O nosso irmão carroceiro, por não crer naquela obra e pelo fato de todos estarem exaustos (inclusive seu cavalo), disse que não faltava mais nenhuma, porém mentiu, pois ainda tinha uma aldeia não alcançada através do seu ministério de intercessão. Eles então deram a tarefa por encerrada.

Qual foi o resultado? Depois de algum tempo o Evangelho de Jesus começou a florescer em cada uma daquelas aldeias que tinham sido alvo das orações daquele servo de Deus; pessoas começaram a se converter e igrejas foram implantadas. Somente numa cidade isto não aconteceu: naquela que foi negligenciada pelo carroceiro.

O ministério de oração é uma obra de fé, “pois sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6).

Certa vez, os muçulmanos comentaram que foram as orações dos crentes que derrubaram o regime comunista na União Soviética.

Eles tem razão: “As armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo o baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo” (2Co 10.4, 5).

São muitas as fortalezas a serem demolidas, inclusive a dos muçulmanos, e isto, segundo eles mesmos reconhecem, será feito através do ministério da intercessão.

MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO POR VOCACIONADOS



Estamos com crise de vocacionados para missões, ou não? Para responder com exatidão a esta pergunta teríamos que fazer uma pesquisa nas igrejas, nos seminários e nas juntas missionárias. Provavelmente ficaríamos contentes com os números, mas decepcionados depois do processo de seleção, pois “muitos são chamados, mas poucos escolhidos” (Mt 20.16).

Se considerarmos ainda as famílias que acabam retornando dos campos por vários motivos - como a falta de adaptação, a insuficiência de sustento, dificuldades burocráticas para permanência no país, enfermidades, problemas pessoais etc. os que permanecem, no final das contas, é verdadeiramente um pequeno número. E esses poucos missionários acabam ficando sobrecarregados.

Quando alguém me pergunta sobre a nossa maior necessidade, respondemos que é a falta de obreiros. “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda as doenças e enfermidades entre o povo. Vendo ele as multidões, tinha grande compaixão delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor” (Mt 9.35,36).

O perfil das multidões dos dias de hoje tem sido diferente daquele apontado por Jesus? O sentimento dele foi de compaixão, e o nosso, qual é? O Senhor disse que “na verdade a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Mt 9.37). Porventura este verbo “ser” mudou de tempo? A seara deixou de ser grande e os trabalhadores agora são muitos? Temos atendido a este pedido de oração de Jesus? “Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mt 9.38).

Existe uma outra maneira mais eficiente de despertar vocações missionárias do que através do ministério da intercessão?

A igreja precisa consagrar os seus membros para a obra missionária Foi em uma atmosfera de muita espiritualidade que Paulo e Barnabé foram enviados como missionários: “Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuaram, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra que os tenho chamado. Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram” (At 13.2,3).

São igrejas que CONTRIBUEM FINANCEIRAMENTE E ORAM POR MISSÕES, mas só que delas não estão saindo obreiros. Cada igreja precisa ser um celeiro de missionários.

Uma pequena igreja do interior dos EUA começou a orar para que Deus levantasse do seu meio alguém para evangelizar o mundo, e este pedido de oração foi atendido quando Deus chamou um dos seus membros para levar a Palavra de Deus até os confins da terra.

Seu nome? Billy Graham, reconhecido como o maior evangelista da era moderna. Assim como Isaías entendeu que a chamada do Senhor era para ele, e respondeu com prontidão “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Is 6.8), a sua igreja deve personalizar o pedido de Jesus, orando assim: “Rogamos que tu, Senhor da seara, envie trabalhadores da nossa igreja para a tua seara. Eis-nos aqui, envia-nos a nós”.

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO