DESAFIOS MISSIONÁRIOS

 

A MENSAGEM MISSIONÁRIA

Mateus 28.16-20

 

Nunca na história da humanidade houve tanta necessidade de se realizar a obra missionária como nos dias atuais. Enquanto os desafios crescem num ritmo acelerado, o evangelho caminha a passos curtos e lentos. Recentemente ao fazer este comentário, alguém me refutou dizendo que não concordava comigo, porque num mundo globalizado em que vivemos não existe um país onde as pessoas não tenham acesso à Internet e que portanto, é mais provável que todos já tenham ouvido alguma vez falar de Jesus.

Eu até poderia concordar com o meu opositor, por acreditar que Deus permite e dá  ao homem inteligência para desenvolver estratégias tecnológicas, para que pudéssemos alcançar o homem perdido nos mais distantes e  difíceis lugares da terra. Eu até creio que Deus pode se quisesse usar um Plano B, mas com certeza Ele não fará mas continuará confiando na fidelidade de sua Igreja, afinal de contas foi para isso que fomos chamados e separados do mundo, nos concedendo Poder do Espírito Santo e nos dando o ministério da reconciliação.

Se olharmos para os desafios que estão a nossa frente, veremos que ainda há centenas de países que não conhecem a mensagem do evangelho de Cristo e a situação fica mais séria quando entendemos que a ordem de Jesus é que fossemos a todo mundo e que fizéssemos discípulos entre todos os povos, isto significa a todas as etnias, grupos de povos. Fazer discípulos é muito mais do que fazer proselitismo como muitos nos acusam. Fazer discípulos é pregar o Evangelho, porque a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. 

Fazer discípulos é ensinar todas as coisas que Jesus nos ensinou e ordenou que ensinássemos. Se considerarmos que em muitos desses países existem dezenas e até centenas de grupos étnicos, cada um com a sua característica cultural e linguística o desafio missionário torna-se mais grave, porque é impossível  alcançá-los sem termos sequer um novo testamento traduzido em sua língua. E ainda temos que considerar que muitos  povos nem sequer tem a sua língua decodificada, grafada. O que torna mais desafiador o trabalho missionário.

Afirmar que todos os povos do mundo podem ser alcançados através da Internet ou outro meio tecnológico é uma demonstração de total desconhecimento da realidade atual. Afirmar que a Igreja pode alcançar esses grupos de pessoas através do Rádio, Televisão ou Internet, até poderia ser  possível, se estivéssemos preparados para a complexidade do preparo daquele que vai levar esta mensagem.

Talvez você  diga que é Deus quem chama o missionário, e é Ele quem capacita o chamado, mas é impossível não reconhecer que a Igreja têm um importante papel na tarefa de treinar àquele que será enviado ao campo missionário. Eu até vou mais adiante, Dom Richardson ao escrever sua preciosa obra “O Fator Melquisedeque”, afirma que “Deus preparou os povos para o Evangelho e o Evangelho para cada povo”.

"E como crerão naquEle de quem nada ouviram?  E como ouvirão se não há quem pregue?  E como pregarão se não forem enviados?  " (Romanos 10.14-17

Atualmente, estima-se em 2,5 bilhões o número de pessoas que ainda não tiveram o evangelho apresentado de maneira culturalmente relevante.

É impossível alcançar um grupo de pessoas numa cultura totalmente diferente da nossa se não conseguimos interagir com o povo por não conhecermos sua cultura, seus hábitos, seus valores e etc.

A aculturação não é fruto de um processo acadêmico. É necessário encarnar-se culturalmente, interagir para entendermos a Cosmovisão do povo que pretendemos alcançar com o Evangelho. Ao chegarmos no campo missionário precisamos nos tornarmos aprendizes, abrindo mão daquilo que imaginamos saber.

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus.  Que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E achando na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. (Filipenses 2.5-8)”.

Ninguém há que chegando ao campo missionário, queira ser professor antes de ser aprendiz. Não é um diploma,  nem  um título ou um anel que te fará capaz de alcançá-los. É necessário se tornar servo. “Quem não serve  para sair, não deve sair para servir”. É necessário tornar-se semelhante aos homens e se necessário humilhar-se a fim de que a seu tempo o Senhor o exalte.

A situação de hoje é a mesma dos dias de Jesus:

Jo 4.35, "Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa".

Mt 9.36-38, "E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara".

Nós possuímos a mensagem que pode transformar o mundo, é a Mensagem Missionária. Nesta oportunidade queremos que você conheça "ALGUNS ASPECTOS SOBRE A MENSAGEM MISSIONÁRIA":

A MENSAGEM MISSIONÁRIA É ALICERÇADA NO PODER DE JESUS CRISTO

Jesus afirmou:  "É me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, e fazei discípulos de todos os povos...".

O evangelho é precisamente o fato de que aquele que sofreu, foi crucificado, morto e ressuscitado, agora obteve toda autoridade como Dom do Pai.

Em Apocalipse lemos no capítulo 5.11-13, "E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares. Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre".

Não podemos ignorar que a mensagem que pregamos tem o selo da autoridade de Cristo. Ele quebrará as cadeias satânicas que envolvem este mundo. O apóstolo Paulo em Rm 1.16, "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego".

Ainda em sua primeira epístola aos coríntios 1 Co 1.18, "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus".

Eu quero te dizer que é com este poder que Cristo venceu a morte, é com este poder que ele garante a nossa ressurreição e a nossa salvação, que é a base da mensagem missionária.

Em At 2.22-24, "Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela".

Lá na segunda epístola aos corintos (2 Co 4.14) lemos: "Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco".

Paulo vai mais além. Sem a ressurreição de Cristo, não haveria mensagem missionária, 1 Co 15.12-14, "Ora, se pregamos que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns de vós que não há ressurreição de mortos? E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé".

A mensagem que temos pode transformar o mundo, se nós a levarmos adiante, pois ela é revestida, acompanhada pelo poder de Cristo, que possui "todo o Poder".

A MENSAGEM MISSIONÁRIA É UMA MENSAGEM PARA TODOS OS POVOS

Nós somos resultado desta mensagem: "Fazer discípulos de todas as Nações". Este propósito, já estava no coração de Deus quando chamou Abraão, o primeiro missionário, Gn 12.1-3, "Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra".

Esta mensagem parece inicialmente ter o caráter judaico (somente para os judeus). Contudo, com a morte de Jesus, o propósito de Deus em Abraão através da história, é totalmente cumprido.

Os discípulos foram orientados para irem a todas as Nações, At 1.8, "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra".

A evangelização das Nações é uma responsabilidade da Igreja.

Meus queridos irmãos é a presença de Cristo conosco que nos garante o Poder desta mensagem. É esta mensagem que não podemos deixar de anunciar ao mundo. Porque é esta a única mensagem que tem poder para transformar este mundo tão carente de paz, de verdade e de esperança.

Nós temos a mensagem mais importante e poderosa que o mundo precisa. Mas esta mensagem precisa ser levada a todas as nações do mundo. Porque este é o meio alcançarmos o mundo.



Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO