ENSINANDO MISSÕES ÀS CRIANÇAS - PRIMEIRA PARTE
No transcorrer desta apostila, o aluno deverá distinguir a diferenciação da mensagem a ser aplicada quanto a sua compreensão nas diferentes Faixas Etárias. Devemos ter em mente que a criança não é um adulto pequeno, a criança é um organismo biológico, com constituição neurológica e emocional diferente do adulto. A partir desse conhecimento surge a necessidade de compreensão do universo infantil, a fim de alcançarmos os nossos objetivos; entendendo seus comportamentos manifestos de acordo com seu desenvolvimento motor, social e emocional.
Nesta apostila vamos ser bem práticos. Não trabalharemos com estatísticas, por entender ser desnecessário, tudo em vista a mutabilidade de idade constante nas diversas faixas etárias. O nosso trabalho de evangelização estará sempre voltado, em sua generalidade, para as crianças que ainda não são evangélicas. Entretanto em certas circunstâncias pode se aplicar também as fichas de pais evangélicos.
1. PRIMEIRA FAIXA ETÁRIA (0 a 4 anos)
A faixa etária inicial da vida compreende de 0 a 4 anos - Berçário e Maternal. Embora nesta idade as crianças ainda não conhecem o sentido correto das palavras, elas, entretanto, já observam os gestos de amor.
Há várias razões para o desenvolvimento da Psicologia da criança. Existe a necessidade de estudar a criança em si mesma, o crescimento de sua personalidade. A criança é um organismo que se transforma rapidamente. O psicólogo procura descrever o comportamento da criança e compreendê-lo.
A Psicologia Educacional estuda as leis sobre o crescimento, desenvolvimento e comportamento do indivíduo. Nele se incide também os aspectos: físico, mental, social e espiritual. É possível que o nosso conhecimentos sobre os aspectos psicológicos da criança irá facilitar o nosso trabalho.
1.1 - BERÇÁRIO (0 A 2 ANOS)
O bebê nasce com a capacidade de emitir comportamento dirigidos à pessoa que está em contato com ele. Estas respostas incluem agarrar, vocalizar, sorrir, explorar visualmente e acompanhar tal pessoa.
Durante as primeiras semanas o bebê não faz diferença alguma entre as pessoas, pois elas ainda não têm, para ele, nem consistência, nem unidade. Mas a partir de 2 meses, o quadro muda. O bebê dispensa mais atenção ao mundo que o cerca, a criança começa a responder ao sorriso e reagir por emissões vocais dos sons que se emitem diante dela. Essa espécie de pré-diálogo prepara o terreno para o contato afetivo e social.
O berçário não deve ser somente um lugar que funcione como "depósito de neném". Enquanto a mãe assiste à Escola dominical, procure trabalhar com esses conhecimentos para que o terreno seja preparado e cultivado para semeadura do Evangelho.
O BEBÊ GOSTA DE COMPANHIA, PROCURE SORRIR, CANTAR, MANIFESTAR AFETO.
A partir dos 6 meses que se assinalam o interesse e alegria do bebê por brinquedos, desenvolva na Escola Dominical um espaço onde a criança manuseie esses brinquedos de maneira que ela possa relacionar esse espaço prazeroso, que a igreja oferece, como algo bom para o seu bem estar físico, social e conseqüentemente espiritual.
A partir de 1 ano a criança participa ativamente do ambiente, já diferencia rostos, compreende algumas ordens simples e mostra alegria ao atendê-las. A compreensão está perfeitamente estabelecida e destra, a criança manuseia, alinha cubos e até pode rabiscar com um lápis, se lhe mostrar como fazê-lo, já que atende a certas ordens vocais.
Faça do berçário um espaço bem decorado, criativo, não muito colorido (espalhe as cores), ofereça brinquedos, sorria, e principalmente encha esse ambiente do amor de Cristo, porque certamente ficará registrado no coração e nas emoções do bebê. Um bom relacionamento criará um sentimento de prazer em estar na Escola Dominical ou à chegada do bebê, louve a Deus por sua vida.
1.2 -MATERNAL (2 A 4 ANOS) - PERÍODO PRÉ-ESCOLAR
O progresso da criança, durante o período pré-escolar, quanto às habilidades motoras, linguagem e funcionamento cognitivo (Relativo ao conhecimento) se equipara às mudanças em suas características de personalidade e motivos.
O pré-escolar tem uma personalidade muito mais rica, complexa e diferenciada do que o bebê. Personalidade se refere à organização total ou ao padrão de características do indivíduo, às formas de pensar, sentir, comportar-se, aspectos comportamentais do indivíduo que o diferenciam de qualquer outra pessoa.
a) FÍSICO - As quatro principais atividades da criança nessa idade são: comer, dormir, brincar e perguntar. Nessa idade o ensino ilustrado é fundamental. A criança é muito individualista, e às vezes, gosta de brincar sozinhas. É egocêntrica - o mundo gira em torno de si mesma. Não a chame de egoísta pois nessa etapa, ela ainda não sabe dividir objetos e atenção. Procure com cuidado induzi-la a trocar entre si. Está fortemente ligada ao afeto materno. Ela é um pouco dispersiva. Procure ser objetiva e rápida na exposição de alguma histórinha ou atividade, a criança está na "idade desarrumada", há superabundância da atividade motora, da exploração motora do mundo material. Em síntese, "não pára quieta, corre, pula, etc. Contudo pode iniciar os seus sentimentos na direção de compreender o amor de Deus. Ela gosta de brincar e por extensão tem facilidade em aprender brincando. Cada criança terá um brinquedo de sua preferência.
b) MENTAL - Aprendizado pelos sentidos. Curiosidades, imaginação. A visão é por demais ativa e a criança aprende mais pela visão do que por qualquer outro sentido. A imaginação é de grande fertilidade. Ela ainda não sabe distinguir o real com o imaginário. Dificilmente sua atenção se prende por mais de 3 minutos. A criança é ainda, nessa idade, "toda sentimento e ação". A linguagem tem seu papel fundamental já que a criança aprende que tem um nome, como todo objeto, já se identifica como entidade particular.
c) SOCIAl - Até aos 4 anos ela é egocêntrica. Ela se sente o centro das atenções. É muito possessiva, "tudo é meu". São teimosas. Gostam de música e cantos. Entretanto é nessa época que elas aprendem com facilidade a contar história, cantar e até orar. É portanto nessa idade que se fundamenta o alicerce da vida.
d) ESPIRITUAL - Eis a razão porque temos que nos preocupar em transmitir, com urgência, o espírito de religiosidade a criança. Procurar fazer com que ela entenda que temos um Deus amoroso, e que Ele tem cuidados especiais com ela. Mostrar a beleza da natureza. A criança gosta de sentir-se protegida. De um modo geral ela é crédula. Devemos passar para ela somente verdades que lhe ajude a ser seguras para a vida.
1.3 - MATERIAIS/ RECURSOS
DIDÁTICOS
a) De preferência, ambiente
arejado, próprio agradável.
b) Brinquedos expostos (de acordo
com suas possibilidades) - encaixe, variados.
c) Folhas em branco, recortes de
figuras bíblicas, cola, tesouras sem ponta, massa de modelar.
d) Fantoches comercializados ou
feitos de saco de papel, de caixas,
meias, rolo de papel higiênico, etc.
e) Corinhos, guaches, lápis de cor.
f) Flanelógrafo.
g) Procure decorar versículos
pequenos.
h) Confeccionar material sucata.
1.4 - PREPARO ESPIRITUAL, COGNITIVO DO PROFESSOR
O professor evangelista com
certeza possui uma grande e significativa chamada por parte de Deus. Diante de
tal responsabilidade torna-se necessário o preparo tanto em nível espiritual
quanto acadêmico.
b) Aprofunde seus conhecimentos
bíblicos;
c) Atualização de seus
conhecimentos;
d) Diversifique o seu material
didático;
e) Ore, apresente cada aluno a Deus, interceda e jejue.
1.5 - CRIATIVIDADE
Dentro do mundo infantil há de se deixar que elas criem, pois aí está o seu campo predileto. E com sabedoria poderemos informar-lhes, em sua própria criatividade, conceitos divinos que com certeza elas entenderão melhor. Entretanto a criatividade deve partir também dos evangelistas, no sentido de despertar a curiosidade na criança, para entender o bem e o mal. Provérbios 20.11.
1.6 - O QUE É ENSINAR?
Ensinar não é apenas narrar fatos, mas sim despertar a mente da criança para entender a verdade. É motivá-la a pensar por si mesma. Não fará do ensino um acúmulo de informação. Não se preocupe com a quantidade, zele pela qualidade dessa informação. Deixe a criança decodificar seu ensino. Permita que ela pense, elabore e reparta aquilo que aprendeu.
Através da aprendizagem o homem melhora suas realizações nas tarefas manuais, tira partido de seus erros, aprende a conhecer a natureza e compreender seus companheiros. Capacita ao ajustamento adequado ao ambiente físico e social. Enfim, leva o indivíduo a viver de acordo com o que aprende.
A APRENDIZAGEM É UM PROCESSO CONTÍNUO, DINÂMICO, GRADATIVO, GLOBAL, PESSOAL, CUMULATIVO.
O Evangelista de criança ensina a Palavra de Deus e conseqüente a isso a aprendizagem de novos hábitos, atitudes, condutas para formação de caráter.
1.6 - MÉDIA MENINICE (4 A 5 ANOS)
IDADE DAS
DESCOBERTAS
(MÉDIA MENINICE - IDADE ESCOLAR –
ADOLESCÊNCIA)
Desde a entrada na escola até o início da adolescência, o meio social da criança expande-se incrivelmente. Ao mesmo tempo, a criança continua a desenvolver-se fisicamente e suas habilidades cognitivas continua a desenvolver-se fisicamente e suas habilidades cognitivas aumentam e tornam-se mais complexas e melhor diferenciadas.
Dentre as mais importantes tarefas desenvolvimentais que a criança da média meninice confronta, estão: o desenvolvimento de várias habilidades intelectuais e acadêmicas; aprender o modo de interagir com companheiros; aumentar sua independência e autonomia; desenvolver padrões morais e a consciência.
É nesta idade que nossa a tenção
precisa ser redobrada para com a
criança. Devemos Ter um carinho especial para com ela. Sempre deve ser
trabalhada por pessoas vocacionadas e que se especializem em evangelizar
crianças. Leia em Mt 21-16: "Ouves o que estes dizem?". E
Jesus lhes disse: Sim, nunca lestes: "Pela boca dos meninos e das
criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?" E ainda o Salmo
8.2:
"Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos
teus adversários, para fazeres calar o inimigo e vingativo".
Nessa idade a criança interage com o ambiente, gosta de brincar com objetos de encaixe, pintura, lápis de cor. A sua estrutura emocional já está mais delineada, seus sentimentos de afeição ou desafeto já botam com mais intensidade. Possuem suas "próprias vontades". Explore essa fase usando materiais didáticos ilustrativos, criativos. Na falta dos mesmos lembre-se que aos 5 anos a criança compreende com uma certa perfeição o certo/errado e consequentemente uma exposição verbal do Evangelho será bem entendida, assimilada.
1.7 - CARACTERÍSTICAS DOS
PROFESSORES
NESSA FAIXA ETÁRIA:
Professores gentis, alegres, justos, consistentes, quanto a conteúdo ministrado, entusiastas, auto-controlado, organizado. Lembre-se que é de suma importância o seu preparo intelectual, emocional, espiritual visto que o evangelista está lidando com crianças muitas vezes desprovidas de qualquer formação religiosa e influenciadas por determinantes sociais marcantes como: televisão, grupos sociais, influências culturais, etc.
Em geral o material didático usado na Média Meninice é vasto, como:
a) Histórias bíblicas ilustradas.
b) Livros bíblicos.
c) Slides.
d) Flanelógrafo.
e) Fantoches.
f) Retroprojetor.
g) Filmes bíblicos.
h) Jograis.
Procure usar sua criatividade e mesclar os recursos didáticos porque certamente seu trabalho será interessante, estimulador e produtivo.
Fazer missões é conhecer e aproveitar as oportunidades no tempo certo. Os primeiros anos da vida passam rapidamente que não podemos perder nem um dia sequer. Os muçulmanos fazem isso com muita propriedade. Quem chega primeiro, planta com mais segurança. Pv. 22.6.
2. SEGUNDA FAIXA ETÁRIA (5 a 8 anos)
Vamos tratar agora da idade chamada: ATIVIDADE, cujo crescimento será mais lento. Diferente da primeira faixa etária, a criança nessa idade já não é tão egoísta, e já brinca em grupo, o que de um modo geral facilita mais o trabalho para o mestre. Inclusive aceita com facilidade ser orientada para suas diversas atividades. Repetindo a divisão da primeira faixa etária - Físico, Mental, Social e Espiritual. A criança está voltada para o mundo exterior.
a) FÍSICO
- Ativa e
Irrequieta, mas melhor disciplinada, segue uma ordem imposta;
b) MENTAL - Distingue entre o real e imaginário. As histórias que ela ouve ficam gravadas. Tem boa memória, etc; atitudes mais objetivas voltadas para a produção, trava conhecimentos com trabalho.
c) SOCIAL
- Tem fortes
tendências para imitação. Ela continua apreciando a brincadeira em grupos, mas
prefere que seja do mesmo sexo. É facilmente influenciável etc; possui uma assimilação intelectual do mundo e da cultura
do seu meio social.
A partir do sexto ano, pode-se dizer, certo nível de maturidade e atingido na confrontação com as exigências exteriores, aparece uma primeira forma de responsabilidade.
O egocentrismo continua a desagregar-se ao contato do real, do ensino e dos contatos sociais.
Caracterização de cada uma das idades:
a) 6 anos - idade de extremismo, de tensão, de
agitação;
b) 7 anos - idade de calma, de
absorção de si mesmo, de meditação;
c) 8 anos - "idade cosmopolita" de expansão, de extravagância, de interesse universal.
Adquire os hábitos, as habilidades, as informações, os conhecimentos e as atitudes que a sociedade considera essenciais.
d) ESPIRITUAL - Não se deve deixar a criança sofrer decepção. Isso é muito prejudicial à sua formação espiritual. A criança compreenderá com facilidade se o mestre se achar despreparado. É muito importante para ela começar a compreender que Deus é muito bom. Seja um professor bem informado e atualizado.
Relacione a sua vida cotidiana, os valores, as informações recebidas com as verdades bíblicas. O entendimento do Evangelho é bastante satisfatório. Já é capaz de desenvolver hábitos e atitudes cristãs.
2.1 - PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS
Mobilizar programas de entretimentos com as crianças nesta idade, pois, elas são muito curiosas. É de bom alvitre que se implemente subjetivamente os valores morais e espirituais, através de contos, histórias e coreografias. Para se atingir os fins, utiliza-se os meios possíveis como "isca" ara conscientizá-las sobre o Evangelho. São participativas, gostam de competições, etc.
Exemplo: EBF, classe 5 dias, tardes ou manhãs de louvor e conhecimento bíblico.
2.2 - ADVERTÊNCIA À LIDERANÇA
É de suma importância que os líderes evangélicos repensem no que concerne ao evangelismo infantil. A mídia, o avanço tecnológico e outras influências têm crescido em extremo, determinando normas, costumes, etc. A Igreja precisa com urgência minando normas, costumes, etc. A Igreja precisa com urgência investir em professores qualificados, conscientes de suas responsabilidades. Com criatividade, amor, interesse, dedicação, com certeza compõem um trabalho qualitativo mesmo quando falta recurso financeiro.
A escola secular deve ser uma providência com regência. Os descaminhos são notórios na educação das crianças e adolescentes em nossos dias. Temos que fundar escolas, visando amparar nossos filhos.
2.3 - OBSERVAÇÕES GERAIS
Devemos ter em mente, sempre, o rápido crescimento das crianças. Qualquer iniciativa no sentido de assisti-las terá que ser com urgência, caso contrário o adversário chegará primeiro.
(NÃO PERCA A SEGUNDA PARTE DESTA
POSTAGEM, EM BREVE).
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