DIA DE ORAR PELA ETNIA JATT (MUÇULMANOS) DO PAQUISTÃO


JATT MUÇULMANO NO PAQUISTÃO

 

PERFIL E HISTÓRIA

O povo Jat é um histórico grupo tribal indo-ariano nativo da região de Punjab.

 

Os Jats ganharam destaque após a revolta de 1669 contra o governo de Mughal, e eles governaram vários estados principescos ao longo do século XVIII. Depois de 1858, sob o Raj britânico, os Jats eram conhecidos por seu serviço no exército indiano, sendo categorizados como "raça marcial" pelos britânicos, especificamente no Regimento de Jat, no Regimento de Punjab e no Regimento Sikh.

 

Não se sabe quando o povo Jat se estabeleceu no deserto indiano. No século IV, eles se espalharam para o Punjab.

De acordo com censos anteriores, o povo Jat representava aproximadamente um quarto de toda a área de língua sindi-punjabi, tornando-o o "maior grupo socialmente distinto" da região.


O povo Jat é um dos grupos mais prósperos da Índia em uma base per capita (Punjab, Haryana e Gujarat são os estados mais ricos da Índia).


Tradicionalmente, os Jats dominam como classe política em Haryana e Punjab. Um número de pessoas Jat pertencentes às classes políticas produziu muitos líderes políticos, incluindo o 6º Primeiro Ministro da Índia, o Primeiro Ministro Chaudhary Charan Singh.


ONDE ELES ESTÃO LOCALIZADOS?

Em 1931, data do último censo do Raj britânico antes da abolição da casta, eles foram distribuídos por todo o norte da Índia, principalmente no Punjab e Rajputana. Hoje, o maior centro populacional está localizado na região de Punjab, Haryana e Rajasthan; existem distribuições menores em todo o mundo, devido à grande diáspora dos imigrantes.


COMO É A VIDA DELES?

A vida e a cultura de Jats são repletas de diversidade e se aproximam mais do que é atribuído aos colonos tradicionais da Ásia Central do sul da Ásia. O estilo de vida Jat foi projetado para promover um espírito marcial. Sempre que perdiam seus reinos, o povo Jat se retirava para o campo e tornava-se barão de terras e os proprietários de terras com suas espadas cingidas na cintura. Eles tirariam a espada da bainha, sob o comando de seus panchayat, para lutar com os invasores.

O povo jat tem uma história de ser corajoso e pronto para lutar. Eles são ferozmente independentes em caráter e valorizam seu respeito próprio mais do que tudo, e é por isso que ofereceram forte resistência contra qualquer força estrangeira que os tratasse injustamente. Eles são conhecidos por seu orgulho, bravura e prontidão para sacrificar suas vidas em batalha pelo seu povo e parentes. No governo de suas aldeias, eles parecem muito mais democráticos. Eles têm menos reverência pelo direito hereditário e uma preferência pelos chefes eleitos.


O povo Jat é obrigado a se casar dentro de sua comunidade. O sistema de família comum era popular entre os Jats e as famílias numerosas costumavam compartilhar a mesma casa e lareira. Com o avanço da civilização moderna, à medida que as pessoas se tornam menos dependentes e menos tolerantes umas com as outras, o sistema familiar conjunto está ficando em desuso. Ainda era predominante nas áreas menos avançadas da década de 1930. As cerimônias de casamento jat são tradicionalmente conduzidas de acordo com os rituais védicos. Os Jats precisam se casar dentro de sua comunidade. O casamento de viúvas não é apenas permitido e praticado, mas também é uma obrigação social.


QUAIS SÃO AS SUAS CRENÇAS?

Os Jats compõem seguidores de três religiões principais: hinduísmo, islamismo e sikhismo. Hoje, há um pequeno grupo de adeptos do cristianismo, especialmente os jats que vivem no Reino Unido.

 OBSTÁCULOS AO MINISTÉRIO: 

O governo paquistanês não apenas é hostil ao evangelho, assim como nós não sabemos quase nada sobre o povo do Jatt, exceto sua língua, localização e religião.

IDÉIAS AO MINISTÉRIO: 

As gravações do evangelho estão disponíveis em Saraiki, e as pessoas do Jatt podem baixá-las e ouvi-las se tiverem acesso a computadores.

ORE PELOS SEGUIDORES DE CRISTO: 

Tanto quanto se sabe, nenhum dos seguidores de Jatt segue a Cristo. Eles são fielmente muçulmanos sunitas.

ORE POR TODO GRUPO DE PESSOAS: 

* Ore para que o Senhor abençoe as pessoas do Jatt de maneira tão inconfundível que elas lhe agradecerão e darão Sua total devoção.

* Ore para que o povo de Jatt tenha uma fome espiritual que os leve ao Salvador. * Ore para que o Senhor abra a porta para os crentes irem como Seus embaixadores ao povo de Jatt.

FOCO ESCRITURA: 

"E, ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Logo, também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida." Atos dos Apóstolos 11:18

Grupo Étnico:

Jatt muçulmano

País:

Paquistão

Janela 10/40:

Sim

População Nacional:

735,000

População Mundial:

735,000

Idioma:

Saraiki

Religião Principal:

Islã

Bíblia:

Porções

Áudio NT - Internet:

Não

Flime Jesus:

Sim

Áudio gravação:

Sim

Cristãos:

Poucos, menos de 2%

Situação:

Não-Alcançados

Escala de Progresso:

gauge-1.gif

 

Total de idiomas

35

Idiomas secundários
(apenas 15 maiores mostrados)

Urdu
5.158.000

Sindhi
4.397.000

Saraiki
4.042.000

Marwari
551.000

Caxemira
212.000

Hindko, sul
104.000

Bagri
102.000

Hindko, norte
88.000

Kacchi
54.000

Koli, Parkari
39.000

Dhatki
37.000

Koli, Wadiyari
32.000

Marwari
31.000

Koli, Kachi
31.000

Pahari-Potwari
26.000

 

          RELIGIÃO

Religião Primária:

islamismo

 

Religião Maior 

               Porcentagem *

 Budismo

         0,00%

    Cristianismo   (evangélico0,00%)

          

Religiões étnicas

0,00%

Hinduísmo

0,00%

islamismo

100,00%

Não religioso

0,00%

Outro / Pequeno

0,00%

Desconhecido

0,00%

 





Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO