ENSINANDO MISSÕES ÀS CRIANÇAS - SEGUNDA PARTE
1. TERCEIRA FAIXA ETÁRIA (9 a 11 ano)
A adolescência tem sido tradicionalmente considerada como um período crítico do desenvolvimento. Caracterizada pelas mudanças fisiológicas associadas à puberdade, que incluem um aumento na produção de hormônios sexuais, além de modificações na estrutura e no funcionamento do corpo.
CARACTERÍSTICAS: demandas por independência,
ajustamentos heterossexuais e aos companheiros da mesma idade, ao preparo
vocacional e ao desenvolvimento de uma filosofia de vida básica, segundo se
orientem.
A IDENTIDADE QUE O ADOLESCENTE QUER ESCLARECER É QUEM É ELE, QUAL SERÁ SEU PAPEL NA SOCIEDADE. É UMA CRIANÇA OU ADULTO?
Em função dessas indagações, os adolescentes preocupam-se com sua aparência aos olhos dos outros, comparada à própria concepção de si mesmo e com o modo como ajustar às regras as habilidades aprendidas anteriormente.
O adolescente vivência uma fase rica, criativa, emocionalmente turbada, mas essencialmente carente de informações inerentes a suas dúvidas que certamente diminuirão sua ansiedade e ajudarão sua maturidade.
Seja caloroso, s em críticas, bom observador e ouvinte, demonstre empatia e certamente a confiança mútua brotará.
Tenha em mente
ao trabalhar com adolescente, as influências culturais sobre as atitudes e os
comportamentos sexuais. O comportamento sexual apropriado e bíblico é visto
apenas entre cônjuges, e conseqüentemente as demais formas de comportamento
sexual são desencorajadas nas crianças e nos adolescentes.
ENTENDE-SE A IDADE ENERGIA, POR SER NESSE PERÍODO, TUDO INTENSO.
a) FÍSICO - Muita energia. Competição é a sua característica principal. As aventuras, o determinismo marcam essa fase. Nunca desejam perder nada e selecionam as coisas; aparecimento remoto de caracteres sexuais. Um pouco irrequietos, mas com as atividades motoras bem mais estáveis.
b) MENTAL - Gostam de leitura. Com facilidade na
memorização. O espírito investigativo é muito forte.
Idade da autocrítica, e de autodeterminação. A idade dos nove anos assinala um momento capital: o indivíduo não é mais criança, mas ainda não é adolescente. É muito sugestionável, as coisas e as pessoas o interessam ainda mais que ele mesmo.
Cumpre
inscrever a intimidade e o segredo, a iniciativa, a escolha e a persecução de
objetivos pessoais, um senso de responsabilidade que faz dela "alguém com que se pode
contar". Em limites mais amplos, o aparecimento discreto de preocupações
morais, o apego admirativo a certas pessoas e esforços para assemelhar-se a elas.
Você, evangelista de crianças, procure ser um bom modelo a fim de despertar sua
atenção.
A CRIANÇA QUER SER ELA PRÓPRIA, TER SUA PRÓPRIA ORIGINALIDADE
a) SOCIAL - Sabe brincar e não apenas em grupo; o
sentido de grupo precisa ser muito bem orientado. Nesta etapa da vida existe
muita rivalidade com o sexo oposto. É o momento ideal ara ser orientado por
pessoas idôneas sobre o sexo. Os grupos ganham consistência e estabilidade.
b) ESPIRITUAL - Surge o espírito de adoração
aos seus heróis, período muito propício para ministrar à criança o ensino sobre
adoração a Deus. Entende perfeitamente o certo e o errado.
1.1 - MISSÃO PARA CRIANÇAS
Quem trabalha
com crianças precisa Ter paciência e sabedoria para planejar o programa de
evangelização para ganha-las por inteiro. Não se deve desconhecer sua origem
social: pobre, rica, culta, inculta, branca, negra, doente ou marginalizada. De
preferência, manter grupos pequenos a serem trabalhados, e sempre por pessoas
bem preparadas e vocacionadas.
SUGESTÕES:
Elabore
trabalhos em grupos acerca de conteúdos bíblicos. Se não houver espaço
disponível, aproxime-se de seu próprio meio e as cative demonstrando apreço,
afeto, etc. Isto é fazer missão, junto às crianças.
2. QUARTA FAIXA
ETÁRIA (12 a 14 anos)
Os Intermediários - Palavra descritiva da idade chamada de Transição.
a) FÍSICO - Mudanças físicas e mentais provocadas pelo desenvolvimento de algumas glândulas. São mais rudes. Seu comportamento, às vezes, parece estranho, coisa própria da idade. É a idade em que se observa melhor. As meninas crescem primeiro, os meninos são mais lentos. A puberdade significa a entrada num estado de maturidade sexual, seu aparecimento envolve vários tipos de mudanças fisiológicas, hormonais e sexuais.
b) MENTAIS - O adolescente é mais emotivo. Sonhos por acontecimentos irrealizáveis. Vive mais no mundo da fantasia. É uma época delicada que precisa ser cuidadosamente trabalhada. Aos 12 anos ganha corpo o interesse predominante por si mesmo, é uma idade de ardor e de razão, na qual aparecem "modos de pensar, de sentir, e de agir que prefiguram o espírito adulto".
Aos 13 anos, o indivíduo se interioriza e interioriza o mundo ambiente. Absorve-se em si mesmo. O jovem tende a sentir-se só, único, incompreendido. Tente aproximar-se com firmeza, sem críticas, mostrando-se disposto a ajudá-lo em seus conflitos e contribuir de forma significativa para esclarecimentos e indagações tão próprias desse momento.
c) SOCIAL - Os adolescentes gostam de selecionar seus grupos. A variedade será seu forte. O amor será devotado a Deus com muita intensidade, se for convencido, pois nesta etapa tudo será forte; apreciam reuniões com louvores.
d) ESPIRITUAL - necessitam de muito apoio. Ocupar todo o tempo e espaço com o intuito de assisti-los em toda sua juventude. Orientação em todos os níveis de sua vida. Lembre-se que a vida, para eles, é uma caixinha de surpresas e precisam de cuidado.
2.1 - ESTA IDADE É MUITO PASSAGEIRA
O crescimento é
rápido. Além do crescimento em altura, diferentes partes do corpo crescem em
desigualdade. As mãos e os pés crescem primeiro. Os braços e pernas crescem
antes do que o tronco. Geralmente as meninas crescem primeiro. Surgem os
caracteres sexuais. As meninas têm os seus seios ampliados, e dá-se o início da
menstruação. Nos meninos, além da ampliação dos músculos e o surgimento dos
pelos, a voz começa a se modificar.
2.2 - CUIDADOS ESPECIAIS
O evangelista deve trabalhar sistematicamente com o adolescente no que concerne à influência do uso de drogas. A "cultura das drogas não é algo novo." Satanás aproveita esse momento de transição, incertezas, ilusões tão peculiares ao adolescente, para o envolver de uma forma cruel com os tóxicos. Interfira nessa estratégia revelando o amor de Cristo.
Procure estabelecer diálogo com esse adolescente e caminhar, se possível, com sua família. Lembre-se que deve haver uma ponte entre Igreja e Lar.
Quando essa oportunidade não existe, evangelize o adolescente, e aos poucos conquiste sua família.
O evangelista,
além de conhecer bem a Bíblia, precisa ser muito compreensível e amoroso para se
relacionar com as pessoas dessa idade.
5. QUINTA FAIXA ETÁRIA (15 a 17 anos)
Palavra descritiva da idade: ASPIRAÇÃO
Não mudam muito as características física, mental, social e espiritual da idade anterior. Somente acrescida em intensidade. Diminuição da velocidade do crescimento físico e intelectual, tudo parece diminuir menos o desenvolvimento do sistema sexual.
Com o crescimento dos seus corpos, o seu estado psicológico é mais definido. São muito iguais nos grupos sociais. Identificam-se com as demais pessoas da mesma idade, tendo em vista a igualdade em suas aspirações.
A adolescência termina, quando a pessoa
atinge a "maturidade
psicológica" e se afasta das coisas infantis a fim de assumir as
responsabilidades e atitudes da vida adulta. Não temos meios para medir essa
maturidade, mas por acordo geral, aceitamos tal definição.
5.1
- PONTOS IMPORTANTES
No caso dessa idade, o evangelista terá
mais facilidade para trabalhar, desde que se identifique com suas aspirações.
Seus projetos começam a ser delineados; seja firme e apresente-se como
conselheiro diante de suas incertezas. Lembre-se que são muito desconfiados, às
vezes arredios, porém bastante emotivos.
VÁRIOS EXEMPLOS
a) Apresentar como
"isca", boa música, mas que seja voltada para sua idade;
b)
Aulas de artes (sempre diversificadas, de acordo
com suas aspirações;
c)
Recreação compatível;
d)
Valores de mor e cívica.
e)
Leituras apropriadas, esclarecedoras sobre sexo,
drogas, namoro, e temas relacionados a sua idade.
f)
Encontros promovidos sempre por pessoas capazes, a
fim de discutirem suas dúvidas e aspirações acerca do que "pode" e do
que "não pode".
OBSERVAÇÕES:
Não se esquecer que todo esse trabalho
terá que ser feito com muito senso de responsabilidade, oração e, também,
sempre com o respaldo bíblico (1 Jo 3.14-17). Transcreva estes versículos em
quadros especiais, e coloque-os em posições bem visíveis para facilitar o seu
trabalho.
5.2 - NOTA FINAL
Ao observar que você já ganhou a
confiança dos jovens, pois tudo o que anteriormente foi trabalhado não era
outra coisa senão uma ESTRATÉGIA, para
facilitar sua evangelização. 1Co 9.22: "Fiz-me como fraco para os fracos,
para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a
salvar alguns".
3. FINALMENTE, A
ÚLTIMA FAIXA ETÁRIA
(18 anos em diante)
Embora as faixas etárias continuem até
aos 60 anos de idade, entendemos não ser tão necessário o detalhamento para a
evangelização, nas respectivas etapas. Isto porque, após os 18 anos, a
diferenciação de comportamento humano é facilmente
detectado pelo evangelista.
6.1 - PROJETOS DE EVANGELIZAÇÃO
Evangelizar é ganhar almas para Cristo, de todas as etnias, por ordem imperativa de Deus, conforme João 3.16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Evangelizar não é uma opção, mas sim uma obrigação, um dever a ser cumprido, uma ordem a ser obedecida. Marcos 16.15-16: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado". E ainda, Ap 5.9.
Ganhar almas é ser portador de uma
mensagem divina para a salvação do perdido. A alma está alienada de Deus e
precisa ser ganha. Pv. 11.30 e 2 Tm 4.1-2.
6.2 - CONCEITO DO EVANGELISTA
"O evangelista, em princípio, precisa Ter uma vida irrepreensível, Ter bom conhecimento bíblico e ser de muita oração; estar preparado para toda espécie de provação e amar as almas no sentido de ganhá-las para Cristo".
O evangelho é a Palavra de Deus. É a
boa semente, Isaias 55.11 diz: "Assim será a palavra que sair da minha
boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que apraz, e prosperará
naquilo para que a enviei". O evangelista deve estudar minuciosamente o
sentido dessa palavra, para compreender que não importa a qualidade da
"terra". Todos carecem da mesma oportunidade.
6.3 - CONHECER ALGUNS PREDICADOS QUE O EVANGELISTA PRECISA POSSUIR
a) Ser uma pessoa
de fé - At 2.37-47;
b) Conhecer bem a
Bíblia - 2 Tm 2.15;
c) Que entenda bem
os problemas da criatura humana - Lc 14.15-24;
d) Sempre orar em
primeiro lugar e depois agir - 1 Tm 2.1;
e) É necessário
que se atualize com os acontecimentos da época, no sentido de Ter a palavra
certa, no momento certo - Cl 4.3-6;
f) Que conheça a
maioria das seitas com suas heresias, e com sabedoria e mansidão possa
confirmar a razão de sua fé - 1Pe 3.15;
g) Não trabalhar
para si, como sendo um único predestinado para esse trabalho;
h) Ter equilíbrio
nas suas colocações;
i) Evitar
confrontos com opiniões divergentes.
6.4 - OBSERVAÇÕES GERAIS
O evangelista, mesmo sendo um bom
conhecedor da Bíblia, pode se utilizar de ESTRATÉGIAS, para ganhar tempo e
chegar ao objetivo da mensagem. Jesus nos dá o exemplo nessa direção (João
4.7-14). As vezes, por falta de objetividade, pode-se falar muito e não
concluir com a decisão.
Pontos básicos
1. Crer em Jesus
como Salvador - At 16.31;
2. Confessar seus
pecados - Rm 10.9-10;
3. Entregar-se
incondicionalmente - Jo 3.16-18.
6.5 – CONCLUSÃO
a) O evangelista
precisa ser organizado e prudente;
b) Catalogar suas
visitas: nome completo, endereço, hora recomendada para visitação;
c) Nunca exagerar
no tempo das visitas;
d) Logo que tenha
convicção da segurança do novo convertido, encaminhar à igreja para continuar
sua assistência;
e) Nunca se colocar como proprietário do novo convertido;
Ter
fé e confiança em deus e seguir em frente, sabendo que outros necessitados
estão a sua espera.
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