O QUE É UM CHAMADO MISSIONÁRIO?

 

CHAMADA MISSIONÁRIA

 

Muitos cristãos lutam com o mistério de um chamado. A ideia de uma “chamada” é possivelmente o aspecto mais confuso da jornada. A noção popular entre os cristãos é supor que haverá algum tipo de experiência de visão celestial. A maioria nunca considerará missões porque nunca

Muitos jovens e adultos procuram saber q ual éo propósito de Deus para suas vidas. "Onde eu vou terminar?" "O que eu deveria fazer?" A maioria está esperando por uma voz clara do céu. Para trazer clareza ao caos, ajuda a entender os três tipos de chamados mencionados nas Escrituras: o misterioso, o comissionado e o bom senso.

O CHAMADO MISTERIOSO

Nosso pensamento mais comum quando se trata de um chamado é que você tem um sonho ou visão misteriosa de Deus. Embora isso possa acontecer, é raro. Esse tipo de chamada encontra suas raízes em uma das viagens de Paulo. Enquanto Paulo estava pregando o evangelho na Turquia moderna, ele teve uma visão:

Durante a noite, Paulo teve uma visão de um homem da Macedônia em pé e implorando: “Venha para a Macedônia e ajude-nos”. Depois que Paulo teve a visão, nos preparamos imediatamente para partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para pregar o evangelho a eles. (Atos 16: 9-10).

Tendo tido a visão, ele corretamente decidiu ir para a Macedônia, onde ele e seus colegas de trabalho finalmente viram alguns dos primeiros conversos registrados na Europa. A visão direcionou o evangelho da Ásia para a Europa.

A CHAMADA COMISSIONADA

O segundo tipo de chamada é a chamada comissionada. É aqui que a liderança da igreja, guiada pelo Espírito Santo, o exorta a ir. Um exemplo disso é dado em Atos:  

Ora, havia na igreja de Antioquia profetas e mestres ... Enquanto eles adoravam ao Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: 'Separa para mim Barnabé e Saulo para a obra para a qual os chamei.' Então, depois de jejuar e orar, eles impuseram as mãos sobre eles e os mandaram embora. (Atos 13: 1-3...)

Paulo e Barnabé foram chamados pelo Espírito Santo por meio dos líderes da igreja para uma tarefa específica. A diferença entre o chamado misterioso e o chamado comissionado é que a visão chega aos líderes, não ao indivíduo. Embora essa ligação pareça incomum, não é tão surpreendente quanto pode parecer. Os líderes da igreja estavam pedindo ao Senhor para falar com eles. Quando eles ouviram de Deus separar Paulo e Barnabé, a liderança concluiu que a igreja deveria comissionar esses crentes para proclamar o evangelho em novas áreas. A chamada comissionada é tão viável quanto a chamada misteriosa.

CHAMADA DE SENSO COMUM

O terceiro tipo de chamada é a chamada de bom senso. Em Atos 15, os apóstolos e anciãos realizaram um conselho muito importante sobre o que significa ser cristão. As conclusões do conselho foram resumidas em uma mensagem e a igreja precisava enviar mensageiros do conselho para compartilhar as notícias com os crentes em outras áreas. Houve uma chamada misteriosa? Não. Uma chamada comissionada? Não. Foi assim que eles decidiram: “ Pareceu-me bem ... escolher homens entre eles e enviá-los a Antioquia” (Atos 15:22). Havia necessidade de um mensageiro e havia pessoas dispostas a ir. Parece que há momentos em que parece bom atender à necessidade. Estamos permitindo que Deus nos conduza por todos os diferentes tipos de chamadas, ou estamos contando com apenas uma?

O QUE HÁ DE ERRADO AQUI?

Inevitavelmente, haverá momentos em que abrimos nossas vidas para a liderança de Deus, mas parece que não estamos ouvindo nada.

Se examinarmos a igreja hoje, a maioria diria que nunca teve um chamado misterioso para missões. O que é ótimo. Se investigarmos mais profundamente, descobriremos o que eles significam é que eles nunca tiveram uma atração dada por Deus a um país específico. Nós como Abraão, devemos dar um passo em obediência para seguir Jesus, independentemente de onde Ele nos leve (Gênesis 12: 3-4).

Embora eu nunca tenha ouvido a voz de Deus ou tenha tido um misterioso tremor de fígado, passei a compreender que as pessoas podem ser chamadas a viver uma vida missionária simplesmente porque entendem o que Deus está fazendo e desejam se juntar a Ele. Eles remam em obediência à missão de Deus.

Hoje, milhões não têm acesso ao evangelho. Não devemos sentir a necessidade de estagnar até ouvirmos uma palavra do Senhor, uma visão ou um “chamado”. Para alguns, pode parecer bom enviar pessoas para onde ninguém está indo.

A LUTA É REAL

Eu lutava com a ideia de ser um missionário. Eu vi os missionários como um grupo seleto que Deus chamou para usar uma tanga. Ao ver o plano de Deus por meio das Escrituras, percebi que os missionários são cristãos normais que amam o Senhor e desejam ver Sua glória se espalhar para todos os grupos de pessoas. As tangas são opcionais. A falta de uma chamada não é razão para ficar à margem. Embora esse possa ser o nosso obstáculo, às vezes há algo mais profundo por trás de nossa inatividade.

Em Êxodo, capítulo 3, Deus envia Moisés para libertar Israel da escravidão de Faraó. A resposta de Moisés? “ Quem sou eu para ir? ”Assim como Moisés, perguntamos:“ Quem sou eu? ” e focar em nossa falta de habilidades ao invés da plenitude de Deus. Deus diz a Moisés: “ Eu estarei com você ” (v. 12). Ele dá a Moisés (e a nós) a garantia: “Não se trata de você. É sobre mim." Em Êxodo 4, Moisés mostra o problema do coração. Ele implora a Deus:

Por favor, envie outra pessoa ” (v. 13). Quando somos honestos com nós mesmos, a questão não está em crer que Deus pode nos usar, mas que Ele vai nos usar. Temos medo das incertezas de uma vida radical. Nas palavras de Paul Fleming, fundador da , “MISSÃO NOVAS TRIBOS. “Aqui estou, Senhor ... envia minha irmã.”

Descobri que as pessoas usam a falta de uma ligação misteriosa como desculpa para não se envolverem. Devemos perceber que Deus usa mais de um tipo de chamada. Que possamos estar abertos para como Deus.

 

Por Josh Cooper

 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO