ORE POVO NÃO ALCANÇADO DO DIA: MOGHAL NO PAQUISTÃO

 




MOGHAL NO PAQUISTÃO

 

PERFIL E HISTÓRIA

 Os Moghals ou Mughals são o principal povo muçulmano da Índia. Eles têm duas divisões principais; o Moghal de descendência persa e indiana. Ambos têm status social relativamente alto como pessoas dos reinos conquistadores muçulmanos. Por causa de sua ampla distribuição na Índia e no Paquistão, eles são muito respeitados. No Nepal, eles podem ser encontrados em quase todos os distritos de Terai. O povo Moghal pertence ao agrupamento de muçulmanos urdu e acredita-se que tenha se originado na Mongólia.


Onde eles estão localizados?

Eles são encontrados principalmente no norte da Índia e Bangladesh, no entanto, há populações menores que residem no Afeganistão e no Nepal. No Afeganistão, eles vivem principalmente em duas aldeias perto de Herat, Kundur e Karez-i-Mulla.


Como é a vida deles?

Na maioria dos lugares eles falam urdu, no entanto, no Afeganistão, eles falam mogholi, uma língua quase extinta. No norte do Afeganistão, muitos agora falam pashto. Muitos no Afeganistão também falam dari. Existem cerca de 200 falantes de mogholi deixados de fora de um grupo étnico de alguns milhares. Eles às vezes são chamados de povo turco.

O povo Moghal tende a se casar dentro de suas próprias tribos e prefere o casamento entre primos cruzados. Eles seguem as mesmas regras de casamento que outros muçulmanos que vivem perto deles. Ambos os filhos e filhas recebem uma herança baseada nas leis do Alcorão. Eles costumavam ser conhecidos como soldados em alguns lugares, mas hoje são principalmente agricultores.

Os Moghals muitas vezes serviram em cargos públicos e governamentais. Eles falam principalmente nepalês com os outros e urdu entre si. As famílias Moghal tendem a se casar apenas dentro de seus próprios clãs de primos e dar suas filhas apenas a um seleto grupo de comunidades muçulmanas. Anéis no dedo, nariz, dedo do pé ou orelha e usar pulseiras fazem parte da identificação das mulheres casadas. Ambos os filhos e filhas recebem herança. Sobrenomes comuns entre essas comunidades são Mirza e Beg. Os Moghals são divididos em seitas xiitas e sunitas.


Quais são as suas crenças?

Fora do Afeganistão, os Moghal são divididos em seitas xiitas e sunitas, mas no Afeganistão eles são principalmente muçulmanos sunitas. Uma porcentagem extremamente pequena deles é evangélica. Não há recursos disponíveis para eles em Mogholi e nenhum grupo conhecido trabalhando entre eles.


Quais são as suas necessidades?

Os mogóis são conhecidos por serem receptivos a uma variedade de programas de desenvolvimento e têm uma atitude positiva em relação à educação. É possível que eles sejam bons gerentes dos projetos de desenvolvimento apresentados. Suas famílias em partes da Índia estão abertas ao uso de remédios modernos e responderam a programas de bem-estar familiar.

 

OBSTÁCULOS AO MINISTÉRIO: 

O orgulho de alguém por sua linhagem é com frequência o motivo porque algumas pessoas acham que não precisam de um salvador. Com seu alto status e sua religião islâmica, os mogols continuarão a acreditar que são auto-suficientes e que não precisam de um salvador, até que Deus intervenha.

IDÉIAS AO MINISTÉRIO: 

Paquistão é um país fechado e os mogols são um povo fechado também. É preciso que existam grupos que irão orar até que algo aconteça com os mogols e com o Paquistão.

ORE PELOS SEGUIDORES DE CRISTO: 

Até onde sabemos, não há nenhum mogol que siga Cristo. Por tanto ore por um mover espiritual.

ORE POR TODO GRUPO DE PESSOAS: 

* Ore para que o Senhor abençoe o povo mogol economicamente e espiritualmente, para que eles possam ver que o Senhor é bom!

* Ore por uma fome espiritual entre o povo mogol que os leve a abraçar Jesus Cristo.

* Ore para que o Senhor abra uma porta para que os mogols ouçam o Evangelho, e obedeçam sendo discipulados e discipulando a outros.

FOCO ESCRITURA: 

"Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente." Daniel 12:3

RELIGIÃO

Enviar atualização

Religião primária:

islamismo

 

Religião Principal 

Por cento *

Budismo

0,00%

Cristianismo   (Evangélico 0,00%)

0,00%

Religiões étnicas

0,00%

Hinduísmo

0,00%

islamismo

100,00%

Não religioso

0,00%

Outro / pequeno

0,00%

Desconhecido

0,00%

 

Grupo Étnico:

Moghal

País:

Paquistão

Janela 10/40:

Sim

População Nacional:

1,306,000

População Mundial:

3,097,000

Idioma:

Urdu

Religião Principal:

Islã

Bíblia:

Completa

Áudio NT - Internet:

Sim

Flime Jesus:

Sim

Áudio gravação:

Sim

Cristãos:

Poucos, menos de 2%

Situação:

Não-Alcançados

Escala de Progresso:

gauge-1.gif

 

aís 

População

Indígena


 Língua Primária

% De
seguidores

 cristãos

%
Evangélico

Trabalhadores
necessários *

Afeganistão

2.300

Dari

islamismo

0,00%

Completo

 

Bangladesh

41.000

bengali

islamismo

0,00%

Completo

 

Índia

1.745.000

urdu

islamismo

0,00%

Completo

 

Nepal

2.000

urdu

islamismo

0,00%

Completo

 

Paquistão

1.306.000

urdu

islamismo

0,00%

Completo

 

Sri Lanka

1.100

urdu

islamismo

0,00%

Completo

 

Totais: 6

3.097.400

 

0,00%

0,00%

65

 

 

 

Outros países relatados: 1

* Uma estimativa do número de trabalhadores pioneiros necessários para a implantação inicial de igrejas entre grupos de pessoas não alcançadas por país. As estimativas são calculadas apenas para grupos de pessoas não alcançadas e são baseadas na proporção de 1 trabalhador para cada 50.000 indivíduos que vivem em um grupo de pessoas não alcançadas por país. Alguns trabalhadores podem já estar no local. Muitos mais trabalhadores são necessários além desta estimativa inicial.



 Baixar dados

 

 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO