IGREJA DE ANTIOQUIA - UM EXEMPLO A SER SEGUIDO
A
IGREJA MISSIONÁRIA
AT
13.1-3
INTRODUÇÃO:
1.
Creio que a Igreja de Antioquia, desempenhou uma função tão importante quanto à
Igreja de Jerusalém, no início do cristianismo.
2.
O cristianismo chegou até Antioquia, através de alguns irmãos que fugiram de Jerusalém,
com a perseguição movida nos dias de Estevão, At 11.19, "E os que
foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam
até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão
somente aos judeus".
3.
Embora estes irmãos inicialmente não pregassem aos gentios, alguns de Chipre e
de Sirene, indo até Antioquia, anunciaram também aos gregos, At 11.19-20, "19
E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão
caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a
palavra, senão somente aos judeus. 20 E havia entre eles alguns homens
cíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos,
anunciando o Senhor Jesus".
4.
Tal resolução, foi abençoada pelo Senhor, At 19.21, "E a mão do
Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor". Pois
a salvação dos gentios estava no plano de Deus.
5.
Quando chegou a notícia a Jerusalém, que muitos ali tinham aceitado a Palavra,
a Igreja enviou para lá Barnabé, que começou a trabalhar na edificação e no
crescimento daqueles irmãos, At 19.22.23, "22 E chegou a
fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram
Barnabé a Antioquia. 23 O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se
alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de
coração".
6.
Barnabé tinha condições de exercer um ministério abençoado, At 19.24, "Porque
era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao
Senhor". Contudo, notando este irmão, a carência da Igreja, foi para Tarso
à procura de Saulo para que este o ajudasse no desenvolvimento do trabalho, At
19.25-26, "25 E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e,
achando-o, o conduziu para Antioquia. 26 E sucedeu que todo um ano se
reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os
discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos".
7.
Estes dois homens de Deus, tinham o caráter missionário, e movidos pelo
Espírito Santo, levaram aquela Igreja a um despertamento missionário impar e
que contribuiu grandemente para o desenvolvimento do cristianismo. "Vejamos
alguns pontos sobre a Igreja Missionária":
I
- É UMA IGREJA QUE TEM ESTRUTURA
Vs.
1, "E na
igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber:
Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com
Herodes o tetrarca, e Saulo".
1.
Quando a Igreja ama missões, Deus começa a formar nela uma estrutura de
liderança, para que possa contribuir para o trabalho missionário, sem perigo
interno.
2.
Inicialmente, a Igreja contava com apenas dois líderes, Barnabé e Saulo, mas
outros foram levantados pelo Senhor:
a.
"Os profetas e doutores".
b.
Simeão, que tinha por sobrenome "Niger". Talvez este Simeão, tivesse
sido o mesmo que teria ajudado Cristo a carregar sua cruz, Mc 15.21,
"E constrangeram um certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que
por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz". Embora alguns
acham que se fosse o mesmo, Lucas teria citado o fato. Contudo, seu sobrenome, "Niger",
parece indicar que era da África, de onde também era, aquele que ajudou Cristo
a carregar a cruz.
c.
Lúcio de Cirene. Alguns interpretes, o indentificavam com o Lúcio de Rm
16.21, "Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, Jasom e
Sosípatro, meus parentes". Se este Lúcio é o mesmo da Igreja de Antioquia,
e se ele de fato era parente de Paulo, é provável que seja ele que tenha
lembrado de Saulo, para que Barnabé o buscasse, At 11.25, "Porque
não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós
mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude
dos gentios haja entrado".
d.
Manaem, Colaço de Herodes. Foi criado com Herodes, o tetrarca, também conhecido
como Herodes Antipas, o que assassinou João Batista. Que melhor destino teve
este homem, comparado ao de seu irmão de criação. Josefo citou em seus escritos
um homem de nome Manaem, que era essênio e amigo de Herodes, o grande. É
provável que este homem teria sido parente de Manem.
3.
Com esta estrutura, a Igreja poderia dispor de dois homens para o trabalho que
surgira em frente.
II
- É UMA IGREJA QUE MANTÉM UMA COMUNHÃO VIVA COM O SENHOR
1.
"Servindo eles ao Senhor". A palavra "servindo",
poderia ser traduzida por "ministrando", "adorando".
Servir ao Senhor, é estar na presença de Deus disposto a ouvi-lo e obedecê-lo.
Paulo recomenda aos Romanos que fossem fervorosos no Espírito, servindo ao
Senhor, Rm 12.11, "Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos
no espírito, servindo ao Senhor". Esta era uma característica da Igreja de
Tessalônica, 1 Ts 1.9, "E vós fostes feitos nossos imitadores, e do
Senhor, recebendo a palavra em muita
tribulação,
com gozo do Espírito Santo". Antes, serviam aos ídolos, agora serviam ao
Senhor.
2.
"Jejuando e orando". Notamos que esta Igreja era também uma
Igreja de Oração e jejum. A oração e o jejum, são partes fundamentais na vida
da Igreja que deseja manter uma comunhão com o Senhor. Vejamos esta prática em At
14.23, "E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em
cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam
crido". Aqui Paulo e seus companheiros estavam elegendo presbíteros em
cada Igreja formada e era necessário proclamar um jejum. A própria vida de
Paulo era pautada por jejuns e oração:
a.
2 Co 6.5, "Nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos,
nas vigílias, nos jejuns".
b.
2 Co 11.27, "Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em
fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez".
3.
Uma Igreja que tem visão missionária, é uma Igreja que jejua e ora.
III
- É UMA IGREJA QUE ATENDE A VOZ DO ESPÍRITO SANTO
1.
"...disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo, para a obra
que os tenho chamado".
2.
É bom notarmos que a chamada missionária começa primeiro, no coração do
missionário - "os tenho chamado", Gl 1.15-17, "15
Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me
chamou pela sua graça, 16 Revelar seu Filho em mim, para que o
pregasse
entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue, 17 Nem tornei a
Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a
Arábia, e voltei outra vez a Damasco".
3.
A chamada do missionário, deve ser pelo Espírito Santo. A Igreja deve endossar
a chamada, atendendo também a voz do Espírito - "separai-me".
4.
A Igreja em oração, cumpriu a ordem do Espírito Santo, Vs. 3, "Então,
jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram". Embora não
tenha contribuído financeiramente, Fp 4.15, "E bem sabeis também, ó
filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma
igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós
somente". Os recursos são providos pelo Senhor da obra. No Vs. 4, temos
a continuação do trabalho que o Espírito vinha realizando: "E assim estes,
enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para
Chipre".
CONCLUSÃO:
1.
A Igreja missionária, é aquela que cresce em estrutura, mantém comunhão com
Deus e obedece à voz do Espírito Santo.
2.
Deus é o grande missionário, que pelo seu Espírito move a Igreja para esta
obra, no sentido de que nós oremos, contribuamos e enviemos os missionários
chamados.
3. A obra de missões, visa a salvação do pecador. Você é pecador. Deus enviou Jesus, o grande missionário, que morreu por você, para que você, fosse salvo, Jo 1.14, "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade".
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