DEUS CHAMA E CAPACITA SEUS MISSIONÁRIOS


MISSÕES PARA O MUNDO

Jeremias 1: 1-19



Sempre que uma nação, uma cidade, um povo ou mesmo o mundo, vive uma grande desvalorização moral da vida, Deus levanta um homem.  Na história da Bíblia sempre foi assim. Sempre que o povo se distanciou de Deus, sempre que houve falência da religiosidade, falência da moral, sempre que houve caus, miséria, escravidão. Deus sempre levantou um profeta para falar à nação.
 

E eu creio que estamos vivendo dias nos quais precisamos parar e pensar. Há muito anos atrás o mundo viveu uma época em que Deus comandava o universo através da igreja, a igreja dizia o que devia ser feito e como se devia viver. Mas como a igreja não foi capaz de resolver a situação daquela época o povo resolveu inverter a situação. 

Naquela ocasião os seres humanos disseram: nós seres humanos somos e seremos capazes de resolver todos os problemas da humanidade. Então fora Deus, fora igreja, desvalorizemos a igreja, desvalorizemos o Deus apresentado pela igreja. 

Naquele tempo o homem assumiu o comando e então apareceram os ísmos, humanismo, comunismo, socialismo, ateísmo, liberalismo e etc. E eles diziam: "Nós seremos capazes de resolver os problemas da humanidade". 

Este período durou até o final dos anos 90. Assim descobrimos no final do século 20, que também não fomos capazes de resolver nossos problemas. 

Entramos no século 21, a época do relativismo, em que tudo é relativo, tudo agora está relativizado, não temos agora Deus no centro, não temos mais o homem no centro, então o que aconteceu com a humanidade, ela foi um, dois, três, cinco passos para trás, e passou a viver no mundo da bruxaria. 

Vivemos hoje no mundo da bruxaria, nunca vivemos no meio de tanta bruxaria como nos dias atuais. Nunca as lojas dos shopping centers tiveram tantas bruxinhas para vender como agora, tantos duendes, tantos búzios, pedrinhas coloridas, números da sorte, perfuminhos, cheirinhos, incensos, plantinhas, pirâmides, saquinhos de cereais que prometem trazer prosperidade para você, nunca o mundo viveu uma época de bruxaria tão intensa. 

Esta época do relativismo, também é chamada de pós modernismo. É a época que tudo mundo diz assim para você. Você sabe o que é certo? O que é certo é quilo que é bom para você, se te faz bem é certo para você se não faz bem não é certo. 

As pessoas decidem o que é certo e errado na base do me faz bem ou me faz mal. E o que faz bem pra mim necessariamente não tem que fazer bem pra você então a sua verdade é verdade para você, cada um na sua, é bom pra você então é certo. Há é bom pra mim pegar o seu dinheiro, então é certo. Nós estamos vivendo nesse mundo de caus e  problemas; E é nesse mundo que Deus tem nos chamado e colocado. 

Eu creio que nesse mundo onde não há mais parâmetros de certo ou errado, onde os valores caíram por terra ou foram invertidos, nesse mundo complicado e defeituoso, Deus quer levantar profetas para anunciar o seu Evangelho que pode mudar, transformar o homem libertando e levando-o para o Céu. 

Nesse trecho da bíblia, que acabamos de ler eu vejo Deus fazendo isso, exatamente no ambiente de caus nacional, no meio do povo de Israel.  

Os israelitas foram levados escravos por Nabucudonosor e Jeremias estava no meio deles. Eu creio de todo meu coração que esse trecho da Bíblia pode nos ensinar coisas preciosas. 

O povo está vivendo no cativeiro, Jeremias está lá. O povo está afastado de Deus, os valores caíram por terra, a imoralidade impera, a carestia violenta, pessoas escravizando outras pessoas, o povo vivendo sem nenhum parâmetro de certo e errado. O povo adorando diferentes e milhares de deuses na sua época. 

No meio desse caus religioso, caus moral, caus social, Deus pune o povo agora levando como escravo para a Babilônia. Mas nesse contexto de miséria, de falência da moral, da santidade, dos valores e da justiça, Deus levanta Jeremias. 

Eu gostaria de mostrar cinco coisas que Deus faz na vida de Jeremias.

1. A Primeira coisa que Deus faz: DEUS O CONSAGRA. (V. 5)  

Deus consagrou Jeremias, antes dele nascer. Não eu não consigo ver Deus sentado no trono  espantado porque não viu a mãe de Jeremias engravidar. Mas eu vejo um Deus que antes de Jeremias ser concebido, Deus já o havia consagrado. 

Eu quero te dizer uma coisa: Não rejeita o teu berço, não rejeita a tua historia, não rejeita o ambiente do teu nascimento. Deus decidiu isso naquele dia, com seus pais, desta maneira, por que antes de você ser concebido, Deus te consagrou. 

Jeremias foi consagrado antes de ser eleito. Deus falou, eu vou votar nesse, Eu vou escolher esse, esse foi eleito antes. Ele não era um susto biológico de um impulso impensado de um pai que não perguntou a esposa se ela tinha tomado remédio para não engravidar. Não, não, não. Jeremias foi consagrado, foi eleito por Deus antes de ser concebido.

Jeremias foi santificado. Interessante santificado quer dizer não só moralmente correto, isso tem haver com santificação também, mas santificado especialmente quer dizer: separado para uso exclusivo dele. 

Quando Deus fala, Eu te santifiquei, te separei, Deus está dizendo, eu te separei para uso exclusivo, com um objetivo determinado. Entre outras palavras: Deus vai fazer com que Jeremias entenda que ele nasceu só para uma coisa. 

E Deus hoje está falando com você. Deus mesmo vai se encarregar de convencer você de qual é a única coisa, para qual você nasceu. 

Você nasceu para que? Para que você existe? Qual o propósito da tua vida? Deus fez isso com Jeremias, e fará isso com você.

Acontece que alguns vasos do Senhor ficam prontos mais rápidos, outros levam muito tempo para ficar prontos, mas todos vão ficar prontos na hora certa, no momento exato de Deus, na hora certinha você começa a ser vaso usado pelo Senhor. 

2. A Segunda coisa que Deus fez: DEUS O COMISSIONOU V.5.

Uma comissão, um serviço, um direcionamento. Deus disse para o Jeremias: Você será profeta entre as nações. A comissão de Jeremias era universal, não era só a Israel, não era só a Jerusalém, mas eram as nações da terra. 

Qual é a comissão que Deus tem te dado? Qual é a sua comissão? Deus me chamou para ser um promotor de missões nas igrejas. Deus me chamou para ser professor; para ser um bom professor, o melhor professor que eu pudesse ser. Um bom professor e dedicar todo o meu trabalho a Jesus, orando pela obra missionaria e no dia em que Deus quiser me mudar de pais através da minha profissão,  para através desse dom, ser missionário Ele é soberano para decidir. 

PRA QUE DEUS TE CHAMOU?

Qual é a comissão que Deus tem te dado. Por que Deus chama pessoas e dá pra elas uma comissão, uma tarefa, um exercício. 

Interessante que Deus vai falar pra Jeremias até o que ele vai dizer. (V 7); Por que ele fala isso? Por que ele diz para Deus esta expressão "SOU MUITO JOVEM?” 

Na verdade em hebraico ele está dizendo: "eu nem tenho barba na cara." Então eu acho que ele tinha o que? 22 anos? Oh, pastor ai já nasceu barba! Então o que 18 anos? Oh! Já tem também. Então não sei aparentemente ele tinha uns 16, 17 anos. Deus comissionou o Jeremias. 

3. A terceira coisa que Deus fez:  DEUS O CAPACITOU.

Interessante que DEUS CONSAGRA, COMISSIONA E DEUS CAPACITA. Olhe os versos 6-9 - Deus capacita Jeremias. 

Primeiro dizendo você é jovem? Não tem experiência? Não sabe falar? Eu coloco a minha palavra na tua boca e quando você abrir a tua boca não saíra palavra tua, mais sairá palavra minha.  

E tem uma coisa: eu também te direciono. Vai e fala que eu mandei, vai e cumpre, outra coisa: Não tema, não tema, vai e prega a palavra, não tenha medo deles. 

Interessante DEUS DÁ CAPACIDADES. Alguém disse que Deus não chama os capacitados, Mas Deus capacita os chamados. Deus dá capacidade para você. Deus o capacitará. O medo que agente tem quando Deus chama é:  MAS EU SENHOR! 

Certa vez ouvi alguém muito importante, perguntar por eu Senhor? Por que eu? 

Eu me vi igual aquela mula de Balaão. Por que uma mula igual a mim? Ai Deus disse: Sim. Eu uso uma mula... Eu disse, amem. 

A historia da Bíblia é cheia de mulas e jegues não é? Tem a mula de Balaão ou jeguezinho se você quiser traduzir assim. Tem o jeguezinho de Jesus e tem o jeguezinho de Paulo não e? O 1º jeguezinho ajuda o profeta a não fazer o que é errado, o 2º jeguezinho leva Jesus, e o 3º jeguezinho ajuda o Paulo a ganhar comissão.  Que tipo de jeguezinho você quer ser? 

Seja um jeguezinho de Jesus e ajude os profetas de Deus a não pecarem, a anunciarem o evangelho ou então, ajude o povo a virar missionário. Seja um excelente jeguezinho de Jesus. 

Quando a bíblia diz: "eu vou colocar as minhas palavras na tua boca. O que Deus esta dizendo pra Jeremias é:

Jeremias eu vou dar uma capacidade pra você que não é, necessariamente a pessoa mais inteligente da sua igreja ou do seu tempo; Vou preparar você para ser tão forte fisicamente que você será capaz de agüentar a perseguição. 

O que eu quero dizer é que eu vou colocar as minhas palavras na tua boca, isso significa que antes eu vou encher teu coração delas. Porque a boca fala do que o coração está cheio. Significa que eu Deus quero ser seu intimo, intimo teu. 

A minha capacidade Jeremias não está em coisas externas na sua vida, mas a minha capacitação na sua vida, está no fato de eu ser um Deus tão intimo teu que você vai falar de mim, como se Eu mesmo estivesse falando pela tua boca. 

A minha intimidade contigo será tanta que quando você abrir a boca ninguém te ouvirá, mas ouvirá a mim, porque Eu vou capacitar você. Não tenha medo, Deus te chamou, te consagrou, te deu tarefa, Deus vai te dar a capacidade necessária para desempenhá-la.

A 4ª  e última coisa que Deus fez: Jeremias foi conscientizado da sua tarefa, da sua missão, olhe os versos 10-17. Nos temos a conscientização, a missão dele não era uma missão fácil. 

Era uma missão que 1º tinha que arrancar, arrancar a corrupção, arrancar o mal, arrancar o erro, arrancar o abandono, a indiferença de Deus, arrancar a idolatria, arrancar, arrancar, despedaçar, arruinar, destruir. Não era uma tarefa fácil. 

Deus disse: Jeremias, eu não estou dizendo que vai ser moleza. Por isso eu te consagrei Jeremias, por isso eu te comissionei Jeremias, eu estou capacitando você por que não vai ser fácil. Não pensa que vai ser aquela coisa romântica, eu vou lá e falo de Jesus e tudo bem. 

Talvez antes tenha que gastar muita lagrima, muito joelho, muita oração, muito jejum, muito sofrimento, muita perseguição e quem sabe a semente não vai precisar ser enterrada para dar fruto depois. Não vai ser fácil, mas o seu ministério não vai ser só de arrancar. O seu ministério não vai ser só de destruir. Seu ministério vai ser de edificar, de plantar, de dá opções novas, novos caminhos.

Mais uma coisinha que Deus fez com Jeremias. Eu creio que fará com você. DEUS CONSOLOU JEREMIAS. 

Alias Jeremias é chamado de profeta chorão. Por que? Porque ele se parece muito com você e comigo lógico. Deus então já começa consolando Jeremias, porque quando Deus viu no que ia dar aquele que Ele estava preparando, ele pensou assim: 

“Um.... Esse vou ter que consolar a vida inteira. Então Deus começa consolando: Jeremias, meu amigo. O Jeremias. Olha os versos 18 e 19 que interessante!

Eu acho que da arrepios no nosso coração quando nos pensamos em ser missionário no mundo cheio de manifestações diabólicas.

Eu ouvi de uma missionária que sempre recebia a visita de uma simpatizante do evangelho. E essa senhora sempre levava alguma coisa pra nossa missionaria. Dessa vez a senhora levou um manjar bonito e muito gostoso. 

A missionaria pegou e comeu a metade da travessa. Depois perguntou como está a senhora? Como a senhora está? E nada da mulher falar. A missionária perguntou por três vezes e nada. Então a mulher levantou o rosto e quase chorando disse: eu quero conhecer esse teu Deus, por que eu fiz um trabalho nesse manjar e era para você sentir na hora e nada aconteceu com você. 

QUE DEUS E ESSE?! ALELUIA.

Mas sabe, eu não estou contando essa história para você ver como Deus  protege nossos missionários, não. Eu estou contando essa história para você; para que você saiba o quanto Deus te protegerá. Deus fez isso com Jeremias, vai fazer com você. 

Nesse mundo em que estamos vivendo, Deus precisa levantar profetas. Nesse Brasil que estamos vivendo, Deus precisa levantar profetas. Nesta cidade em que estamos vivendo, Deus precisa e levantará profetas. Eu acredito que muitos estão lendo esta mensagem estão prontos para a tarefa.

Vamos orar.

Senhor Jesus, o Senhor consagrou Jeremias, o Senhor comissionou Jeremias, o Senhor capacitou Jeremias, o Senhor o deixou claro de suas tarefas, e o Senhor consolou Jeremias. 

Senhor Deus eu quero pedir por esses profetas que estão lendo esta mensagem. Profetas que o Senhor desde o ventre das mães deles tem os conhecido. O Senhor viu o ambiente em que eles foram produzidos, fabricados, concebido. O Senhor viu o pai, o Senhor viu a mãe, o Senhor viu a historia de vida, como foi a circunstancia, o momento. 

O Senhor deu experiências para eles, na vida deles, durante a vida deles. O Senhor tem trabalhado esses vasos ao longo da vida de cada um deles. Alguns, quase prontos. Outros vão demorar mais. Mas muitos estão prontinhos para serem usados, então esses que o Senhor consagrou no ventre e que hoje estão  prontos, capacita-os com o poder do alto, da o poder do Espírito Santo. Da o poder do Espirito Santo, da o poder do Espirito Santo, vem Espirito de Deus, vem toma as nossas vida, toma essas vidas, enche, enche, enche, transborda, transborda. 

Espirito Santo que está entrando nesses corações, torna-se hoje  o Senhor deles. Deus da pra isso um gostoso vicio por ler e estudar a tua palavra. Pra que essa palavra guardada no coração seja, lembrada na hora certa. Por que a palavra que vai produzir transformação, conversão, mudança, é a palavra que sai da tua boca. Por quanto a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra Palavra. 

Oh Deus! Jesus Cristo disse que nos erramos porque não conhecemos nem a palavra de Deus e nem o poder de Deus. Deus mas também conscientiza de qual e a tarefa. 

Não deixa ninguém ir romanticamente ao campo missionário, mas consciente. Não deixa ninguém ir só por impulso, por emoção ou por causa da necessidade do campo, mas que cada um vá consciente do que tem que fazer, onde fazer, como fazer e quanto vai custar o fazer isso. 

Conscientiza. Mas Deus eu também te peço, consola, consola os nossos corações agora, pelas manifestações da sua presença. 

Oh Deus! quando o inimigo se levantar, levante-se o Senhor. Oh Deus! Quando a onde vem contra nos, sopra contra elas. Oh Jesus! Te mostra vivo, presente, ativo, no nosso meio, do nosso lado, na nossa frente, por trás, por baixo, por cima e por dentro de nos. Se mostra vivo, nos precisamos de ver de vez enquanto o Senhor. Se mostra vivo pra gente ficar animado. 

Não deixa nunca pensarmos que estamos sozinhos e solitários. Ao contrario, faz sempre a gente lembrar e se for possível ate sentir e ver a sua presença conosco. 

Nos consola todo dia com a sua presença, com as verdades das suas promessas que diz pra gente que eles vão lutar contra nós, mas eles não vão ganhar de nós. Mas porque o Senhor estará conosco e o Senhor lutara no nosso lugar. 

No nome de Jesus. Amém.





 

 


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO