CHOQUE CULTURAL REVERSO

 


 MITO OU REALIDADE?

 

Também conhecido como “síndrome do retorno”, o choque cultural reverso é uma situação bem comum entre as pessoas que moram no exterior por um certo período de tempo e depois regressam ao seus países de origem. Quem passa por isso sabe o quanto pode ser difícil ter que lidar com essa situação, mas como é que sabemos se estamos ou não nos sentindo dessa maneira? Será que isso é permanente? Vou explicar um pouquinho mais sobre choque cultural reverso.

O QUE É CHOQUE CULTURAL?

É aquela ansiedade, sentimento de surpresa, desorientação, incertezas, confusão mental, etc., que surgem quando a pessoa convive em uma cultura ou ambiente social diferente do que o de costume. Isso é mais comum entre pessoas que vão para países onde a cultura é muito diferente do que elas estão acostumadas. Agora o choque cultural reverso é quando regressamos para o país de origem, e muita gente nem imagina que isso seja possível, mas é!

SENTIMENTOS DO CHOQUE CULTURAL REVERSO

  • Sensação de não pertencer ao lugar
  • Visão negativa do país natal
  • Sentimento de insegurança
  • Pensar o tempo todo no país onde você estava
  • Sentimento de solidão
  • Vontade grande de ir embora do país de novo

 

Existem milhares de benefícios em estudar no exterior e quando temos a oportunidade de regressar ao nosso país, seja para visitar nossa família e amigos ou para simplesmente voltar ao país de origem de vez, sentimos que as coisas do lado de lá já não são mais as mesmas. Tudo parece tão diferente do que você estava acostumado, seus pais não te entendem, seus amigos já não são mais os mesmos. Surge aquela sensação de mesmice. E isso é normal porque VOCÊ mudou! Sua experiência no exterior certamente fez você mudar. As experiências e vivências novas no exterior nos fazem “crescer”  como pessoas de certa maneira, nos fazem pensar e agir de maneiras diferentes, e é por isso que quando voltamos para casa sentimos que as coisas não são como antes.

 

Choque cultural reverso não é necessariamente uma coisa ruim que está acontecendo na sua vida, é só uma fase passageira, e você pode aprender muito com esse sentimento. Aproveite para conversar com sua família e amigos sobre o que você está passando, pode ser que eles não entendam completamente o que você está passando, mas com certeza eles irão te ajudar!

Depois daquela tão sonhada temporada em terras estrangeiras, dos incríveis dias vividos durante o seu intercâmbio, você volta pra casa e parece que alguma coisa está fora de ordem, está faltando uma peça no quebra-cabeça. Você se sente perdido, parece que seus pais não te entendem mais?  Seus amigos não são mais os mesmos de antes? Calma, você está sendo vítima de um mal que acomete muitos aventureiros por aí, mais conhecido como choque cultural reverso.

Choque cultural reverso? Isso mesmo! Tem gente que acredita piamente não passar de uma mera frescura ou capricho, mas se você já viveu uma temporada longe da sua terra natal e voltou pra casa com uma sensação de ser um verdadeiro estranho no ninho, sabe na pele o que significa choque cultural reverso.

Antes de continuar o assunto, vamos entender primeiro o que de fato é um choque cultural. A definição explica choque cultural como à ansiedade e os sentimentos de surpresa, desorientação, incerteza, confusão mental, dentre outros, que afloram quando as pessoas têm de conviver dentro de uma diferente e desconhecida cultura ou ambiente social.

Teoricamente ao voltar para a casa, à sensação de aconchego, segurança e o equilíbrio deveriam ser restabelecidos, no entanto, o choque cultural reverso acontece quando você retorna e parece não mais se encaixar ao seu lugar de origem.

Os primeiros sinais aparecem quando você é surpreendido por crises freqüentes e agudas de saudades, subitamente você é tomado por uma vontade quase incontrolável de arrumar as malas e fazer o caminho reverso. Não raro, você começa a falar tanto da vida que tinha lá fora que acaba assumindo o papel de chato da turma.

A realidade é que seus pais não mudaram tanto assim, seus amigos não mudaram tanto assim. Tudo continua na sua mais perfeita ordem, a mudança aconteceu em você! Você viu e experimentou tanta coisa diferente que precisa de um tempo para se readaptar à sua antiga rotina.

 

Keep calm meu amigo! Choque cultural reverso passa logo, pra alguns leva um tempo maior, mas passa! Pouco a pouco você vai redescobrindo os prazeres de voltar pra casa e estar junto das pessoas que ama. No entanto, uma coisa é certa, você nunca mais será a mesma pessoa! Diante dos seus olhos o mundo será sempre mais atraente e você terá vontade de cair na estrada muitas e muitas vezes pra descobrir o que há além da próxima esquina!

 

Por: Daniella Barbosa e outros

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

7 MOTIVOS PARA FAZERMOS MISSÕES

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

CHOQUES CULTURAIS