BASES BÍBLICAS DE MISSÕES

 

 

missões no  ANTIGO TESTAMENTO

O restante do Antigo Testamento está repleto do plano de Deus para que Israel seja uma luz para as nações. À medida que entendemos o contexto maior, começamos a ver as histórias da Bíblia através de novas lentes de missões. Aqui estão apenas alguns exemplos: Os 10 Mandamentos foram dados por Deus a Moisés e ao povo com um propósito missionário. Eles são ordenados a obedecer aos comandos de Deuteronômio 4: 5-6 e

“Observe-os cuidadosamente, pois isso mostrará sua sabedoria e compreensão às nações”.

A reputação de Deus se espalhou após a abertura do Mar Vermelho, quando outras nações e pessoas ouviram sobre as obras de Deus. Em Josué 2: 9-10, Raabe exclamou:

“Eu [Raabe] sei que o Senhor te deu esta terra e que um grande temor de ti caiu sobre nós ... ouvimos como o Senhor secou a água do Mar Vermelho para você quando saiu do Egito ... ”

Também vemos em 1 Reis 4:34 Deus deu a Salomão grande sabedoria, mas com um propósito maior:

“Homens de todas as nações vieram ouvir a sabedoria de Salomão, enviada por todos os reis do mundo, que tinham ouvido falar de sua sabedoria.”

Mesmo no exílio, o povo de Deus teve a oportunidade de ser uma luz para as nações, como Sadraque, Mesaque e Abednego na fornalha ardente, onde lemos em Daniel 3:29 sobre o impacto de Deus sobre o rei:

“Portanto, eu [Nabucodonosor] decreto que o povo de qualquer nação ou língua que disser algo contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego seja cortado em pedaços ... pois nenhum outro Deus pode salvar desta forma.”

O rei se tornou um mensageiro do poder de Deus para as nações e o rei Dario fez a mesma coisa depois que Daniel foi libertado da cova dos leões em Daniel 6:26 dizendo:

“Eu [Darius] emito um decreto que em todas as partes do meu reino as pessoas devem temer e reverenciar o Deus de Daniel ...”

missões nO NOVO TESTAMENTO

À medida que fazemos a transição para o Novo Testamento, vemos que o contexto da história de Deus permanece o mesmo. Agora, Cristo, Deus em carne, entra em cena e o que vemos no padrão de Sua vida e ministério? Nada diferente. Seja tomando um caminho mais longo para alcançar uma mulher samaritana (João 4: 1-42) ou curando vários gentios para ensinar Seus seguidores (Marcos 5: 1-20, 7: 24-30), Cristo no Novo Testamento manteve a padrão estabelecido no Antigo Testamento.

O propósito de Deus em reunir adoradores de todas as nações nos ajuda a entender os ensinamentos e ações de Jesus, como limpar o templo quando “chegar a Jerusalém, Jesus entrou na área do templo designada para os gentios adorarem e encontrou pessoas comprando e vendendo ali. Ele os expulsou, dizendo: 'Não está escrito; “Minha casa será chamada casa de oração para todas as nações?” 'Marcos 11: 15-17. Basicamente, eles estavam excluindo os próprios gentios que Deus desejava reunir e incluir na adoração.

Como Jesus ensina sobre o sinal de Seu retorno em Mateus 24:14: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”, podemos ver algo sobre o A linha do tempo do propósito de Deus na história dependerá do cumprimento de Sua promessa abraâmica de abençoar todas as nações.

O ministério de Jesus parecia ser governado por um princípio de tornar o reino de Deus conhecido para as áreas que ainda não tinham ouvido. Em Lucas 4: 42-43, Jesus dá isso como o motivo para deixar uma cidade onde ainda havia necessidades;

“... eles tentaram impedi-lo de deixá-los, mas Ele disse: 'Devo pregar as boas novas do reino de Deus também às outras cidades, porque foi para isso que fui enviado.'”

Jesus dá um mandato claro aos seus seguidores em cada relato do evangelho que Marcos 16:15 registra como

“Vá por todo o mundo e pregue as boas novas a toda a criação.”

O livro de Atos é um testemunho do relato do evangelho se espalhando até os confins da terra. Começa com Jesus repetindo o que Ele ensinou aos discípulos nos últimos três anos. Lucas registra em Atos 1: 8,

“Mas você receberá poder quando o Espírito Santo vier sobre você; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra ”.

Isso é exatamente o que acontece no esboço do livro, deixando com os “confins da terra” ainda a serem cumpridos. O resto do livro de Atos e as Epístolas dá uma descrição detalhada de Paulo e do resto do grupo missionário lutando para levantar igrejas em todo o mundo. Paulo carrega o mesmo princípio governante que Jesus tinha ao enfatizar a necessidade de alcançar os não alcançados. Paulo nos dá sua ambição para o seu ministério em Romanos 15:20 dizendo:

“Tive a ambição de pregar o evangelho onde Cristo ainda não é conhecido, para não construir sobre o fundamento de outro homem.”

CONCLUSÃO

A introdução: Gênesis 1-11, o enredo: Gênesis 12 a Judas. Então, qual é a conclusão? Em Apocalipse 7: 9, João registra uma cena que tem grande significado à luz da promessa de Deus a Abraão, o tema do Antigo e Novo Testamentos, os Mandamentos de Jesus, bem como a narrativa inacabada de Atos dizendo: “Depois disso olhei e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé diante do trono e diante do Cordeiro ... ”

É importante conectar o que está acontecendo em Apocalipse com o que Deus começou em Gênesis 12 na vida de Abraão. Deus fará isso. Haverá um representante de cada nação, tribo, povo e idioma, reverenciando e adorando a Seus pés. O céu é multicultural.

Deus é um Deus missionário e, de uma capa à outra, Ele está nos mostrando Sua missão. Esta missão é o contexto da história da Bíblia e a narrativa abrangente conduz tudo o que Deus faz. Somente quando conhecemos o contexto de Sua história, podemos compreender nosso propósito na vida. Deus deseja incluir você ao terminar os capítulos finais. Deus tem uma missão - todas as nações e um método - todos os crentes. Você vai se juntar a Ele para trazer um representante de cada grupo de pessoas ao Seu trono? Isso vai acontecer, a única questão é: você fará parte?

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO